Além das Montanhas
    • Variety
    • Zero Hora

Estado de Minas

por Walter Sebastião

É uma história envolvente, com reviravoltas, sem apelo ao emocionalismo, com tom e ritmo narrativos que crescem até a última cena. E, aspecto que dá sabor especial ao filme, nenhum dos personagens é reduzido a caricatura, pré-julgado ou desumanizado.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Um filme de uma força extraordinária. Constrói com sabedoria e paciência o clima para o que virá de chocante mais tarde.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

O acerto fundamental de Mungiu está em centrar no corpo de Alina, e não no terreno abstrato das ideias, o embate entre desejo e opressão. É a nudez da moça que desestabiliza a fé ...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Cineweb

por Neusa Barbosa

Sempre muito rigoroso na elaboração de suas histórias e na composição de seus planos, Mungiu construiu um relato consistente e assustador.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O imobilismo moral desse universo ganha peso com a câmera quase sempre fixa, que capta a tensão nos diálogos e um erotismo latente que, bloqueado, ressurge na forma de uma estranha histeria que consome o corpo e a alma da jovem Alina.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

A história é surpreendente, e mesmo que Mungiu tenha clara simpatia por Alina, ela não torna sua história sentimental, nem a condena.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Com a sutileza que é característica de seu cinema, Mungiu confronta conceitos de fé, ciência e fanatismo religioso contra as regras sociais de uma Romênia ainda arcaica, tentando encontrar seu lugar no mundo contemporâneo ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

Seco e desafetado, particularmente puxado para um humor bastante negro, cruel mesmo, que usa o absurdo de situações rotineiras para fins tragicômicos.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Dan Fainaru

Uma interpretação incomum de um caso de exorcismo na Romênia, que deve dividir tanto a crítica quanto o público, alguns considerando uma obra prima, e outros reclamando da duração e pretensão excessivas. Mas ele não vai passar despercebido.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Cativante, misterioso e intimamente inquietante - uma demonstração terrível de como a pobreza cria um espaço que o medo irracional acaba preenchendo.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

Felizmente, Mungiu evita julgar seus personagens durante todo o filme [...] Mungiu reúne um elenco interessante, com rostos que retém nossa atenção.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Pierre Murat

Com sua câmera que lhe serve de bisturi, o cineasta disseca, em cenas austeras e intensas, e com uma espécie de raiva fria, a hipocrisia de um poder (religioso, político) ...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Preview

por Mariane Morisawa

Aqui e ali, fica fácil que a vida na Romênia não é fácil, ainda que o diretor não pretenda fazer denúncia. Apesar de tudo isso, "Além das Montanhas" se ressente de uma certa repetição e falta de vigor.

A crítica completa está disponível no site Preview

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Há rigor na encenação, mas esse rigor é submetido à liberdade das atrizes, o que não impede que o registro seja frio, quase científico.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Variety

por Justin Chang

As tensões entre o espiritual e o secular, o coletivo e o individual são examinadas de modo inteligente, muito sugestivo, mas não inteiramente satisfatório em "Além das Montanhas".

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Marcelo Perrone

No decorrer de quase duas horas e meia, Mungiu mantém o espectador à distância, para o bem (a proposta do olhar observador é representada na bela fotografia captada entre sombras e emoldurada em composições que remetem a pinturas) e para o mal (não permite maior empatia pelos personagens, sobre os quais pouco é revelado).

A crítica completa está disponível no site Zero Hora