9 de dezembro de 2011 No cinema | 1h 30min | Documentário
    3.5
    4.5
    Vou ver

Sinopse

O cenário é simples: uma cadeira preta posicionada à frente de uma solene cortina. Ali, cidadãos comuns recorrem ao âmago de suas memórias lembrando e entoando canções que marcaram momentos importantes em suas vidas. Ao contarem suas histórias e cantarem suas melodias, os olhos marejam, a boca exibe sorrisos largos, e o coração se preenche de nostalgia. De Eduardo Coutinho, diretor de "Babilônia 2000", "Edifício Master", "Peões" e "Santo Forte".

Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind

Ótimo

RELATOS MUSICAIS

por Lucas Salgado
    "Agora eu era o herói / E o meu cavalo só falava inglês / A noiva do cowboy / Era você além das outras três / Eu enfrentava os batalhões / Os alemães e seus canhões / Guardava o meu bodoque / E ensaiava o rock para as matinês". Assim começa a bela canção "João e Maria", de Chico Buarque. O novo filme de Eduardo Coutinho pede aos entrevistados que cantem as músicas de suas vidas e é bem provável que faça o espectador pensar na sua. Não sei se tenho uma "música da minha vida", mas sem dúvida tendo que escolher uma seria "João e Maria", por remeter diretamente a minha infância e a momentos felizes de meus quase trinta anos. Este é o tipo de sentimento que você pode esperar de As Canções.Logo em uma das primeiras entrevistas de As Canções, um homem canta "Esmeralda" e fala como a música lhe lembra a infância e a presença da mãe. Em pouco tempo, o sujeito começa a chorar copiosamente e até se

Trailer

5ª Ciranda de Filmes acontece em São Paulo com enfoque na música
    quinta-feira, 23 de maio de 2019
    Abraccine elege os 100 melhores documentários brasileiros de todos os tempos
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    Eduardo Coutinho, o mestre do gênero no Brasil, domina a lista.
    quinta-feira, 16 de março de 2017
    CineMúsica 2012: O Abismo Prateado leva canção de Chico Buarque aos cinemas
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    Versão cinematográfica de "Olhos nos Olhos" é um dos destaques da segunda noite do Festival CineMúsica. A Música Segundo…
    sábado, 8 de setembro de 2012

Fotos

Curiosidades das filmagens

Vários

- É o 12º longa-metragem dirigido por Eduardo Coutinho;- É o 7º filme que Eduardo Coutinho faz com a Videofilmes. Os anteriores foram Babilônia 2000 (2001), Edifício Master (2002), Peões (2004), O Fim e o Princípio (2005), Jogo de Cena (2007) e Moscou (2009);- Os personagens vistos em cena foram escolhidos através de anúncios publicados em jornais e na internet. Além disto, vários pesquisadores foram às ruas em diversos pontos da cidade do Rio de Leia Mais

Prêmios

FESTIVAL DO RIO2011GanhouMelhor Documentário

Festival de São Paulo

Selecionado para a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Detalhes técnicos

Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

• Senhor Ivan
      Um desfile de figuras marcantes,importantes e memoráveis.Relatos emocionantes,divertidos e curiosos.Uma obra primorosa de Eduardo Coutinho.>Assistido em 22 de Fevereiro de 2020-Dou nota 8/10