Redentor
    Você assistiu Redentor ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 27 de setembro de 2015
    Célio Rocha (Pedro Cardoso) não nasceu em uma família abastada, não teve uma vida de luxos, mas, apesar disto, nunca passou necessidades. O grande amigo dele, durante a infância, era Otávio (Miguel Falabella), filho do construtor Evandro Saboya (José Wilker). Ao contrário de Célio, Otávio possuía melhores condições de vida, tinha tudo o que queria e fazia aquilo que lhe desse vontade. Bem dentro do seu íntimo, Célio desejava ser como Otávio e levar a vida que o amigo levava.

O interesse mútuo que une Célio a Otávio será o pano de fundo no qual Cláudio Torres, o diretor e co-roteirista de “Redentor”, destilará as suas críticas a certos aspectos da sociedade brasileira (a corrupção, a injustiça, a miséria, a má distribuição de renda, a fé desmedida, a falência do sistema penitenciário, entre outros), mostrando como a pressão e o sentimento de culpa invadem o cidadão comum brasileiro e o obriga a tomar atitudes impróprias e – até certo ponto – criminosas.

De certa maneira, a história de “Redentor” e de Célio é o retrato da vida de um brasileiro comum, que possui o desejo de melhorar de vida, o sonho de ter a casa própria, que tem que lidar com a desonestidade dos outros, que tem que encarar as tentações existentes dentro de cada um e que tem que, no final do dia, solucionar os problemas com aquele jeitinho brasileiro. Desculpando as fantasias e os devaneios criativos de Cláudio Torres (que acabam prejudicando o filme), “Redentor” é a maior prova de que cada ação possui uma conseqüência e Célio aprenderá isto da pior forma.
    Rafael V
    Rafael V

Redentor:
    Um espetacular filme brasileiro da Retomada, “Redentor”, com Pedro Cardoso (genial!), Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Fernanda Torres e Miguel Falabella. Drama e comédia ao mesmo tempo, criticando as condições de habitação de várias pessoas, na verdade, favelados, que não têm uma casa digna de morar, os sem-teto, problema grave do país, cujo o governo não oferece moradia decente e própria ao cidadão brasileiro, a tão sonhada casa própria. E a comédia fica por conta de Cardoso, que está bem tanto nas cenas cômicas, como nas dramáticas, mostrando o seu valor e talento como um ator completo. O filme tem efeitos especiais muito bons e uma dose de surrealismo que vem reforçar a idéia principal do filme. Vale a pena! Nota: 7.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

O filho de Fernanda Montenegro e Fernando Torres conseguiu arregimentar R$ 6,5 milhões e um elenco estelar para o seu projeto: Stênio Garcia, Tony Tornado, Mauro Mendonça, Lúcio Mauro, José Wilker, Domingos de Oliveira, Pedro Cardoso, Miguel Falabella, além dos seus prórprios pais. Tudo apontava para o sucesso, porém.... Bem, vamos ao enredo. Célio Rocha (Pedro Cardoso) é um jornalista que é convocado pelo seu redator, Noronha (Mauro Mendonça) a entrevistar o filho de um dos maiores nomes da construção no Brasil, Otávio Sabóia (Miguel Falabella). Essa incumbência deveu-se ao fato dos de Célio e Otávio terem sido amigos de infância. Na verdade, Otávio queria convencer Célio a escrever uma matéria favorável à sua pessoa, que estava mais mal falada que mulher da vida, já que um projeto imobiliário do seu pai, denominado Paraíso, na Barra da Tijuca, com mais de 800 unidades, não foi entregue aos seus compradores. Lembram-se da Encol? Qualquer semelhança não é coincidência. Célio nutria um asco especial por seu ex-amigo de infância, pois o seu pai (Fernando Torres) havia pago todas as prestações do apartamento 808 e não recebeu as chaves do seu imóvel. Mesmo assim, Célio escreveu uma matéria propícia aos interesses de Otávio Sabóia. Dessa forma, Otávio iria a Brasília e conseguiria o seu almejado escopo: um empréstimo com um ministro que já havia ajudado o seu falecido pai (Paulo Goulart). Assim, ele teria como entregar o Paraíso para os seus verdadeiros donos e, principalmente, tiraria o seu nome da lama. A meta do jornalista, cujo pai estava doente pelo fato de não ter recebido a sua propriedade, era testemunhar mais um esquema de corrupção envolvendo a alta cúpula governamental e denunciá-la na sua coluna no jornal. Quem está acompanhando estas mal-traçadas tem certeza que se trata de um filme de delação das mazelas sociais que afetam o nosso país. Mas, espere um pouco. Desde quando os atores Pedro Cardoso e Miguel Falabella servem para esse propósito? Eles são atores cômicos. A idéia de Claudio Torres provavelmente era justamente essa, usar essa idiossincrasia a seu favor na narrativa do filme. Só que a coisa não pegou. E para agravar ainda mais a situação, e daí o porquê do título do filme, a revelação mística que ocorre para Célio é totalmente despropositada. Não vou dar mais detalhes para não estragar o prazer da surpresa para aqueles que venham a assistir o filme. Na verdade, Claudio Torres tentou fazer um filme "polivalente", que fosse engraçado, denunciasse a corrupção e que tivesse uma dose de misticismo. Com efeitos sonoros e visuais raramente vistos na indústria cinematográfica tupiniquim, ele imaginou que o tiro seria certeiro...pela culatra.
    Rodrigo Mendes
    Rodrigo Mendes

Um filme que me impressionou muito, não esperei que fosse tão bom!!!Um filme que mistura muitos generos! Muito melhor que algumas super-produçoes americanas que eu assisti,como Alexandre.
    Lucas Leão Alves
    Lucas Leão Alves

O filme é muito bom. Oa atores são muito bons, o falabella e o cardoso estão impecáveis, porém a estória ficaria ainda melhor se do meio para o final não entrasse tanto na ficção.
    Daniel
    Daniel

De longe o melhor filme nacional de todos...roteiro excelente q preden o expectador do começo ao fim... além de efeitos especiais e maquiagem de causar inveja...recomendo a todos!
    Gerson M.
    Gerson M.

Enviada em 17 de janeiro de 2014
    Assisti no cinema, e por mais que não tenha sido um grande sucesso de bilheteria foi um filme que ficou marcado na minha memória e tem um enredo atualíssimo, vendo a exploração imobiliária descomunal que estamos vivendo.

Acredito que só não fez mais sucesso devido ao fato de que na época de seu lançamento os filmes brasileiros não eram tão populares como hoje.
    tiago
    tiago

É um ótimo filme, combinando comédia, com dramas pessoais, a gente se diverte muito assistindo a este filme! Belas atuações, belos enredos. Olhei o filme inteiro com um grande sorriso no rosto!
    ISGonçalves
    ISGonçalves

O melhor filme do Cláudio Torres, é uma pena que não foi sucesso de público! Todos estão muito bem, Miguel Falabella, Pedro Cardoso, Fernanda Montenegro, Camila Pitanga. Os efeitos especiais convencem e surpreendem já que o Brasil ainda é precário nessa área. Não podemos esquecer que o Fernando Torres apareceu pouco mais como sempre esteje excelente. Temos que da créditos a também excelente Fernanda Torres que ajudou o irmão no roteiro. O roteiro levou 6 anos para ficar pronto, o resultado foi uma obra genial. Parabéns Cláudio Torres, marcou um golaço!
    Maria e Danilo
    Maria e Danilo

Enviada em 7 de outubro de 2023
    Foi um bom filme, que me surpreendeu com reviravoltas na trama, puxando para uma ficção no final. Atores trabalharam bem em seus papéis.