Spring Breakers - Garotas Perigosas
    Bom
    Spring Breakers - Garotas Perigosas

Juventude perdida

por Lucas Salgado

Muita gente vai assistir à Spring Breakers - Garotas Perigosas procurando ver o tal projeto polêmico com cenas picantes das jovens estrelas mirins Vanessa HudgensSelena Gomez. Felizmente, o filme é bem mais do que isso. Se alguns vão assisti-lo como uma espécie de filme-fetiche, é certo que muitos mais aproveitarão da trama forma e interessante da produção, que comete seus pecados, mas não deixa de tentar.

Spring Breakers - Garotas Perigosas - FotoHudgens e Gomez se juntam à Ashley BensonRachel Korine na pele de quatro garotas inconsequentes que desejam curtir o período de recesso escolar da primavera, conhecido como spring break nos Estados Unidos, onde jovens costumam ir para regiões com praia, em especial na Flórida, para aproveitar o "verão" fora de hora.

O quarteto não consegue juntar o dinheiro para a viagem e acaba decidindo roubar uma lanchonete para conseguir a grana. Elas, então, embarcam para o litoral, dispostas a aproveitar ao máximo o período de férias. O principal mérito do filme é em dar personalidades diferentes a cada uma das garotas. Sim, todas querem farrear, mas umas estão mais dispostas a ultrapassar seus limites do que outras. Selena Gomez é a mais certinha e cumpre bem o papel, enquanto que Hudgens e Korine são as mais radicais.

Spring Breakers - Garotas Perigosas - FotoO onipresente James Franco interpreta Alien, um rapper/traficante que entra na vida das jovens e contribui para jogá-las em uma jornada quase que sem volta. O ator está bem, embora seja um personagem extremamente caricato. O mérito do roteiro foi colocá-lo como alguém realmente envolvido com as garotas e não apenas como o cara mau que quer se aproveitar delas.

Dirigido por Harmony Korine, que fez sua estreia nas telonas como ator no polêmico Kids, Spring Breakers é um longa com o astral bem jovem. Abusa da fotografia estilosa, com a câmera buscando ângulos estranhos, e tem uma trilha sonora bem elétrica, que busca fazer da obra uma interessante experiência visual. Em alguns momentos, peca pelo exagero.

A presença de jovens estrelas pop, que poderia ser um problema, acaba sendo um dos méritos da produção, uma vez que elas não estão desperdiçadas e possuem personagens de verdade. O roteiro de Harmony Korine tem algumas falhas, mas que não são o suficiente para tirar a atenção do espectador. Ao final, o certo é que nos deparamos com uma produção envolvente e que não perde o gás.

Trata-se de um longa sobre uma juventude perdida. Ou pelo menos sobre uma juventude diante da perdição. Mas, surpreendentemente, a conclusão que chegamos é que nem tudo está perdido para Vanessa Hudgens, Selena Gomez e companhia. Elas realmente podem vingar como atrizes.

• Ricardo Ricardão
      Cara, eu cheguei a pensar q eu veria uma humilhação lésbica na cena q vc falou, do on your motherfucking knees! Delícia!!
    • Pedro Malta
      Assiti Garotas Perigosas p/ curtir o filme, p/ sair um pouco da realidade! quer realismo, vá ver Datena na TV! kkkk
    • Diego
      Gostei do filme, é para um gênero especifico de públicos, algumas pessoas não vão entender nada vão achar o filme sem conteúdo vazio mas pra quem curte cinema e vê alem do que esta sendo mostrado vai achar um bom filme ( Cena do Piano ) sensacional!!!
    • Fernando A
      Adorei as cenas de nudez; a cena de Alien tocando Everytime ao piano, ao mesmo tempo em que vemos a seqüência de assaltos e outros crimes feitos por ele e três das garotas (um trecho que gostei pela ironia), gostei da música final e adorei até mesmo a simulação de assalto, quando duas delas tentaram ensinar a Faith (Selena Gomez) como render e roubar alguém - e devo confessar que achei excitante o grito Get on your motherfucking knees, bitch!, nessa parte (Hehehehe!)... Também curti de montão a surub@ entre as duas loiras e Alien!Só achei meio forçada a seqüência final, do ataque à casa de Big Arch, onde Alien - um bandido experiente - é o primeiro a cair morto, enquanto as duas garotas que ficaram (criminosas praticamente estreantes) detonam sozinhas com toda a gangue de Arch - bem como com o próprio. Mas amei o filme!
    • Fernando A
      Elas não mataram Alien (James Franco). Ele foi morto ao entrar com elas no covil de Big Arch, concorrente de Alien.