Minha conta
    Expedição A’UWE - A Volta de Tsiwari
    Expedição A’UWE - A Volta de Tsiwari
    Data de lançamento desconhecida | 1h 30min | Documentário
    Direção: Marcos Palmeira, Laine Milan
    |
    Roteiro Júlia Machado
    Elenco: Marcos Palmeira
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Em 1980 o ator Marcos Palmeira durante viagem à tribo xavante de São Pedro, em Mato Grosso, recebeu o nome indígena de Tsiwari, ou "o Filho Valente". Vinte e cinco anos depois, o ator realizou o documentário "Expedição A'Uwe - A volta de Tsiwari", resultado de uma nova visita, de 15 dias, que ele organizou em julho de 2004 à aldeia.

    Elenco

    Marcos Palmeira
    Personagem : Apresentação

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Nobre missão

    O principal objetivo da Expedição A’UWE foi buscar apoio técnico e financeiro para auxiliar as aldeias indígenas de Parabubure a saírem de sua condição de miséria e alertar para o descaso e abandono em que se encontram os membros destas e outras comunidades indígenas no país.

    Trabalho de campo

    A primeira fase da Expedição começou em 5 de julho de 2004, quando o ator e produtor orgânico Marcos Palmeira – que há 25 anos foi batizado pelos Xavante com o nome de Tsiwari / Sem Medo – e mais sete pessoas rumaram ao coração do Mato Grosso para ver de perto a situação das aldeias, atendendo a um pedido da comunidade Xavante. Foram quinze dias de convívio intenso, em que os integrantes da Expedição A’UWE traçaram um diagnóstico da situação em q Leia Mais

    Trazendo novos hábitos

    A partir desta primeira expedição, uma equipe já esteve na aldeia São Pedro e ensinou aos Xavante a técnica da Mandala (plantio de várias culturas feito de forma circular, com um lago no meio). Em outubro, fizeram a plantação da primeira Mandala no solo rústico do cerrado do Mato Grosso. No final de janeiro, os índios Xavante das aldeias de São Pedro e Onça Preta começam a colheita da primeira Mandala.

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade Brasil
    Distribuidor -
    Ano de produção 2005
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 5 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas Português
    Formato de produção -
    Cor -
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Comentários

    Back to Top