Spring Breakers - Garotas Perigosas
    Bom
    Spring Breakers - Garotas Perigosas

Juventude perdida

por Lucas Salgado

Muita gente vai assistir à Spring Breakers - Garotas Perigosas procurando ver o tal projeto polêmico com cenas picantes das jovens estrelas mirins Vanessa HudgensSelena Gomez. Felizmente, o filme é bem mais do que isso. Se alguns vão assisti-lo como uma espécie de filme-fetiche, é certo que muitos mais aproveitarão da trama forma e interessante da produção, que comete seus pecados, mas não deixa de tentar.

Hudgens e Gomez se juntam à Ashley BensonRachel Korine na pele de quatro garotas inconsequentes que desejam curtir o período de recesso escolar da primavera, conhecido como spring break nos Estados Unidos, onde jovens costumam ir para regiões com praia, em especial na Flórida, para aproveitar o "verão" fora de hora.

O quarteto não consegue juntar o dinheiro para a viagem e acaba decidindo roubar uma lanchonete para conseguir a grana. Elas, então, embarcam para o litoral, dispostas a aproveitar ao máximo o período de férias. O principal mérito do filme é em dar personalidades diferentes a cada uma das garotas. Sim, todas querem farrear, mas umas estão mais dispostas a ultrapassar seus limites do que outras. Selena Gomez é a mais certinha e cumpre bem o papel, enquanto que Hudgens e Korine são as mais radicais.

O onipresente James Franco interpreta Alien, um rapper/traficante que entra na vida das jovens e contribui para jogá-las em uma jornada quase que sem volta. O ator está bem, embora seja um personagem extremamente caricato. O mérito do roteiro foi colocá-lo como alguém realmente envolvido com as garotas e não apenas como o cara mau que quer se aproveitar delas.

Dirigido por Harmony Korine, que fez sua estreia nas telonas como ator no polêmico Kids, Spring Breakers é um longa com o astral bem jovem. Abusa da fotografia estilosa, com a câmera buscando ângulos estranhos, e tem uma trilha sonora bem elétrica, que busca fazer da obra uma interessante experiência visual. Em alguns momentos, peca pelo exagero.

A presença de jovens estrelas pop, que poderia ser um problema, acaba sendo um dos méritos da produção, uma vez que elas não estão desperdiçadas e possuem personagens de verdade. O roteiro de Harmony Korine tem algumas falhas, mas que não são o suficiente para tirar a atenção do espectador. Ao final, o certo é que nos deparamos com uma produção envolvente e que não perde o gás.

Trata-se de um longa sobre uma juventude perdida. Ou pelo menos sobre uma juventude diante da perdição. Mas, surpreendentemente, a conclusão que chegamos é que nem tudo está perdido para Vanessa Hudgens, Selena Gomez e companhia. Elas realmente podem vingar como atrizes.

Filmes de 18 anos raramente são uma comédia
      Eu achei super confuso
      humilhação lésbica? Ta vendo mt BDSM viu
    • Arnaldo F
      O filme é muito ruim.Engraçado ler pessoas esnobes declarando que arte é assim mesmo... gzuis.Interessante as referências a Kids, que não é nenhuma obra-prima inesquecível, mas é muito bom. Antes de mais nada, Kids não é moralista nem melodramático, apenas é. Ponto.Em Spring Breakers, o diretor insiste em mostrar o prazer como descontrole, perdição, de uma forma ultra melodramática.As cenas dos jovens se divertindo na Florida, repetidas em slow motion à exaustão, são demonizadoras. Puritanas. Parece um documentário feito pelo Law&Order SVU para ser exibido nas escolas. Não caia nessa devassidão que você vao se perder. Ah, vá te catar, puritano de m...Juro que pensei ser um filme cristão, desses que às vezes a Sessão da Tarde exibe (uma família indiferente a Cristo em crise, um personagem cético que debocha da religião e personagens cristãos que aos poucos levam a família indiferente para o caminho de Cristo e a tiram da crise - 99% dos roteiros são assim). Há uma indústria cristã de produção audiovisual nos EUA, que a IURD quis reproduzir por aqui...ODEIO puritanismo. E o filme é escancaradamente puritano.A segunda coisa que pensei é como se trata, também escancaradamente, de um filme feito para excitar homens heterossexuais. De maneira nada puritana. Nunca havia visto isso antes.As meninas passam todo o começo do filme (só consegui assistir até a cena em que Alien conversa com as duas depois da fiança) em trajes mínimos se esfregando, se alisando, simulando beijos...O que é muito curioso, porque no começo duas delas declaram desejar um pênis, até desenham um e simulam um boquete.Mas o que, homens passam rápido e desfocados nas cenas de descontrole festeiro, sem a câmera se deter em nenhum, sem cenas de sexo real, sem casais, sem pênis nenhum. Tudo sempre acaba no quarteto feminino se esfregando. Sempre.Fosse a diretora mulher, eu pensaria em um interessante (mas um tanto forçado) enredo lésbico. Sendo um homem, é só o velho sexismo travestido de arte (hahahaha arte... hahahaha).Para terminar, nada poderia ser mais infantil, mais primário, mais BABACA que caracterizar o trio de machos (que vão levar de vez o quarteto à perdição) como três homens repugnantes, de dentes metálicos, repugnantes. Os gêmeos parecem saídos de uma propaganda nazista de pessoas degeneradas. Franco está irreconhecível.Baita contraste com as quatro gatas eternamente de biquíni.Aquela coisa de vilão tem de ser feio.As meninas vindas da Disney devem ter se sentido em casa...
    • Ricardo Ricardão
      Cara, eu cheguei a pensar q eu veria uma humilhação lésbica na cena q vc falou, do on your motherfucking knees! Delícia!!
    • Pedro Malta
      Assiti Garotas Perigosas p/ curtir o filme, p/ sair um pouco da realidade! quer realismo, vá ver Datena na TV! kkkk
    • Diego
      Gostei do filme, é para um gênero especifico de públicos, algumas pessoas não vão entender nada vão achar o filme sem conteúdo vazio mas pra quem curte cinema e vê alem do que esta sendo mostrado vai achar um bom filme ( Cena do Piano ) sensacional!!!
    • Fernando A
      Adorei as cenas de nudez; a cena de Alien tocando Everytime ao piano, ao mesmo tempo em que vemos a seqüência de assaltos e outros crimes feitos por ele e três das garotas (um trecho que gostei pela ironia), gostei da música final e adorei até mesmo a simulação de assalto, quando duas delas tentaram ensinar a Faith (Selena Gomez) como render e roubar alguém - e devo confessar que achei excitante o grito Get on your motherfucking knees, bitch!, nessa parte (Hehehehe!)... Também curti de montão a surub@ entre as duas loiras e Alien!Só achei meio forçada a seqüência final, do ataque à casa de Big Arch, onde Alien - um bandido experiente - é o primeiro a cair morto, enquanto as duas garotas que ficaram (criminosas praticamente estreantes) detonam sozinhas com toda a gangue de Arch - bem como com o próprio. Mas amei o filme!
    • Fernando A
      Elas não mataram Alien (James Franco). Ele foi morto ao entrar com elas no covil de Big Arch, concorrente de Alien.