Meu AdoroCinema
Testemunha 4
Sessões Vídeos Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
Testemunha 4
Data de lançamento 19 de outubro de 2012 (1h 07min)
Direção:
Elenco: Carla Ribas
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil
Imprensa 4,4 3 críticas
Usuários 3,1 1 nota
Adorocinema 4,0

Sinopse e detalhes

Em 2009, a atriz Carla Ribas encenou durante 24 horas seguidas a peça O Interrogatório, do autor alemão Peter Weiss, na Casa de Cultura Laura Alvim. A proposta era avaliar como a encenação sequencial de um texto duro, sobre os depoimentos dos sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz durante o Tribunal de Frankburt em 1965, repercutia nos lados físico e psicológico da atriz. Com o passar das horas o limite entre realidade e ficção fica cada vez menor, já que não se sabe de onde vem o sofrimento e o cansaço.
Distribuidor -
Ver detalhes técnicos
Ano de produção 2011
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento -
Idiomas Português
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Críticas AdoroCinema

4,0 Muito bom
Testemunha 4

Arte é profissão

por Bruno Carmelo
Testemunha 4 é um documentário simples, destes feitos com grandes ideias e pequena produção. O diretor Marcelo Grabowsky, munido de uma câmera digital, propôs a um grupo de atores encenarem a longa peça O Interrogatório, de Peter Weiss, várias vezes seguidas, durante 24 horas ininterruptas. Seu objeto de estudo principal é Carla Ribas, que interpreta uma vítima dos campos de concentração em Auschwitz.Como um cientista em laboratório, o diretor analisa como seu elemento de pesquisa se transforma ao longo do tempo. O cansaço, o sono, a fome e a alta carga emocional do texto influenciam na atuação de Ribas, que vai modificando seu corpo, suas expressões e a composição do próprio personagem. Mas longe de limitar seu filme a um jogo dos sete erros (do tipo "veja como os diálogos são ditos de maneiras diferentes a cada vez"), o diretor vai além e começa a desconstruir tanto a intérprete quanto...
Ler a crítica

Elenco

Ficha completa

Crítica da imprensa

  • Cinética
  • Críticos.Com.Br
  • O Globo
3 Artigos de imprensa

Fotos

Curiosidades das filmagens

Vários

- O documentário acompanha a montagem da peça “O Interrogatório” (2009), dirigida por Eduardo Wotzik, na Casa de Cultura Laura Alvim (RJ). A peça se repetiu ciclicamente durante 24 horas, e foi proposto aos atores que se mantivessem em suas personagens durante todo o processo;- Primeiro longa-­â€metragem do diretor Marcelo Grabowsky; - Primeiro documentário produzido pela Mirada Filmes.

Prêmios

SEMANA DOS REALIZADORESGanhou2011Prêmio especial de direção - Marcelo Grabowsky

Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

Mais filmes similares

Comentários

Mostrar comentários