Meu AdoroCinema
Os Últimos Cangaceiros
Nota média
3,8
8 publicações
  • Almanaque Virtual
  • Cineweb
  • Estado de São Paulo
  • Folha de São Paulo
  • O Globo
  • Zero Hora
  • Papo de Cinema
  • Preview

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

8 críticas da imprensa

Almanaque Virtual

por Zeca Seabra

Um dos mais expressivos resumos sobre a tradição do banditismo brasileiro. [...] O documentário não se preocupa apenas em situar o espectador dentro de um registro histórico. Ele captura o “lado humano” do universo dos jagunços revelando os códigos de honra, rituais e costumes.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Rodrigo Zavala

Com um excelente trabalho de pesquisa, Wolney apresenta ao espectador não apenas a história de vida sobre dois cangaceiros [...]. Assume a responsabilidade de contar um pouco da própria história do Brasil, com extraordinários detalhes e aprumo técnico.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"Os Últimos Cangaceiros" é um filme sedutor em sua estética. Além das entrevistas e dos encontros dos velhinhos com filhos dispersados pelo mundo, usa material de arquivo com sabedoria.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Eleonora de Lucena

Sem se aprofundar em questões políticas e sociais, o longa é um documento. As histórias dos cangaceiros trazem um colorido a um tempo em que a pobreza e a violência produziam deserdados errantes e nutriam explosões sociais.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Wolney Oliveira aproveitou uma boa história – a de Moreno e Durvinha, que esconderam durante décadas, até dos filhos, o fato de terem pertencido ao bando de Lampião. Idosos, revelam o passado cangaceiro nesse oportuno documentário que descortina, aos poucos, suas jornadas:

A crítica completa está disponível no site O Globo

Zero Hora

por Daniel Feix

Um flagrante repleto de emoção. [...] Os anti-heróis preferidos do cinema nacional ganharam, com Os Últimos Cangaceiros, um registro documental à altura de sua importância no imaginário do país.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Papo de Cinema

por Filipe Pereira

O fator mais importante na feitoria de Wolney Oliveira é a humanização dos ícones, mostrando uma face pouquíssima conhecida dos dois senhores, hoje, já falecidos, exemplificando como era uma época através do relato dos mesmos, sem qualquer rendição heroica...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

O diretor Wolney Oliveira mune-se de imagens incríveis do cangaço para resgatar esses dois personagens cativantes, e registrar o encontro com parentes e amigos dos tempos de fora-da-lei, inclusive com um filho abandonado.

A crítica completa está disponível no site Preview
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
Back to Top