Sudoeste
    • Omelete
    • Preview

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

... Poucos filmes podem ser mais comunicativos e experimentais do que "Sudoeste". Poucos podem enredar e hipnotizar o espectador em sua fábula, ao mesmo tempo em que leva a linguagem a extremos de significação.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"Sudoeste" toca assim em questões cruciais, e com um grau de maturidade surpreendente. Expressa a confiança do autor na autonomia da imagem, capaz de sondar um mundo reflexivo e de sensações pouco explícitas.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Filme em que não há um único plano feio, descuidado ou desnecessário, "Sudoeste" é pródigo em momentos de grande poesia visual ...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Revista Interlúdio

por Heitor Augusto

Ao propor para o espectador fechar os olhos e imaginar o som da chuva, "Sudoeste" mostra sua crença em quem tem abandonado o cinema – o espectador.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Zero Hora

por Roger Lerina

O diretor brasileiro esculpe o tempo a fim de enfatizar as cambiantes impressões causadas por diferentes observadores – literalmente demonstrando que a noção de passagem do tempo é relativa e sua percepção varia de pessoa para pessoa.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Neusa Barbosa

"Sudoeste", do carioca estreante em longas Eduardo Nunes, demarca um território poético, a partir não só do tom da história, como por meio de uma fotografia em preto e branco que contribui para um clima atemporal ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cineweb

por Neusa Barbosa

"Sudoeste" [...] demarca um território poético, a partir não só do tom da história, como por meio de uma fotografia em preto e branco que contribui para um clima atemporal ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinética

por Paulo Henrique Ferreira

No fundo, "Sudoeste" organiza esta evidência de seu próprio distanciamento – reconhe, não sem melancolia, a distância entre sua magia e a realidade que esta magia deveria, de algum modo, afetar.

A crítica completa está disponível no site Cinética

O Globo

por Consuelo Lins

Os sentidos se sobrepõem, em estratos, mas nenhum deles se impõe à história. [...] "Sudoeste" é uma fábula esplendidamente fotografada, fruto de uma série de experimentações estéticas ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É raro um filme desse gênero me deixar fascinado mesmo que meio perdido diante de indefinições. Mas essa é sua proposta e acho que ela é cumprida.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Folha de São Paulo

por Thales de Menezes

Se o espectador entrar no jogo lúdico e lento que o cineasta Eduardo Nunes propõe em seu primeiro longa, "Sudoeste", poderá encontrar uma experiência cinematográfica de muita beleza.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

Dá pra notar, em comum nesses dois filmes, uma "assinatura" de autor - e aí sempre existe o risco de perder o foco em meio ao autorismo, a assinatura pode virar um autógrafo.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Mariane Morisawa

"Sudoeste" revela um diretor promissor, que só precisa ficar atento para não se deixar levar demais pela estética.

A crítica completa está disponível no site Preview