Ai Weiwei: Sem Perdão
    • Télérama
    • Variety

New York Times

por Manohla Dargis

Um retrato íntimo do artista e uma imagem desfocada do país em que ele vive, cria e luta, o filme é recheado com cabeças pensantes inteligentes, material de arquivo [...] e cenas do Sr. Ai falando, comendo e enviando infinitas mensagens no Twitter.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Critikat.com

por Benoît Smith

Não é sempre que a frase "documentário engajado" soa como algo diferente da publicidade de um kit de imprensa. É sem demonstração, mas sem ambiguidade, de forma honesta e consciente, que Alison Klayman segue os passos de uma obra de dissidência política através da arte.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

É um filme em que o objeto é, ao mesmo tempo, o artista e a sua arte, que busca captá-los como um todo. Uma questão decisiva é, naturalmente, o que é arte? E Weiwei não se esquiva em momento algum de oferecer pistas sobre o que pensa de sua atividade, embora sugira mais do que defina [...]

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

Preso por 81 dias em 2011, Weiwei, filho de um célebre poeta também dissidente, tem sua conturbada trajetória exposta em documentário bem editado e assumidamente reverente que expõe, sem meios tons, sua luta por mais liberdade de expressão.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por David D'Arcy

"Ai Weiwei: Sem Perdão" segue a batalha do proeminente artista satírico com as autoridades chinesas, que estão determinadas a mantê-lo quieto. O documentário vai ser tanto um embaraço para o governo de Pequim, quanto uma homenagem ao seu personagem.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por John DeFore

Ela [Alison Klayman] parece muito mais interessada em suas atividades políticas - que, para ser justo, mantiveram ele nos noticiários - do que no desenvolvimento cronológico da arte que o levou a proeminência.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Yasmine Youssi

Continuamos insatisfeitos com este documentário sem grande originalidade, mal concebido, e nem sempre muito arrumado [...] É, no entanto, essencial para entender a abordagem do artista dissidente, e arquiteto, um mestre na arte de usar a internet e as redes sociais.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

Com um acesso incrível e a plena participação do seu objeto, Alison Klayman apresenta uma significativa e, ao mesmo tempo, dispersa introdução ao astro, artista-ativista, chinês.

A crítica completa está disponível no site Variety