O Acessório Final
    2,8
    1 nota
    Você assistiu O Acessório Final ?

1 Crítica do usuário

Andréa Ilha
    Andréa Ilha

Enviada em 11 de novembro de 2021
    Péssimo!

A premissa é ótima, já que não são muitos os filmes que abordam esse tema, e não conheço nenhum que tenha esse enfoque. Isso dá a impressão de que há uma boa história a ser contada, restando que vejamos o todo para concluir que, apesar de a ideia ser realmente interessante, os envolvidos na execução do filme passaram muito longe de apresentar uma obra que valha a pena ser assistida e, mais ainda, que seja realmente agradável. Portanto, é uma história mal contada, que visivelmente se perde em todas as pontas que deixa soltas, forçando situações que deveriam ser engraçadas (e não têm graça nenhuma), bem como muitas relacionadas à emotividade dos personagens, que não nos despertam nenhuma empatia.

Aleksandra e Cyrille são bonitos, bem-sucedidos profissionalmente, muitíssimo ricos. spoiler: São, também, muito maldosos com as pessoas à sua volta e bastante desonestos.

A ideia é que se trate de um casal repleto de amor spoiler: , mas, desde sempre, é mostrado que ambos mantêm relacionamentos extraconjugais, e não fica claro, em nenhum momento, que se trate de uma busca por algo que realmente não encontram um no outro.
    Mas esses relacionamentos não acrescentam quase nada à história - spoiler: exceto, talvez, porque o amante dela escreva um livro, inspirado nela, com o título que, em francês, é
    também o do filme (100% cachemira). spoiler: A desonestidade deles vai além disso, no entanto, já que, por algum motivo que não fica claro, resolvem adotar uma criança e, para isso, não se contentam em entrar na fila, como meros mortais. Valem-se de seu dinheiro e suas influências para passar à frente dos outros casais, garantindo um processo de adoção bem mais rápido.

Quando encontram seu filho pela primeira vez, ao qual dão o nome de Aleksei spoiler: (nome que eles mantêm, mesmo depois que descobrem o nome verdadeiro da criança), eles o acham "pouco bonito" e não ficam felizes. Não há muito como ficar feliz, já que o menino, que é russo, não fala francês e eles também não sabem a língua dele. Assim, a comunicação entre eles inexiste.

O filme tenta fazer graça em vários momentos, sem nenhum sucesso. spoiler: Uma das cenas é a da babá, que finge saber falar russo para cuidar do menino, e é flagrada cheirando, feito uma tarada louca, as roupas do patrão, no banheiro. A cena, além de não ter a menor graça, culmina com uma grosseria dela para com o menino, que, apesar de ser um "capeta", não reage - e, na verdade, ninguém reage. Depois, acho que era para ser engraçado, também, quando a irmã de Cyrille é chamada para cuidar do guri e, na verdade, deixa que ele durma na cozinha, enquanto vai para o quarto dele, para transar com o namorado. Totalmente sem graça.

Aleksandra, a esposa, é posta em algumas cenas que deveriam provocar o riso: spoiler: ela xinga as pessoas com quem interage, como o síndico do prédio em que mora; cai num lago no zoológico e quase é afogada pelo marido de uma desafeta sua (a quem ela havia rebaixado), depois de ter "lutado" com o filho para que ele parasse de furtar bichos de pelúcia de uma banca; atravessa uma passarela durante um desfile de moda, mesmo trabalhando na área e sabendo de sua inadequação; é pega por vários colegas tendo uma crise histérica, ao chamar alguém de gorda horrível por telefone; e, finalmente, tem seu sofá,
    100% cachemira (de onde vem o título do filme), spoiler: manchado pela pintura facial de seu filho e de um outro menino.

Cyrille deveria ser divertido, mas também spoiler: é outro desagradável. As cenas de que participa são, em sua maioria, relacionadas ao serviço social, nas quais ele se mostra até agressivo. Não tem como rir de nada disso.

Há outros tantos personagens que são postos em situações embaraçosas e, que, spoiler: em vez de alegrar ou de emocionar, devido à carga social e emocional que trazem, são lamentáveis.
    Um exemplo disso é a mãe de Cyrille, spoiler: , mas, desde sempre, é mostrado que ambos mantêm relacionamentos extraconjugais, e não fica claro, em nenhum momento, que se trate de uma busca por algo que realmente não encontram um no outro. 0
    - spoiler: , mas, desde sempre, é mostrado que ambos mantêm relacionamentos extraconjugais, e não fica claro, em nenhum momento, que se trate de uma busca por algo que realmente não encontram um no outro. 1

O mais desagradável de tudo, no entanto, é a ruptura que o filme tem. Se 3/4 dele servem para contar da relação do casal spoiler: , mas, desde sempre, é mostrado que ambos mantêm relacionamentos extraconjugais, e não fica claro, em nenhum momento, que se trate de uma busca por algo que realmente não encontram um no outro. 2

Talvez, a grande sacada seja o menino entrando... spoiler: , mas, desde sempre, é mostrado que ambos mantêm relacionamentos extraconjugais, e não fica claro, em nenhum momento, que se trate de uma busca por algo que realmente não encontram um no outro. 3
    Só o que fica é o arrependimento de ter ficado mais de 1 hora e meia acompanhando algo que poderia ter sido divertido, mas que é simplesmente péssimo.