Estamos Juntos
    Bom
    Estamos Juntos

Perdidos na metrópole

por Lucas Salgado

A utilização da cidade de São Paulo como personagem não é uma novidade na carreira do diretor Toni Venturi, uma vez que já havia feito isso bem em Cabra Cega, em que usa tomadas da metrópole como contraponto do ambiente fechado do apartamento em que estão confinados os personagens principais. Mas é em Estamos Juntos que o cineasta consegue de fato impor a cidade como uma protagonista da trama. Para isso, abusa de tomadas aéreas e cenários frios como viadutos e ruas largas, além disso retrata um movimento que não é exclusivo da capital paulista, mas que nela realiza suas atividades de maior repercussão, no caso o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Estamos Juntos gira em torno de Carmem (Leandra Leal), uma jovem médica que possui poucas e frágeis amizades. Apesar disso, encontra tempo em sua vida para três pessoas, o amigo Murilo (Cauã Reymond), o amante Juan (Nazareno Casero) e um misterioso homem (Lee Taylor).

A trama possui elementos de romances, dramas sociais e até mesmo filmes espíritas e se perde um pouco nessa confusão toda. Felizmente, não ao ponto de tornar o filme insuportável.

Leandra Leal prova mais uma vez que é uma das maiores atrizes de cinema do Brasil. Destaque em longas como A Ostra e o Vento, O Homem que Copiava e Nome Próprio, a atriz não se deixa prender pelas amarras que seguram muitos de nossos atores televisivos. Ela simplesmente não tem medo de se arriscar e quem ganha com isso é justamente o público. Reymond também se sai bem no papel de um homossexual assumido que tem ciúme da amiga. O ator entrega um personagem que o espectador terá muita dificuldade para se identificar - não pelo fato de ser homossexual, mas por elementos de sua personalidade. Ainda assim, há de se destacar a construção do personagem, uma vez que este desagrada não por ter sido mal desenvolvido, mas por ter sido bem construído para desagradar.

O longa conta ainda com uma pequena participação de Dira Paes (A Festa da Menina Morta), que interpreta a líder do MTST. O papel, além de pouco importante, é desnecessário, destoando do restante. Na verdade, todo núcleo do movimento parece mais panfletário do que de significativa importância para a trama.

Com ótima direção de fotografia de Lula Carvalho (Tropa de Elite), Estamos Juntos foi o grande vencedor do 15º Cine PE, conquistando os prêmios de melhor filme, direção, atriz, roteiro, fotografia, montagem e prêmio da crítica.