O Som ao Redor
    Você assistiu O Som ao Redor ?

ma l.
    ma l.

Enviada em 29 de maio de 2018
    não gosto de filmes nacionais . mas este eu gostei . achei bem simples . cotidiano . okkkkkkkkkkkk
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    O Som ao Redor não é o tipo de filme que a gente consiga descobrir através da sua história qual o tema e a opinião do diretor sobre o que ocorre na tela. A coisa toda está mais como um espelho, onde nossa observação dos fatos e a sua interpretação — sobretudo moral — é que irá inserir um significado. Mesmo assim, dadas as devidas proporções, todo filme possui essa liberdade de interpretação. Do contrário, nem existiria crítica, pois todas as respostas estariam no filme, e não haveriam perguntas.
    Charly L.
    Charly L.

Enviada em 26 de novembro de 2016
    Achei o início difícil de assistir, pois não dava pra perceber nenhuma trama ou história, apenas fatos aleatórios que vão acontecendo. Mas não desisti, e com o tempo fui gostando de tudo isso é queria ver até onde ia dar, e me senti recompensado com o final.
    Robson M.
    Robson M.

Enviada em 11 de novembro de 2015
    Sem palavras. Impressionante. O filme começa com um enredo tão comum que chegamos a nos identificar nas cenas e de repente, Bum!
    Enviada em 9 de novembro de 2015
    O filme é realmente muito bom. Comecei a assistir domingo de madrugada na Globo e não pude dormir, tive que ver até o final.
    ATENÇÃO: Se vc só gosta de filmes de ação ou daqueles que criam um suspense muito grande para ser desvendado no final, O Som ao Redor não é pra vc... apesar de ter uma grande surpresa no final, super legal! ;)
    sergiokucera
    sergiokucera

Enviada em 9 de novembro de 2015
    O filme tem uma história difícil de perceber, que é criada muito lentamente. Talvez seja a intenção do diretor. Há uma forte suspense ao longo de toda a história, e também um forte drama, bem característico de filmes brasileiros. Os personagens são fortes, e talvez isto faça não haver uma peça central. O filme inteiro, do meu ponto de vista, é como uma tentativa de demonstração das pessoas que realmente somos através das coisas que NÃO falamos. Ao mesmo tempo, o som alto de fundo ajuda a deixar o clima ainda mais instável, e talvez tenha sido isto que não me agradou.
    Fernando M.
    Fernando M.

Enviada em 19 de abril de 2015
    Em tempos que os filmes brasileiros se resumem a globochanchadas, é preciso que uma película venha lá de Recife, feita por um diretor estreante, para nos mostrar que... ainda há esperanças para o cinema nacional.

Várias histórias paralelas que se cruzam, que se entrelaçam. Histórias com pessoas comuns, dessas que até parece que a gente conhece, mas... que também têm seus segredos cabulosos.

Kleber Mendonça Filho dirigiu o filme com pulso firme e domínio de técnica e, ao mesmo tempo, deixou a narrativa leve, fluida, gostosa, com uma tensão arrepiante em cada movimentação de câmera, cada gesto.

Violência é o que se respira nesse longa, crianças brincando por trás de alambrados, adolescentes namorando no canto deserto dos prédios. Uma vida medrosa se desenha por trás do concreto levantado pela corrida imobiliária, onde as pessoas moram próximas, mas pouca gente se conhece.

Mas a câmera consegue se deter a pequenos detalhes que estalam aqui e ali como pequenas bolhas de poesia, que arejam a atmosfera sufocante que toma conta de um bairro residencial da zona metropolitana de Recife.

O filme foi muito feliz em associar um suspense com um humor sutil, em ter uma fotografia belíssima, uma construção narrativa muito original e um desfecho impressionante.
    Angélica S.
    Angélica S.

Enviada em 28 de janeiro de 2015
    O som é ruim, não dá para ouvir direito o que dizem. Muitas cenas totalmente desnecessárias e sem nenhum sentido. Por ser um filme premiado, eu esperava bem mais. Não recomendo.
    Leonardo d.
    Leonardo d.

Enviada em 5 de janeiro de 2015
    Porque todos ajudam a perpetuá-la, ninguém escapa da violência: os barões das grandes cidades, a classe média medíocre, os habitantes de uma cidade rural aparentemente pacata e até os cães de guarda. Eis um retrato ruidoso e crítico do crescimento urbano desordenado e desumanizado, que aprisiona mais do que liberta, expoente do cinema nacional maduro, para além das belezas cariocas que a cinematografia da Globo tenta impor.
    Khemerson M.
    Khemerson M.

Enviada em 28 de dezembro de 2014
    Existe uma narrativa pungente por trás das simplórias micro-histórias que compõem este fabuloso O Som ao Redor, que se revela através da eficiente diegese sonora que dá título ao filme. Rigorosamente falando, não existe necessariamente uma grande trama que costure todas as narrativas do filme, mas verdadeiros flagrantes do cotidiano dos personagens que têm sua importância intensificada através da captura eficiente de sons ambientes, cujo design sonoro eficaz nos ajudará a mergulhar naquele ambiente e compreender melhor aquele universo.

Universo esse que diz respeito à indivíduos de um condomínio de classe média de Recife que, enquanto lidam cada um a seu modo com pequenas situações do cotidianos, estão cada vez mais preocupados com a própria segurança, sobretudo depois que o carro de uma jovem amanhece arrombado. Aliás, esse é o pontapé da trama: depois de passar a noite com uma desconhecida, o personagem João, ao levar sua jovem amante até o carro dela, encontra-o arrombado e roubado. Após despedirem-se, João passa a investigar o fato entre os vizinhos até começar a desconfiar de seu primo, Dinho. Cenas depois, seguranças particulares estão circulando pela mesma rua oferecendo seus serviços aos moradores que, cada vez mais ressabiados, aceitam sem questionamentos... (LEIA O RESTANTE DO TEXTO NO LINK ABAIXO!)