Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco
    2,9
    Você assistiu Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 16 de agosto de 2013
    O Rio São Francisco é um rio que cobre grande parte do Nordeste brasileiro, afinal passa pelos Estados de Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia. Nos últimos anos, o rio virou objeto de polêmica devido ao projeto de transposição de suas águas. O Velho Chico, como ele é popularmente conhecido, também é a personagem principal de “Espelho D’Água”, filme do diretor Marcus Vinícius Cezar; ao lado de Sidó, uma canoa velha e que já navegou durante muitos anos pelas águas do rio.

A história do filme se passa na cidade de Penedo (Estado de Alagoas) e é contada por gente como a gente, pessoas comuns e das mais diversas, como o fotógrafo Henrique (Fábio Assunção), o remeiro Abel (Francisco Carvalho), uma lavadeira (Regina Dourado) e Tonho, o neto dela. Cada um deles sente o rio de uma maneira: Henrique o vê como um objeto de trabalho, já que ele pretende lançar um livro com fotografias do rio; Abel o enxerga como o símbolo de sua paixão por Sidó e de um tempo que não volta mais; a lavadeira o vê como o provedor de seu sustento e o local onde ela realiza suas tarefas diárias; e Tonho enxerga o rio como palco de suas brincadeiras e sonhos. No entanto, a visão romântica que estas personagens compartilham sobre o rio encobre um sentimento que os aflige: o Velho Chico não é mais o mesmo, está morrendo, suas águas estão rasas e ninguém faz nada para salvá-lo.

De certa maneira, o objetivo de “Espelho D’Água” é abrir os olhos das pessoas para a situação grave na qual o rio São Francisco se encontra. Mostrar a importância dos rituais religiosos e dos valores de fé do povo do interior do Nordeste também é uma constante no filme. Entretanto, isto já virou praxe em filmes cujas histórias se passam no interior do Nordeste (basta lembrar de “Central do Brasil”, “Abril Despedaçado” e “Lisbela e o Prisioneiro”). “Espelho D’Água” cumpre o seu papel até o ponto em que ganha destaque o desaparecimento de Henrique – após um acidente de barco – e a busca que Celeste (Carla Regina) iniciará até encontrar o namorado. É neste momento que o filme muda de foco e difunde a idéia de que a vida é curta e devemos aproveitá-la; ao mesmo tempo em que mostra a triste captura da imagem que representa a perda do sentido da vida de Abel, quando ele finalmente nota que não poderá mais desbravar as águas do Velho Chico na companhia inseparável de sua Sidó. É a sinalização do fim de uma etapa e o início de outra.
    Rafaela M.
    Rafaela M.

Enviada em 12 de novembro de 2012
    bom esse fillme er bom e isabela a canoa falante er pq la eles tinham essa crença de que os remeros falavam com suas canoas
    Isabela
    Isabela

Achei a história do filme muito fraca, a única coisa que vale a pensa é a fotografia do filme, isso sim ficou muito belo, de resto...o que era aquela canoa falante?
    Marcelo T.
    Marcelo T.

Enviada em 16 de maio de 2014
    Um filme maravilhoso, seja pelas imagens ou pelas tradições ribeirinhas visitadas pelos personagens.
    Impagável a cena em que Celeste assiste ao "espancamento" de um defunto!!
    Vale a pena!
    Sergio Rodrigo
    Sergio Rodrigo

Enviada em 17 de agosto de 2023
    O filme é muito lento.nao gostei,há inúmeras cenas desnecessárias deles que poderiam ser simplesmente cortadas porém eles quiseram deixar o filme maior e deu nisso