Minha conta
    Hotxuá
    Hotxuá
    17 de fevereiro de 2012 No cinema | 1h 10min | Documentário
    Direção: Letícia Sabatella
    Imprensa
    3,0 3 críticas
    Usuários
    2,9 6 notas, 2 críticas
    Adorocinema
    1,5
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Documentário sobre a tribo indígena krahô, que vive em Palmas, Tocantins. Marca a estreia na direção da atriz Letícia Sabatella e do artista plástico e cenógrafo Gringo Cardia. Eles acompanharam o dia a dia dos krahô e retratou a Festa da Batata, mais importante evento da tribo, que marca a mudança da estação chuvosa para a seca.

    Críticas AdoroCinema

    1,5
    Ruim
    Hotxuá

    A Força do Sorriso

    por Francisco Russo
    Rir faz bem à saúde. Se você pensa que esta seja alguma recomendação médica para atenuar os efeitos do stress no mundo moderno, está bem enganado. O povo krahô já sabia disto há bastante tempo. Tribo indígena localizada no estado do Tocantins, os krahô possuem em sua organização interna a curiosa figura do hotxuá, pessoa responsável por fazer rir. Sim, é isto mesmo. Não é à toa que, como o filme informa logo no início, seus integrantes são conhecidos por rir muito.O hotxuá é uma espécie de bobo da corte da aldeia. Tem como função principal divertir os demais integrantes e deixar todos, crianças e adultos, de bom humor. Para tanto vale brincar com as tintas usadas na pintura do corpo, com a própria comida, fazer cócegas e até mesmo se vestir de mulher, usando um sutiã pouco convencional para a vida indígena – reflexo do contato com o homem branco, é claro. É, dentro da hierarquia da tribo

    Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Estreias

    O filme marca a primeira vez na direção para a atriz Letícia Sabatella e do artista plástico e cenógrafo Gringo Cardia.Foi distribuído nos cinemas pela Caliban Produções Cinematográficas, do diretor Silvio Tendler. Até então, a empresa havia lançado apenas os filmes do próprio Tendler.

    Gravações

    A equipe de filmagem capturou mais de 70 horas de cenas da tribo.

    Exibições

    Teve sessões em diversos festivais do Brasil desde 2009, com destaque para o Festival de Cuiabá e o FestCine Amazônia.Também foi apresentado no Festival de Toulouse, na França.

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade Brasil
    Distribuidor Caliban Produções Cinematográficas
    Ano de produção 2007
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 4 curiosidades
    Orçamento -
    Idiomas Português
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Comentários

    Back to Top