Velozes & Furiosos 7
Bom
Velozes & Furiosos 7

Hora da despedida

por Lucas Salgado

Velozes & Furiosos sempre foi uma franquia que abraçou o absurdo. Ao longo dos anos, as cenas de ação foram ficando cada vez mais exageradas, assim como as falas de Vin Diesel sobre o real significado da família. Diante da necessidade/responsabilidade de se prestar uma homenagem, também era de se esperar que exagerassem no peso dramático. E é justamente isso que acontece. Velozes & Furiosos 7 não economiza em homenagens ao ator Paul Walker, que faleceu em novembro de 2013, sem completar as filmagens da produção.

Velozes & Furiosos 7 - FotoDe certa forma, Velozes Sete é quase um filme-tributo. Conta com dedicatória nos créditos, cenas dos filmes anteriores e momentos clássicos de despedida. É provável que os fãs da série se emocionem no trecho final da produção. Cai um pouco no melodrama, mas como foi dito acima, trata-se de um filme de exageros.

Neste sentido, quem for em busca de muita ação vai se deliciar com brigas incríveis (Jason StathamDwayne JohnsonMichelle RodriguezRonda RouseyPaul WalkerTony Jaa...) e com um número infinito de sequências absurdas. Por sinal, o tema do longa poderia muito bem ser "carros voadores". São várias as sequências de veículos voando, sendo a mais absurda a passada em Abu Dhabi, já amplamente divulgada nos trailers. A escolha pela capital dos Emirados Árabes Unidos é curiosa, mas também simbólica, uma vez que Velozes e Furiosos está cada vez mais perto de Missão Impossível.

O novo longa vai agradar os fãs por investir, como o anterior, na construção de uma cronologia mais precisa entre os capítulos da franquia. Aqui, a trama começa um pouco antes do final de Velozes & Furiosos 6, entra no meio da trama de Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio e depois segue em frente.

Dirigido por James Wan, o filme é tão absurdo que é quase uma paródia. Mas quem for preparado para cenas sem sentido pode se divertir. Os fãs da franquia também vão gostar de ver, ainda que brevemente, o universo das corridas de rua, que esteve mais presente nos primeiros longas.

Velozes Sete sofre com alguns problemas no roteiro, em especial no que diz respeito às lições de moral de Vin Diesel e as frases de efeito do vilão vivido por Statham. Mas compensa com muita ação insana. Quem quiser ver perseguições e explosões não irá se decepcionar.

Velozes & Furiosos 7 - FotoO elenco está em boa sintonia, embora ninguém ligue muito para a jornada de redescoberta da personagem de Michelle RodriguezJordana Brewster é deixada praticamente de lado, enquanto que Tyrese GibsonLudacris surgem como alívio cômico. Dentre as novidades, Nathalie Emmanuel não compromete e Kurt Russell oferece uma performance bem cool como o agente especial Sr. Ninguém.

Ao final, é difícil não ficar tocado com as homenagens à Walker. Por mais piegas que seja o texto, com direito a frases do tipo "ele vai estar sempre comigo" ou "será para sempre meu irmão", é realmente emocionante ver uma equipe ter que dizer adeus a um de seus integrantes. Por sinal, é possível identificar alguns jogos de câmera que escondem o rosto do ator em alguns momentos, mas nunca fica claro a utilização de outro ator ou de efeitos visuais.

Assim como nos últimos filmes, Diesel fala algumas vezes que "chegou a hora do desafio final", mas como já sabemos, teremos novos Velozes & Furiosos pela frente. É esperar para ver.

• Henrique Klein

A crítica está ótima, mas 3,5? Poxa...

• Lucas de Paula Salgado

Obrigado pelo elogio. Que bom que gostou do texto, que é mais importante que o número de estrelas. Esse tipo de ranqueamento é complicado, muito subjetivo. Muitas vezes achamos que um filme pode ser melhor que 3,5 e também não chega a 4. Como é que faz? O importante é o texto mesmo. O filme é bem legal, acima da média. Os fãs da série vão gostar.

• Henrique Klein

Com certeza, me refiro ao fato de que o filme deve ser ótimo, por isso poderia (talvez) ter uma nota melhor. Porém, na sua crítica, você justificou muito bem o porquê de sua nota. No caso, 3,5. Só achei que teria mais elogios, por isso me surpreendi. Caramba, eu falei com o Lucas Salgado!!!

• Sidney M.

Lucas, você disse que o filme foi "mais uma vez dirigido por James Wan", sendo que a franquia estava nas mãos de Justin Lin.

• Lucas de Paula Salgado

Sim, obrigado pela observação. Já fiz a mudança, mas demora um pouquinho pra atualizar.

• Senhor Ivan

kkkkkkkkkkk
    Parabéns!!!

• Senhor Ivan

Eu já esperava,3 ou 3,5...Sobre o sétimo filme da franquia!
    Ainda bem que não vou me decepcionar com o novo filme.

• Sidney M.

Chega logo sexta feira!!!!!!!!!

• bjames

não sou mto fã da série....mas acho que esse Velozes 7 vai ser melhor que todos os outros 6...esperar pra ver....

\o/

• ?talo G.

que fods, o cara é responsável por uma critica que esperavamos a dias e ainda comete um erro grotesco desse ..

• Deise Ferreira

O que vale é a adrenalina que Toretto e sua turma vão proporcionar e o impossível das cenas de ação cabulosas do filme!