VIPs
    Legal
    VIPs

Um picareta brasileiro

por Lucas Salgado

VIPs conta a divertida história de um picareta brasileiro, Marcelo do Nascimento.

Assim como Frank Abagnale Jr., personagem vivido por Leonardo DiCaprio em Prenda-me Se For Capaz, Marcelo é um apaixonado por aviação que ficou conhecido por assumir uma série de identidade para aplicar golpes. Em seu momento mais inspirado, e conhecido, se passou por Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante o carnaval do Recife.

Como podem ver, o filme tem um link claro com o filme de Steven Spielberg. No entanto, esta ligação existe apenas com relação à história, pois a estrutura - infelizmente - não poderia ser mais diferente.

Catch Me If You Can (no original) aposta na criação de um vínculo entre o público e o personagem e não apenas no desenvolvimento de uma história legal. Já no início somos apresentados à Frank e suas disfunções familiares para depois nos vermos torcendo loucamente para que se dê bem em seus golpes - independente de já sabermos, por se tratar de uma história real, de que isso não aconteceria.

Em VIPs, também já conhecemos o desfecho da história, e nem por isso deixamos de nos divertir, mas a diferença fundamental é que em nenhum momento nos vemos dentro da trama, torcendo para o sucesso do personagem.

Com roteiro de Bráulio Mantovani (indicado ao Oscar por Cidade de Deus) e Thiago Dottori, o longa tem como mérito principal a atuação de Wagner Moura. O ator carrega o filme nas costas diante da ausência de bons coadjuvantes.

Moura só não se sai bem ao tentar se passar por um garato de 16 ou 18 anos ainda no colégio. O intérprete do Capitão Nascimento definitivamente não tem tanta cara de garoto assim. Teria sido melhor contratarem um outro ator para viver essa fase do personagem ou trabalharem melhor o figurino do ator, ao invés de apenas colocá-lo com um cabelo estranho.

VIPs é um filme que cumpre seu propósito de divertir e contar a história de Marcelo, mas não faz nada além disso.