Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Marina Abramovic - A Artista Está Presente
    Críticas AdoroCinema
    5,0
    Obra-prima
    Marina Abramovic - A Artista Está Presente

    Retrato da alma

    por Lucas Salgado

    São inúmeros os documentários sobre importantes nomes das artes. Existem filmes ruins, mas também são vários os que são bem sucedidos em contar a história por trás de um artista. No entanto, são raros os filmes como Marina Abramovic: Artista Presente. Não se trata de uma obra sobre Marina Abramovic, mas sim uma sobre a essência de Marina Abramovic e sua obra. 

    Foto - FILM - Marina Abramovic : The Artist Is Present : 200379Se você deseja saber onde ela nasceu, cresceu e estudou, este não é um filme para você. Aqui, o que vemos é um retrato amplo sobre a personalidade da artista. Corajosa, como demonstra em sua obra, ela abre as portas de sua vida para uma equipe de filmagens e deixa ser retratada em momentos íntimos. Vemos ela cozinhando, recebendo visitas em casa e até mesmo tomando banho. A câmera, no entanto, em momento algum parece intrusiva. Ela foi convidada para estar ali e o espectador, ao final, recebe tudo com a maior naturalidade.

    Abramovic é um dos nomes mais respeitados na arte da performance. No primeiro semestre de 2010, foi convidada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, conhecido popularmente como MoMA, para realizar uma retrospectiva de sua obra. Ela aceitou o desafio e decidiu relembrar algumas de suas mais famosas peças. Para tanto, convida artistas jovens para realizarem performances marcantes em sua trajetória. O principal destaque da exposição não teve nada de retrospectiva, ela desenvolveu um novo conceito e por três meses, por várias horas do dia, simplesmente ficava sentada em uma cadeira enquanto várias pessoas passavam pela cadeira em sua frente. Por alguns momentos, os olhos se cruzavam. Daí nasce o título do filme e da exposição: Artista Presente.

    São diversas as cenas em que o espectador precisará enxugar os olhos, em especial no reencontro entre a artista e seu parceiro Ulay, com quem não falava há mais de 20 anos. 

    Foto - FILM - Marina Abramovic : The Artist Is Present : 200379O documentário, produzido para a HBO, mostra bem como foi a exposição e tem como principal mérito o fato de emocionar quem jamais tinha ouvido falar na artista. Cada pessoa reage de uma forma diferente quando colocada em frente à Abramovic. Da mesma forma, é possível que muitos experimentem reações opostas diante do filme. Mas uma coisa é certa: ninguém vai passar "ileso" pela obra. 

    O diretor Matthew Akers se sai muitíssimo bem em sua primeira experiência com longas. Ele foge da estrutura convencional do documentário. Conta, sim, com uma série de depoimentos de pessoas ligadas à personagem principal, mas dá muito mais destaque para a produção e execução da mostra no MoMA.

    Trata-se de uma verdadeira experiência, que merece ser conferida não apenas pelos fãs da artista ou por aqueles familiarizados com a arte performática. É de emocionar a forma com que trabalha com jovens profissionais e também o modo com se entrega para novas experiências. A narrativa é elegante, assim como Marina. É curioso que um dos entrevistados destaca a forma como ela se apaixona por todas as pessoas que conhece e que a recíproca é a mesma. Marina Abramovic: The Artist is Present (no original) ratifica esta característica apaixonante.

    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema

    Comentários

    Mostrar comentários
    Back to Top