Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Missão Impossível - Nação Secreta
    Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Missão Impossível - Nação Secreta" e da sua filmagem!

    De volta

    Como não poderia deixar de ser, Tom Cruise interpreta o agente Ethan Hunt pela quinta oportunidade.

    Preso no avião

    Tom Cruise realizou a sequência em que Ethan Hunt fica pendurado do lado de fora de um avião (o Airbus A400M) sem o uso de efeitos especiais ou dublê. Em certos momentos, ele ficou suspenso na aeronave cerca de 5.000 pés no ar (1,5 km).

    Direção sem dublê

    Tom Cruise e Simon Pegg realizaram todas as suas cenas de condução.

    Contudido

    Tom Cruise machucou-se seis vezes durante as filmagens.

    De volta onde tudo terminou

    O filme começa exatamente de onde Missão Impossível - Protocolo Fantasma (2011) parou, que termina com Ethan preparando sua equipe para investigar o Sindicato, a misterioso e antagônica organização deste filme.

    Lançamento adiantado

    A data original de lançamento foi marcada para 25 de dezembro de 2015. No entanto, a Paramount adiantou a data de lançamento para 31 de julho (EUA), a fim de evitar a competição com 007 Contra Spectre (2015) e Star Wars - O Despertar da Força (2015).

    Problemas no vôo

    Tom Cruise declarou em uma entrevista que era sua intenção fazer as própria cenas pendurado no Airbus A400M, de maneira a superar a si mesmo após a proeza de subir o Burj Khalifa no filme anterior. No entanto, sua ideia levantou objecções devido à segurança pela tripulação. Sendo ele mesmo um piloto certificado, o ator queria obter a sensação de estar do lado de fora, na ala ou na lateral do avião. Um grande obstáculo para as filmagens seriam colisões com aves e resistência ao vento na decolagem. Para registrar a ação, foi construído e montado, na asa esquerda do avião, uma resistência ao vento para a câmera. Um outro problema seria manter os olhos de Cruise abertos, devido a força do vento e partículas no ar, de modo que seu oftalmologista projetou uma lente especial que cobrisse todo o seu globo ocular. Oito takes foram feitos. Christopher McQuarrie estava bastante preocupado que o ator pudesse entrar em pânico de repente, mas foi assegurado por Cruise para não interromper a filmagem até que ela tivesse sido concluída.

    Sindicato

    O Sindicato, a organização do mal que é apresentada no filme, foi antagonista regular na série de TV Missão Impossível (1966). Houve uma breve menção da instituição na cena final de Missão Impossível - Protocolo Fantasma.

    Presentes na franquia

    Tom Cruise e Ving Rhames são os únicos atores que aparecem em todos os cinco filmes da franquia.

    O melhor motorista

    O coordenador de dublês disse a Simon Pegg que Tom Cruise faria todas as cenas de condução, pois, segundo ele, não há qualquer motorista melhor do que ele.

    Contagem regressiva

    O lançamento nos cinemas IMAX teve uma contagem regressiva especial Missão Impossível, ao invés do estilo tradicional antes de cada filme.

    Conflitos de agenda

    Paula Patton e Maggie Q foram escaladas para reprisarem seus papéis de Missão Impossível - Protocolo Fantasma e Missão Impossível 3 (2006), respectivamente. Porém, ambas as atrizes abandonaram o projeto devido a conflitos de agenda.

    Disputa de subtítulos

    O subtítulo do filme ("Rogue Nation" em inglês) provocou um pequeno conflito entre a Paramount e a Disney, que anunciou o spin-off antalógico de Star Wars intitulado "Rogue One" (em inglês), com lançamento para 2016, ao mesmo tempo. Ambas as empresas chegaram a um acordo: em troca do uso do título, a Disney não promoveria ou lançaria qualquer material promocional de seu filme até o longa da Paramount ser lançado.

    O carro dos mocinhos e vilões

    Todos os mocinhos no filme conduzem carros da BMW. Os vilões dirigem ou Audi, Mercedes ou Range Rover.

    Benedict para vilão

    Benedict Cumberbatch foi o primeiro a ser considerado para interpretar um vilão.

    108

    O terminal com o cofre subaquático que Ethan precisa acessar é 108. Este número aparece em grande parte das produções Bad Robot, talvez a mais famosa seja Lost (2004), onde origina a soma da infame sequência numérica (4, 8, 15 , 16, 23, 42).

    Membros de franquias

    No primeiro Missão Impossível (1996), todos os membros da equipe IMF de Ethan integraram, ao menos, uma franquia.

    Diretores diferentes

    Cada filme da série é dirigido por um cineasta diferente, seguindo: Brian De Palma, John Woo, JJ Abrams, Brad Bird e Christopher McQuarrie para o primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto longa, respectivamente.

    Primeira escolha

    Jessica Chastain foi a primeira escolha para o papel principal feminino, mas recusou pois não lhe agradou a perspectiva de passa seis meses treinando para o papel. Esta é a segunda vez, depois de Oblivion (2013), que Chastain não aceita o convite para um filme de Tom Cruise. Rebecca Ferguson era, unanimemente, a segunda escolha já que, o estúdio, Cruise e Christopher McQuarrie gostaram de seu trabalho em The White Queen (2013).

    Gravado

    Ethan recebe sua nova missão via gravação - esta foi uma das primeiras formas utilizadas para tal feitio na série de TV.

    Foi para Tomorrowland

    A princípio, os produtores do filme queriam o retorno do diretor de Missão Impossível - Protocolo Fantasma, Brad Bird. Bird recusou a oferta para comandar Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015). Christopher McQuarrie foi, então, escalado pelos produtores a pedido do protagonista da franquia, Tom Cruise.

    Recorde mundial de apnéia

    O recorde mundial de apnéia é de 11 min e 35 seg para homens e 9 min e 02 seg para as mulheres. No entanto, estes registos só podem ser alcançados quando se está completamente deitado, a fim de reduzir a quantidade de oxigénio consumida pelo corpo.

    Salve Ingrid Bergman

    Rebecca Ferguson tem uma notável semelhança com a saudosa colega de profissão sueca, Ingrid Bergman. A personagem de Ferguson neste filme é nomeada Ilsa Faust, uma referência a personagem de Bergman, Ilsa Lund, em Casablanca (1942), uma européia que se apaixona por um americano; e a lenda alemã Faust, onde o personagem-título faz um acordo malfadado com o diabo. Ambos os personagens prenunciam o papel de Ilsa Faust no filme. "Rogue Nation" também tem uma sequência gravada em Casablanca protagonizada por Ferguson; A primeira celebridade pela qual Tom Cruise teve uma paixonite, foi Bergman em Interlúdio (1946).

    O carro de Bond. James Bond

    Próximo ao final do filme, antes da cena do leilão em Londres, uma tomada exterior do edifício e seu estacionamento parecem mostrar um Aston Martin DB5 prata/cinza estacionado entre os carros. Esta é uma homenagem ao espião, com sede em Londres, James Bond, que dirigiu o mesmo veículo em diversos filmes da franquia 007.

    Bravo Eco 1-1

    O codenome de Ethan Hunt no filme é "Bravo Eco 1-1", assim como no primeiro Missão Impossível.

    Cinco anos

    Tom Cruise é apenas cinco anos mais novo, neste filme, do que Jon Voight era no primeiro longa da franquia.

    Mais um

    Jeremy Renner assinou contrato para mais um filme, após Nação Secreta.

    Trocou Agente por Agente

    Tom Cruise foi convidado à estrelar o papel de Napoleon Solo em O Agente da U.N.C.L.E. (2015), mas retirou-se, a fim de fazer este filme.

    BMW

    Segundo "Missão Impossível" em sequência, a fazer propaganda de produtos BMW, neste filme, o BMW 3-série de 2016.

    Crédito compartilhado

    No divulgação inicial do longa, constava nos créditos "Escrito por Christopher McQuarrie", mas McQuarrie recebeu o crédito por roteiro e história compartilhada com Drew Pearce, após uma arbitragem realizada pelo Writers Guild of America.


    Câmera nova

    O primeiro filme lançado que inclui filmagens da nova 6.5K Alexa 65 câmera da Arri, que foi usado para as sequências debaixo d'água. Outros filmes como O Regresso (2015), Snowden (2015) e Alice no País das Maravilhas 2 (2016) foram os primeiros a gravarem, mas serão lançados mais tarde.

    10 dias para 90 segundos

    Levou-se 10 dias para filmar a sequência do avião envolvendo Tom Cruise suspenso na aeronave. No entanto, a duração da cena é de apenas 90 segundos.

    Composição musical

    Joe Kraemer foi contratado para escrever uma cançaõ para o filme. O compositor já havia trabalhado com Tom Cruise e Christopher McQuarrie em Jack Reacher - O Último Tiro (2012).

    Suecos

    A língua falada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson) e Janik Vinter (Jens Hultén) no início e no final do filme é o sueco. A Suécia é país de origem de ambos os atores.

    De origem espanhola

    O avião A400 usado no filme, foi construído em Sevilha (Espanha) e levado especialmente para as filmagens no Reino Unido. Curiosamente, o ator que interpreta o piloto da aeronave (Mateo Rufino) nasceu na cidade.

    Impossible Mission Force

    Durante a sequência do tema de abertura, onde trechos da missão que está por vir são mostrados, é exibido rapidamento o dizer "Impossible Mission Force" em fólio preto com letras em ouro. A expressão foi usada na série original, quando a equipe era selecionada no início de cada episódio.

    Acidente aéreo

    O aircraft do qual Tom Cruise pula no início do filme é um Airbus A400M. Destinado a substituir o C-130 Hercules, apenas uma dúzia dessas máquinas tinham sido entregues no momento da filmagem e um acidente durante um vôo de teste na Espanha, que matou toda a tripulação, atrasou ainda mais o programa.

    Segunda colaboração

    Segundo filme de Tom Cruise e Alec Baldwin juntos. O primeiro foi Rock of Ages - O Filme (2012).

    Missão Impossível e 007

    Esta é a segunda vez desde 2006, que os filmes das franquias Missão Impossível e 007 são lançadas no mesmo ano. Missão Impossível 3 e 007 - Cassino Royale foram lançados no mesmo ano (2006) e, agora, Missão Impossível - Nação Secreta é lançado no mesmo ano que 007 Contra Spectre (2015). Tanto em 2006 quanto em 2015, os atores que retratam os protagonistas de cada série ainda são os mesmos (Tom Cruise como Ethan Hunt e Daniel Craig como James Bond).

    Duas semanas de antecedência

    O filme foi finalizado às 2h da manhã do dia 18 de julho de 2015, menos de duas semanas antes de seu lançamento [nos EUA].

    Ópera

    Segundo filme a contar com um agente secreto lutando nos bastidores de uma ópera na Áustria. Daniel Craig como James Bond o fez primeiro em 007 - Quantum of Solace (2008), durante a exibição de Tosca no Bregenz Lake Stage.
    Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
    • Coringa (2019)
    • O Irlandês (2019)
    • Parasita (2019)
    • Cinquenta Tons de Cinza (2015)
    • Superação - O Milagre da Fé (2019)
    • A Cinco Passos de Você (2019)
    • Como Eu Era Antes de Você (2016)
    • O Rei Leão (2019)
    • Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)
    • Nós (2019)
    • Cinquenta Tons de Liberdade (2018)
    • Em Ritmo de Fuga (2017)
    • Vingadores: Ultimato (2019)
    • A Vida Invisível (2018)
    • It - A Coisa (2017)
    • Os Parças (2017)
    • O Rei (2019)
    • Milagres do Paraíso (2016)
    • Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
    • Extraordinário (2017)
    Back to Top