Capitães da Areia
    Você assistiu Capitães da Areia ?

Jéssica B.
    Jéssica B.

Enviada em 27 de março de 2013
    É triste, como um livro tão maravilhoso pode ser retratado de uma forma tão fraca?
    Quem leu o livro, certamente não deve assistir o filme!
    Uma adaptação muito mal feita, do livro só tem os nomes..
    Desde quando Dora e Pedro Bala são morenos?
    Cade o espírito de liderança do Bala?
    Detalhes cruciais esses que deixaram a desejar!

O pior é que a pessoa mais desinformada vê ao filme e se acha apta à criticar a literatura.

Esperava muito, muito mais desse filme!
    Bruno Maschi
    Bruno Maschi

Enviada em 27 de fevereiro de 2015
    Um típico filme brasileiro. Sexo e Crime. Não li o livro, mas o filme não me agradou.
    Enviada em 13 de janeiro de 2014
    Cecília Amado,tem um difícil trabalho,ao assumir a direção de Capitães de mostra a obra de seu avô,Jorge Amado,e que tem também que garantir a originalidade e uns agradou,pra outros,nem tanto.A verdade é que,o filme vem com a riqueza da Bahia,em todos os aspectos,personagens,fotografia e sotaques bem adequados.O que mas chama atenção também,é a grande quantidade de personagens mirins que o filme fazendo com que o filme,fique movimentado e cheio de vida.A preparação do elenco,foi bem trabalhado por Cecília,onde dava prioridade a cada um,a mostrar e dar mas valor ao ado,é que o filme,é lento,mas ainda assim consegue divertir e principalmente encher os olhos com as atuações.
    Aristarco
    Aristarco

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Um bom filme com boa interpretações e um belo cenário. A adaptação, como quase sempre acontece em filmes cujos roteiros são baseados em obras literárias, limita um pouco o romance de Jorge Amado. Mas, neste caso, não desfigura a obra - pelo contrário, a ilustra com sensibilidade.

Triste mesmo é a realidade que ele retrata: a infância jogada na lata do lixo, o crime tratado com naturalidade, o sexo como meio de ganhar a vida, a exploração infantil tolerada, as autoridades corruptas e a vida vivida bem longe da ideia e da presença de um Deus pessoal.
    Lukas Henrier
    Lukas Henrier

A primeira parte é formada por uma troca grande de sentidos e assuntos que não fazem total agrado de certas pessoas.Mas com o tempo a história começa a fazer sentido e muda repetitivamente de assuntos,mas desta vez de forma mais interessante como na primeira parte.Com o tempo,mostra mais fielmente a pobreza da região de Salvador,surtos de doenças,brigas de gangues,prisão de menores entre outros assuntos que não são 100 por cento classificados como ficção.Boa trilha também de Carlinhos Brown.

Um bom filme brasileiro.
    Bárbara M.
    Bárbara M.

Enviada em 29 de janeiro de 2015
    Regular!!
    Ao mesmo tempo que ver o meu livro preferido ganhar um filme me traz contentamento, me traz angustia ver o filme ser tão superficial quanto aos personagens.
    Como todo filme baseado em um livro tem suas limitações e como não sou do meio não sei dizer que tipo de linguagem literária é mais difícil para uma adaptação.
    Capítulos tão ricos como o do Carrossel, e personagens tão ricos como o sem-pernas, ficou faltando.
    Mas ainda pra quem ama o livro vale os breves 40 e tantos minutos.
    Gabriel Santos
    Gabriel Santos

Enviada em 17 de novembro de 2020
    Talvez o meu livro favorito da cultura brasileira, é um filme muito importante e interessante mas que deixa a desejar em alguns aspectos, principalmente em comparação com a genialidade do livro.
    becky
    becky

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    ...Esperei entrar em cartaz uma vida inteira
    Fernanda M
    Fernanda M

Enviada em 13 de junho de 2019
    A incrível obra de arte de Jorge Amado, foi retratada em um filme de forma tão fraca.
    O filme deveria ser baseado completamente no livro, personagens principais modificados, personagens que no livro que são te total importância, quase não apareceram no filme.
    Bruno Galli
    Bruno Galli

Enviada em 14 de março de 2013
    Ótima adaptação do livro. O filme não foge muito daquilo que é narrado por Jorge Amado, porém, é claro, é muito mais proveitoso ler a obra e depois assistir a adaptação ao cinema.