Caçadores de Obras-Primas
    3,6
    Você assistiu Caçadores de Obras-Primas ?

Enviada em 17 de fevereiro de 2014
    Eu me chamo Patty. Sou crítica de cinema aposentada. Contudo, continuo indo semanalmente ao cinema. É a minha igreja: "O cinema é meu pastor, e pipoca não me faltará." Assim como vocês, eu também Adoro Cinema! Portanto, quando soube da oportunidade de voltar a fazer minhas críticas, fiquei animadíssima.
    Fui então ver "Duck Tales: Os Caçadores de Aventuras", digo "Caçadores de Obras-Primas". Em Inglês é "The Monuments Men". De início, achei que tinha esse nome por causa do George, " O Clooney, what else?", e do Jean Dujardin. Ilusão, mera quimera!
    Então, o filme conta a história real, baseado no livro de Robert M. Edsel, do resgate de obras de arte saqueadas pelos nazistas para um futuro museu do Hitler. Esse maluco, patente alta, bigode curto, não gostava de Picasso, nem Paul Klee, dentre outras obras modernas que ele mandava destruir.
    Um ponto destacado no filme é a importância dos monumentos, da memória, de preservar a arte. Quando uma obra-prima é destruída, apaga-se um registro histórico, como se o artista ou a obra não houvesse existido. A questão principal do filme é se vale a pena sacrificar a vida pela arte. Eu digo que depende. Se a obra em questão fosse esse filme, eu deixava o Hitler botar fogo. Digo isso porque o filme não acontece. Ele se arrasta que nem fila de mercado no início do mês. Falta mais ação, acertar na comédia e uma pitada de romance. Quando a gente pensa que vai acontecer algo entre os personagens de Cate Blanchett e Matt Damon, por exemplo, nada ocorre, nem faísca. Se ao invés do Matt Damon, colocassem o George, duvido que a francesa resistiria.
    Antes que a artrite me ataque e eu tenha que terminar de digitar com o nariz, devo justificar as duas estrelas acima. Um estrela vai pelo elenco espetacular. O melhor desempenho fica por conta de Bill Murray . A outra estrela vai para o feito histórico desse homens que se arriscaram para salvar obras de arte. Termino na esperança que George Clooney volte a acertar no próximo filme. Amém!
    Rodrigo M.
    Rodrigo M.

Enviada em 4 de março de 2014
    Para quem gosta da história da segunda guerra e de filmes históricos vale a pena ver.
    Um drama misturado com doses de humor, atuações corretas, nada de especial.
    Algumas cenas onde a equipe toda está reunida como na bomba que pode explodir valem a diversão do ingresso como entretenimento.
    Esperava mais do filme antes de lançado, mas depois de uma analise melhor fui pro cinema esperando justamente o filme que eu vi, e isso não é ruim, mas também não é excelente.
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 4 de março de 2014
    Dar uma nota ou até mesmo criticar um filme com Obras-Primas no título é de certo modo peculiar, afinal a arte presente em tais obras-primas são consagradas, pinturas de Picasso, Da Vinci, Michelangelo e inúmeros outros gênios; e por serem incontestáveis me deixa desconfortável em tachar o filme Caçadores de Obras-Primas como Legal (apenas). É meu dever lhes contar o que não me agrada em um filme com atores dignos de serem obras-primas da sétima arte; primeiramente a visão norte americana do Terceiro Reich, e da Segunda Guerra Mundial, tendo os soldados dos Estados Unidos como os verdadeiros anjos e "bonzinhos", salvadores da pátria, e claro detonando a participação crucial de russos e soviéticos para derrotar o Fuhrer. Mas o filme passa longe de ser sobre a Segunda Grande Guerra, a história é voltada principalmente para o conceito da arte, e seu significado expressivo para um povo ou uma sociedade, e que sem ela a nossa cultura seria moldada de forma diferente, com conceitos e padrões diferentes. Não teríamos os experimentos de Da Vinci como o Homem Vitruviano para ser consultado e estudado, não teríamos a famosíssima e puríssima imagem da Madonna de Michelangelo. Voltando para película, o filme é dirigido e estrelado por George Clooney, pode ser esse um dos principais motivos que nos leva a um Deja Vú, e pensamos já ter visto esse filme, ou algo parecido; sim, com certeza já viu, Onze Homem E um Segredo, Doze Homens e Um Novo Segredo, etc. As piadas e muitos estratagemas são parecidos e o ritmo do filme não é nada surpreendente, nada de novo. A procura e caça a tais obras primas é interessante e com muito significado, mas muitas cenas reforçam o pensamento patriota norte americano, por exemplo o final nada surpreendente em que a bandeiro dos Estados Unidos está de ponta a ponta na telona. A ficha técnica e o elenco são de estrelas, muitas delas velhas conhecidas, como Bill Murray (interpreta uma das mais belas cenas da película) e John Goodman, e outras fazem parte do elenco estrelado de Hollywood, entre elas podemos destacar Matt Damon, George Clooney e a peça feminina do filme, e que traz a força da mulher e a importância delas na história da humanidade, Cate Blanchett (mais uma vez brilhante). Resumindo tudo, um filme para relaxar e se divertir sem nenhum compromisso com o show, por isso é bom relaxar e aproveitar essa bem feita reunião de amigos; muito superior a Os Mercenários diga-se de passagem.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 3 de agosto de 2014
    Uma abordagem diferente sobre a guerra, mas infelizmente Caçadores de Obras Primas decepciona.
    Claudio C.
    Claudio C.

Enviada em 15 de fevereiro de 2014
    Esse filme é uma prova de que Hollywood pode fazer filmes ruins. É monótono, confuso e faz a segunda guerra parecer brincadeira de criança ante a facilidade com que os "caçadores" vão desbravando os fronts de luta e cidades ocupadas e fazendo ressurgir os tesouros roubados pelos nazistas. Ilária é a cena em que um jovem e inseguro soldado alemão fica frente a frente com dois dos caçadores e acaba aceitando um cigarro, fuma com eles e vai embora sem disparar um tiro. Como eram bonzinhos estes nazistas...
    Não recomendo!
    Enviada em 29 de outubro de 2014
    Por ser um conto verdadeiro,confesso que fiquei bastante curioso pra saber da história.George Clooney reúne um bom elenco,que traz boas lembranças ao espectador.Traz novamente Bill Murray e John Godman.Entre eles ainda sobra um espaçinho para as estrelas,Matt Damon e Cate Blanchett,e o grande Jean Dujardin,que desde O Artista,estava sumido.Pois bem,Caçadores de Obra Prima,se rende a uma história focada no assunto,por muitas das vezes bem dialogadas.Fazendo com que o filme se torne bastante chato,e sem ânimo.Os momentos de comédia são bem raros,ficando por conta de Murray e Godman.O restante do elenco,se divide em fracas atuações,que não tem nenhum tipo de progresso.
    ymara R.
    ymara R.

Enviada em 3 de maio de 2014
    Com todo o respeito que críticos de cinema merecem e criticos leigos tb.. eu acho que o filme é excelente dentro da proposta real dele.. trata-se de um historia verídica.. sem muita margem pra devaneios.. ( como alguns sugeriram).. me passou claramente a imbecilidade da guerra e a inutilidade dela no final ( da guerra) fica ainda mais gritante.. os alemaes se retirando e um menino de uns 10 anos com uma arma e muniçao atirando em soldados.. É claro que numa situaçao de matar ou morrer, obras de arte nao tem nenhuma importancia.. e mesmo no final da tal guerra.. nao tinha importancia pra ninguem.. apenas para os envolvidos na missao.. o filme é chato? é... claro que é.. o assunto é chato? é claro que sim.. mas o resultado ..salvar as maravilhas das obras que foram salvas.. valeu o esforço do Clooney para fazer o registro devido desta missao..ate porque so o livro nao teria tanta abrangência ( eu acho).( o elenco excelente, a fotografia tb..) mas o filme é chaterrimo! ( sem falar na confusao que fazem entre arte sacra e fé né? 99% da arte sacra foi feita por ateus)
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 7 de abril de 2021
    Baseado no livro "The Monuments Men", do historiador Robert Edsel,confesso que não conhecia essa parte da história,filme é cultura sim!
    O filme foi dirigido por Clooney e ele lógico,é o líder do grupo.
    Um elenco desses,baseado em fatos reais e o filme não empolga apesar de muitas explosões.
    Parece que faltou ação,mas na verdade depois que vi o filme,li que as obras não foram resgatadas naquele desespero que aqui,quiseram passar.
    O foco somente nas atrocidades e roubos dos nazistas,foi também bem apelativo aqui,pois na realidade,eles não concordavam com obras de arte moderna e aí sim,queimaram e destruíram muitas desse tipo.
    Hitler era pior do que eu imaginava,ô homem ruim!
    O Damon preso na mina foi muito louco.
    A Claire uma verdadeira apaixonada pelo que se faz,que mulher!

Citações:

"Podem exterminar a toda uma geração, derrubar suas casas e ainda assim o povo seria capaz de refazer-se.
    No entanto,se destroem suas obras,sua história,é como se nunca tivessem existido,seriam cinzas no ar."

"Não é trágico alguém morrer fazendo aquilo que gosta."
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 12 de março de 2019
    George Stout (George Clooney) é um oficial do exército americano e conservador de obras de arte das mais várias épocas e formatos. Durante atuação na segunda grande guerra, Stout propõe a seus superiores a criação de um grupo com objetivo de resgatar obras de arte roubadas pelos nazistas e colocadas em risco de serem destruídas.

CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS é um filme leve e com doses de humor distribuídas ao longo de quase 2h e que desenvolve sua narrativa calcada por elementos reais da história mundial. Por si só, a ideia proposta já soa interessante do ponto de vista cinematográfico, entretanto, o elenco gabaritado ainda serve de incentivo para a obra que, às vezes falha pelo ritmo moroso, mas se constrói bem graças à ideia maior de retratar um outro lado da canhestra guerra proposta por Adolf Hitler. A guerra é apenas um pano de fundo servindo como elemento pontuador, deixando o entrosamento da equipe e a perseverança alcançar o sucesso.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 14 de agosto de 2015
    Um filme médio com um grande elenco, mas com um ritmo lento e deixa a desejar. Destaque para Cate Blanchett, impecável como sempre nas suas interpretações.