Era uma Vez Eu, Verônica
    • Zero Hora
    • Cinética

Cinema com Rapadura

por Diego Benevides

O cineasta elabora uma trama soberba, em que o conflito existencialista bate diretamente com a reafirmação feminina, com o pudor (ou a falta dele) servindo como válvula de escape para a resolução momentânea dos problemas da protagonista.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

The Hollywood Reporter

por Neil Young

Impressionante em todos os sentidos, a crônica de Marcelo Gomes sobre a vida urbana moderna [...] é um dos melhores filmes sul-americanos do ano.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineweb

por Neusa Barbosa

Além de revelar, em todas as suas camadas, uma complexa e sensível personagem feminina, [...] o filme se torna um poderoso contraponto à vulgarização da sensualidade feminina ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O cineasta Marcelo Gomes conta que entrevistou uma série de mulheres jovens para compreender suas dúvidas, inquietações, medos, esperanças, desejos. Foi uma imersão no universo feminino, que, transformado em ficção, rendeu esse belo filme.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

O filme de Gomes consegue, à sua maneira, um feito espetacular: mais do que agradar o espectador, permanecer com ele.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Marcelo Gomes apresenta mais um estudo de caso — de Verônica, que se coloca, subjetivamente, na posição de paciente — do que uma trama. Estampa na tela a jornada de autoaceitação da protagonista, tomando o devido cuidado para não julgá-la.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Marcelo Hessel

Inteligentemente, Gomes identifica os dilemas dessa nova classe média num registro semidocumental, sem tipificar comportamentos ...

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Mariane Morisawa

"Era uma Vez Eu, Verônica" também fala de um mundo em mutação, seja pela transformação do papel da mulher ou a própria alteração física das cidades. Nem sempre a estrutura com narração em off funciona, mas o risco é válido.

A crítica completa está disponível no site Preview

CineClick

por Roberto Guerra

As hesitações e angústias existenciais de Verônica foram muito bem desenvolvidas por Hermila Guedes na tela [...] Só há desacerto em "Era Uma Vez Eu, Verônica" na condução do elenco assessório.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

Como retrato feminino, "Verônica" acaba sendo uma pequena babel de intenções que se comunica melhor quando Hermila usa sua língua em silêncio.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Revista Interlúdio

por Cesar Zamberlan

Ainda que não seja um grande filme, "Era uma vez eu, Verônica", tem uma verdade e uma simplicidade encantadora.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Zero Hora

por Daniel Feix

Há algo de esquemático nessas relações de causa e consequência, que só não faz a história soar artificial devido à visceralidade de Hermila Guedes ao papel. [...] "Era uma Vez Eu, Verônica" merecia mais atenção do que angariou, para ser absorvido em suas virtudes e, também, para ser debatido em seus defeitos.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cinética

por Fábio Andrade

E, assim como Verônica é uma personagem sem vida, Verônica é um filme sem filme; sobraram apenas momentos com cara "de cinema" (de arte), com sentidos plenamente decodificáveis capazes de camuflar uma história mal contada nas brechas da montagem ...

A crítica completa está disponível no site Cinética