A Hora e a Vez de Augusto Matraga
    • Folha de São Paulo
    • O Globo

Quarto Ato

por Arthur Gadelha

Com uma sincera adaptação (sem comparar com a primeira de 1966, um dos ícones do Cinema Novo), Vinicius Coimbra constrói um primor atual deixando evidente que nosso cinema nunca esteve escasso e jamais perdeu sua qualidade. Basta procurar; ou esperar – quatro ou vinte anos se for necessário.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Tribuna do Ceará

por Daniel Herculano

Com um texto incrível – estamos falando de uma fiel adaptação de Guimarães Rosa – que faz até um homem mudo gritar (parafraseando o próprio autor), o drama é um dos melhores filmes do ano. Capaz de produzir até um duelo final em que se faz justiça, sem precisar se vingar.

A crítica completa está disponível no site Tribuna do Ceará

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

O elenco é um dos pontos mais fortes, tendo Chico Anysio em um raro papel não-cômico e que faz lamentarmos o fato deste ter sido uma exceção em sua longa carreira. E Irandhir Santos - mais uma vez, excepcional - confirma o clichê de que não existem pequenos papéis para grandes atores.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Pipoca Moderna

por Antonio Carlos Egypto

A versão atual de Matraga destaca e valoriza bem a prosa original de Guimarães Rosa e dá à saga do personagem uma dimensão de aventura ao estilo faroeste, capaz de envolver o público. É um bom trabalho, que merece ser visto.

A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É verdade que em algumas cenas de conflito armado Vinicius não é um Sam Peckinpah, mas ninguém é. Portanto nada de demérito para um filme que me surpreendeu e encantou e merecia ser descoberto e mais consagrado.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineweb

por Nayara Reynaud

O filme [não é] inacessível; pelo contrário, esta é uma produção que busca, sem desespero, sua plateia em um cenário em que, hoje em dia, os espectadores brasileiros sentem-se carentes de ver o coração de seu país retratado nas mais diversas mídias.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Almanaque Virtual

por João Marcos Braga

Há também imagens belíssimas, mas em certo momentos a insistente vontade de tornar um filme uma obra de admiração imagética faz com existam momentos de profunda sonolência, mas como havia dito anteriormente, é João Miguel que sempre salva.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Cada plano parece nos afastar de Rosa e nos projetar numa novela de TV. Talvez seja exagero usar a palavra vulgaridade. Mais próximo do que acontece seria notar que o novo Matraga nos entrega um Rosa atapetado, domesticado...

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Ruy Gardnier

O filme desperdiça os talentos de João Miguel, Irandhir Santos e tantos outros (inclusive os saudosos José Wilker e Chico Anysio) numa condução recheada de grandiloquência vulgar [...] e arrematada por uma montagem descuidada e sem ritmo...

A crítica completa está disponível no site O Globo