Entreatos
    3,2
    Você assistiu Entreatos ?

Francisco Russo
    Francisco Russo

Independente de ser a favor ou contra, é inegável que Lula é um dos personagens mais ricos da história política brasileira. "Entreatos" explora justamente isto, a diversidade existente no Lula candidato, ainda antes dos desgastes naturais do cargo de Presidente. O filme apresenta uma mescla da esperança de uma classe política, do modo de ser do brasileiro, da pessoa pobre que venceu na vida, do ídolo de milhões de pessoas, tudo isto representado em Lula. Além disto, "Entreatos" possui também um frescor de otimismo, resultado justamente da campanha vitoriosa e, principalmente, de uma vitória que era aguardada por todos que estavam à sua volta. Porém, mais do que apresentar todas estas facetas de Lula, "Entreatos" explora também o que é uma campanha política no Brasil. Disseca a importância do marketing político, o dia-a-dia e as constantes viagens, a importância de pequenos detalhes, a preparação para debates. Apenas por este lado "Entreatos" já seria um documentário essencial para quem se interessa por política, mas consegue ir além justamente por ser Lula o personagem-tema. Caso fosse Serra, Garotinho, Ciro Gomes ou qualquer outro candidato, provavelmente o documentário mostraria o mesmo cotidiano. Mas, com Lula, ganha-se uma importância maior justamente pelo que ele representa. E isto não é algo apenas teórico, é perceptível no próprio documentário, pela reação das pessoas comuns, não ligadas à campanha, quando encontram com Lula. Talvez o maior exemplo disto seja o do carona no avião - um fato tão surreal que fica até mesmo difícil imaginar acontecer com qualquer outro candidato que não seja Lula. Por tudo isso "Entreatos" é um excelente documentário. Possui diversas situações hilariantes, provocadas justamente pelo bom humor do próprio Lula, e é revelador em várias questões políticas. Pode-se perceber, por exemplo, a importância que hoje possui vários integrantes do governo apenas pela sua aparição e participação na campanha política. E é também interessante por constatar as mudanças ocorridas naquele grupo, de quando ganhou as eleições até hoje, já governando o Brasil, dois anos após a campanha. Essencial para quem gosta e acompanha a política nacional.
    Urias M.
    Urias M.

Alem de ser o Lula, o protagonista, a sacada do documentário é ótima, pois está o tempo todo na campanha sem interferir. Participei de todas as campanhas pro Lula, mas o que quero registrar é sobreo olhar do diretor que foi de fato diferenciado. Recomendo!
    André Araujo
    André Araujo

Ao contrário do que se apregoa tanto por aí, não se aprende nada dos bastidores da política neste filme. É, sim, um retrato leve e divertido dos bastidores da campanha de Lula, mas nada realmente relevante vem a tona aqui. Excelente diversão que fornecerá material tanto para os defensores quanto para os críticos de Lula.
    Nahschneider
    Nahschneider

Gostei do documentário. É bom porque mostra como é que se faz uma campanha política, os bastidores de um programa eleitoral, a preparação para um debate. O melhor é que o protagonista foi o que ganhou aquela eleição de 2002. Esse comentário serviu tbm pras pessoas verem como é realmente o protagonista (ou o atual Presidente da República): uma pessoa simples, alegre, bem humorada e comunicativa mas tbm concentrada no que faz. Um filme indispensável pra quem se interessa em saber os bastidores de uma campanha política.