Uma Viagem Extraordinária
    • Critikat.com
    • The Guardian

Almanaque Virtual

por Raíssa Rossi

Apesar de ser um projeto cinematográfico um pouco inferior aos que o precederam, ainda assim é encantador, como não poderia deixar de ser. Um filme que une o sentimentalismo aflorado da narrativa ao mundo extraordinário da imaginação da alma infantil de Jeunet, tão genuíno quanto a jornada de T.S. Spivet.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinemascope

por Lívia Fioretti

Sem deixar de incluir suas características principais – personagens estranhos, atores repetidos, perfeccionismo, cores exageradas, humor infantil e uma quedinha pelo surreal – [Jean-Pierre] Jeunet não perdeu a simpatia em momento algum e contradisse completamente o estereótipo de que franceses são mal educados.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Rolling Stone

por Hamilton Rosa Jr.

O filme funciona como uma alegoria sobre a propensão do homem de viver cada vez mais em um mundo em terceira pessoa. O diretor põe um espelho na frente da plateia e nos convida a olhar para nós mesmos.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

É um pouco antiquado para os garotos atuais, perdidos em outras tecnologias e prazeres mais imediatos. [...] De qualquer forma, é um filme contracorrente, belo e encantador, que conseguiu me encantar.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Fionnuala Halligan

"Uma Viagem Extraordinária" é um filme familiar espetacular e carinhoso, contando a história de um garotinho que faz uma fantástica jornada pelos Estados Unidos em ótimo 3D.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Jonathan Holland

Apesar de suas falhas, o sucesso internacional desse filme de arte parece certo para esse divertido, comovente e visualmente deslumbrante longa sobre as tentativas de um menino prodígio de entender sua família estranha e um mundo ainda mais estranho.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

A viagem é ao mesmo tempo eufórica e melancólica. A tristeza marca o filme, que abre espaço à fantasia. O tom é grave e leve. Mas é exatamente disso que Jeunet trata: a estranheza dos seres, das coisas e da vida.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

"Uma Viagem Extraordinária" é o perfeito material para Jeunet fazer o uso do 3D, oferecendo um banquete de imagens incríveis, ideiais para o caráter divertido do livro original.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Guilherme Augusto

Mesmo com a insistência em fazer um filme família, [Jean-Pierre] Jeunet é competente ao envolver o público nesta emocionante história, até tendo um momento “Wes Anderson” quando derruba a quarta parede para mostrar a preparação de T.S. para a viagem.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

Muito da história funciona com base na peculiar excentricidade de seu núcleo familiar, e no encanto do garotinho, um talento natural diante das câmeras, uma mistura singular de graça, fragilidade e ternura, além de uma esperteza toda especial.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Danilo Fantinel

De uma forma geral, o longa tem um tom ingênuo que pode parecer desconexo com a contemporaneidade. Porém, talvez resida nele a efetiva capacidade crítica social...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

Esse último trabalho é, afinal de contas, o filme mais infantil do diretor, que mesmo em obras anteriores conseguia articular ritmos e imagens capazes de absorverem a atenção de crianças.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

[Jeunet] dá ao filme um sentido de aventura (como indica o título) e consegue bom resultado com a trip do geninho para receber um prêmio. É gracioso. Às vezes demais. Mas assim é Jeunet. Pegar ou largar.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

Como em "Amélie Poulain", há uma pátina de sentimentalismo que recobre todo o material e impede que se alcancem os sentimentos verdadeiros que estão por baixo. Ou, em outras palavras, "A Viagem Extraordinária" é sabotado pelo excesso de fofura.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Simone Zuccolotto

O universo pessoal infantil se dilui no trajeto por aspectos da mitologia da América, que, apesar de bons momentos, é atravessada por personagens pouco expressivos e em ritmo moroso.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Natália Bridi

[O filme] é tão deliberadamente bonitinho que se torna vazio. Ou redundante (com o diretor constantemente colocando na tela o que o narrador acaba de dizer).

A crítica completa está disponível no site Omelete

Critikat.com

por Louis Blanchot

O fracasso total deste brinquedo onírico-folclórico se manifesta principalmente nas asfixiantes paisagens americanas. São paisagens reais, de terra e rochas, mas que parecem de papelão colorido, onde nada respira. Vale lembrar que o 3D apenas aumenta a desagradável experiência...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Guardian

por Peter Bradshaw

É uma mistura super forte de algo engraçadinho, com um quilo de coisas esquisitas e um galão de imagens coloridas. Algumas pessoas adoram esse tipo de coisa. Para mim, é como beber uma mistura de chocolate derretido, suco e limão e produto de limpeza.

A crítica completa está disponível no site The Guardian