Críticas AdoroCinema do filme As Aventuras de Tadeo
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema As Aventuras de Tadeo

Aventura arqueológica
De Lucas Salgado

As Aventuras de Tadeo em 3D talvez seja a animação espanhola mais americana que existe. E isso não se deve apenas a qualidade do desenho, mas também pelo espírito aventureiro, as cenas de ação e também pela visão que tem dos países latino-americanos.

Foto - FILM - Aventuras de Tadeo Jones : 207033Indicado a cinco prêmios no Goya, incluindo Melhor Animação e Melhor Roteiro Adaptado, o longa conta a divertida história de Tadeo Jones, um simples operário que é fascinado por arqueologia. Determinado dia, acaba enviado para uma expedição no Peru, onde se depara com uma organização internacional especializada em roubar descobertas arqueológicas.

Tadeo conta sempre com a ajuda de seu fiel cachorro Jeff, da professora Sara e do guia/motorista/ambulante Freddy. Jeff lembra um pouco o falante cachorro de Up - Altas Aventuras, enquanto que Sara talvez seja a personagem mais latina da produção, pelo menos no modo caliente que é tratada. Já Freddy talvez seja o personagem mais equivocado do longa, sendo extremamente estereotipado. Trata-se de um guia especializado em vender todo e qualquer tipo de geringonça, e apaixonado por novelas. Em termos de retratar uma versão caricata da América Latina, As Aventuras de Tateo erra mais do que Rio, por exemplo.

Foto - FILM - Aventuras de Tadeo Jones : 207033De qualquer forma, a animação dirigida por Enrique Gato é bem sucedida em seu objetivo principal: entreter. Tem personagens e situações bem divertidas, funcionando como comédia, mas também como aventura.

Las Aventuras de Tadeo Jones (no original) conta com uma série de referências a produções hollywoodianas. Além da citação clara a Indiana Jones - através inclusive da trilha sonora -, o filme faz menção a clássicos como Star Wars e os longas de James Bond.

Oscar Barberán, Jose Mota, Michelle Jenner e Adam James integram o elenco de vozes original. No Brasil, a boa dublagem foi feita por Clécio Souto, Luisa Palomanes, Sérgio Stern e Jorge Lucas. A opção da distribuidora em não rechear o filme com vozes de famosos e utilizar dubladores de carreira se mostrou acertada. Os personagens ganham vida na versão nacional.

O filme é esforçado, contando com uma trilha sonora bem encaixada e efeitos de boa qualidade. Fosse o roteiro um pouquinho melhor trabalhado poderíamos ter uma animação ainda mais especial.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Luc Besson
Com Scarlett Johansson, Morgan Freeman
Ficção científica
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário