Gatão de Meia Idade
    Você assistiu Gatão de Meia Idade ?

1 Crítica do usuário

SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

O roteiro do filme foi baseado no personagem criado por Miguel Paiva (também co-roteirista), Claudio (Alexandre Borges), que é um designer de aproximadamente 40 anos de idade, abobalhado, regredido, enfim, infantilizado. Exemplo 1: ele domina o controle remoto da televisão para assistir desenhos da turma da Mônica, de Maurício de Souza, evitando, dessa forma, que a sua filha, Duda (Renata Nascimento) o atrapalhe. Exemplo 2: ao saber que sua ex, Betty (Julia Lemmertz) e sua filha estão prestes a se mudar para Miami com o novo namorado da primeiro, Aurismar (Antonio Grassi), vai literalmente para o colo de sua mãe. Claudio faz um inventário caótico sobre a sua vida sexual. O pior é quando ele parte para a generalização e faz a divisão e classificação do comportamento sexual feminino, de acordo com a faixa etárias feminina. Suas namoradas não têm um perfil único; vão desde adolescentes que ainda estão nas salas de aula do segundo grau tal como a sua filha, passam por motoqueiras sado-masoquistas como a personagem Sandrão (Cristiane de Oliveira) e avançam sobre mulheres que já passaram dos 40 anos, como a super-executiva de uma multinacional, Marisa (Ângela Vieira), dominadora e interessada apenas em manter relações sexuais extra-conjugais. È claro que não poderiam faltar as mesas de bar povoadas de amigos sabichões do universo feminino. Os personagens vão aparecendo sempre como uma forma de justificar as ações de Cláudio. Tudo gira em torno do gatão. A superficialidade dos personagens secundários e a forma como os mesmos são introduzidos na trama é que não tem pé tampouco cabeça. Dá a impressão de que o produtor resolveu trazer uma série de rostinhos "globais" e inserí-los de alguma forma no roteiro. Alguns dos diálogos são deprimentes, como por exemplo, quando Duda, a filha de 14 anos do gatão dá uma de psicanalista e diz que o controle remoto é a extensão do falo do pai. Valha-me Deus!!!! A trilha sonora, de Pedro Cintra, pode ser definida numa único adjetivo: amadora. Entra aquele teclado e invade as cenas como um cometa Halley caindo sobre a terra, sem sutileza alguma. O que salva o filme de um desastre total é a atuação de Alexandre Borges. O santista de nascimento é um excelente ator, principalmente em papéis cômicos, que humaniza o gatão. Talvez se Alexandre tivesse participado do roteiro o resultado seria outro.