O Homem Que Não Dormia
    • Folha de São Paulo
    • Cineweb

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Seus méritos são aparentados com suas limitações, intimamente ligados, o que só impulsiona a vitória da sua narrativa, cuja catarse se dá pela própria natureza da obra, recheada de humanismo e coragem.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cinética

por Fabian Cantieri

Edgard Navarro, no alto de sua experiência como velho vivão dessa terra, tempesteia suas crises junguianas num caldeirão mítico de figuras marcantes que, juntas, delineiam um sistema simbólico raro numa belíssima ode à criação.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Me emocionei muito com aqueles cinco personagens desgarrados, como cinco orixás [...] Navarro é um dos diretores brasileiros mais articulados que conheço. Não tem nada de intuitivo. Tudo aquilo é uma elaboração intelectual ...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Jornal do Brasil

por Alice Turnbull

Único, belo e sujo, seu projeto pessoal exprime a forte necessidade de chocar e expõe suas dificuldades em dialogar com o público. Ainda assim, um ótimo filme.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

É instigante, referencial, safado, despudorado. Filme de veterano alijado e sedento, um esporro no cinema contemporâneo "fofinho".

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Navarro faz uma incursão no imaginário coletivo - o fio da narrativa são sonhos recorrentes com a figura de um andarilho - emulando as contações de fábulas ao redor da fogueira.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Desse viés espontaneísta, o filme se ressente. É de uma coragem digna de nota; não deixa, porém, de expressar um caminho já percorrido, e talvez sem saída.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Estranho e belo filme, em que assistimos a um retorno de tantos recalques nacionais: o coronel, os fantasmas, a tortura. Histórias em que as gerações não se sucedem, mas se sobrepõem, pois o tempo permanece imóvel.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Cineweb

por Alysson Oliveira

As diversas tramas aqui não são capazes de se sustentar, porque os personagens não tem muita profundidade, são todos planos, nunca nos surpreendem.

A crítica completa está disponível no site Cineweb