Curvas da Vida
    Você assistiu Curvas da Vida ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 16 de abril de 2013
    “Curvas da Vida”, filme dirigido por Robert Lorenz, não é a primeira obra do cinema hollywoodiano que utiliza o esporte como metáfora para falar da vida. “Curvas da Vida” também não é o primeiro filme em que Clint Eastwood interpreta um senhor ranzinza e carrancudo. A grande novidade, então, advinda do longa é o fato de que este é o primeiro filme desde “Na Linha do Fogo”, de Wolfgang Petersen, em que Eastwood atua, mas não divide essa tarefa com a de diretor. Isso está explicado, pois Clint, provavelmente, queria oferecer apoio à Lorenz, que foi seu diretor assistente em filmes como “Dívida de Sangue”, “Sobre Meninos e Lobos” e “Menina de Ouro”.

Tendo como pano de fundo o beisebol, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, “Curvas da Vida” tem uma trama que está centrada na figura de Gus (Clint Eastwood), um olheiro que trabalha para o Atlanta Braves, time integrante da Divisão Leste da Major League Baseball (MLB). Numa época em que programas de computador desvendam as estatísticas de jogadores que se encontram desde o campo de várzea, até os times do colegial, passando pelos times da faculdade, até chegar aos profissionais, Gus pode ser considerado um olheiro à moda antiga, na medida em que ele pega o seu carro e vai, pessoalmente, assistir aos jogos do interior para poder descobrir os futuros talentos a serem aproveitados pelos grandes times.

De uma certa maneira, “Curvas da Vida” é um filme que confronta o olhar do velho contra o novo, especialmente no campo profissional, principalmente se levarmos em consideração que Gus trabalha, constantemente, com a ameaça de se tornar obsoleto (ainda mais após começar a desenvolver uma doença que afeta diretamente a sua visão). O tema continua com o enfoque na tentativa de ascensão profissional da única filha de Gus, a advogada Mickey (Amy Adams, na sua segunda boa atuação de 2012), com quem ele tem um péssimo relacionamento; e com a entrada de Johnny (Justin Timberlake), um ex-jogador de beisebol que teve a sua carreira abreviada por causa de uma contusão e ainda não se reencontrou profissionalmente, na trama.

Todas essas personagens irão se encontrar numa viagem de trabalho que Gus fará, com a filha, ao interior dos Estados Unidos para acompanhar as finais da liga colegial norte-americana. Por ter esse formato de road movie, a característica principal de “Curvas da Vida” acaba sendo o retrato de uma trama em que Gus, Mickey e Johnny irão descobrir coisas novas sobre si mesmos e que serão fundamentais para que eles possam trabalhar os relacionamentos entre eles e esses conflitos profissionais que eles possuem. Apesar de um tanto previsível, o que acaba pegando a gente em relação à “Curvas da Vida” é justamente a sensação de que estamos assistindo a um filme sobre gente como a gente, com conflitos bastante comuns e com os quais nos identificamos de imediato.
    Fine9
    Fine9

Enviada em 5 de março de 2013
    No final das contas, "Curvas da Vida" é um bom filme.
    A trilha sonora deixa a desejar, o roteiro pede mais e o final é previsível.
    É um filme bem humano e um drama light sem apelar paro o lado sentimental. Não chega a ser monótono, mas não é nada muito ágil. Talvez o filme não seja (tenha sido) bem recebido no Brasil por mostrar muito o lado do baseball, deixando algumas pessoas confusas em relação às metáforas escondidas ao longo do filme e, por isso, o filme acabou se tornando um cult pseudo-inteligente no país.
    Amy Adams finalmente recebeu um papel apropriado para a sua idade e mostrou maturidade ao encená-lo. Infelizmente a maturidade de Amy é contrastada com a péssima atuação de Justin Timberlake e se não fosse o carisma de ambas as partes, um desastre teria ocorrido.
    Esse drama leve ganhou meu respeito, mas não é o tipo de filme que eu assistiria mais de uma vez.
    Guilherme Oggioni
    Guilherme Oggioni

Enviada em 12 de abril de 2020
    Entrega o que se propõe, sem grandes rodeios.

A história é pouco desenvolvida quando trata dos acontecimentos passados, que fizeram o personagem de Clint deixar a filha com o tio. Mas no geral, o filme não se propõe a explicar ou abrir muito esse leque.

O personagem do Timberlake é o "clássico" forçado na história. Mas rende bons momentos por completar a trama da principal.

A trama é simples e agrada. Ou seja, um bom filme simples.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 5 de novembro de 2014
    Filme bom com uma história para sessão da tarde, sem muitas pretensões. Vale sempre pela atuação imprecável de Clint Eastwood com toda sua experiência cinematográfica. Para ver comendo pipoca sem ter que pensar muito.
    Enviada em 28 de dezembro de 2015
    Por um momento,pensei que esse filme fosse de Clint Eastwood.É meio raro acompanhar um filme assim sendo que ele não está envolvido em nada,a não ser atuando.
    É um bom filme.Aborda situações reais,de pai e filha,um drama que mistura comédia em certas partes.
    Amy Adams e Justin Timberlake dão um ânimo para o prosseguimento.

-Filme assistido em 28 de Dezembro de 2015
    -Nota 6/10
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 8 de fevereiro de 2016
    Só gostei das atuações desse filme. Acho que seria melhor se tivesse o Clint na direção. O final é clichê mas bacana.
    Ronaldo B.
    Ronaldo B.

Enviada em 8 de janeiro de 2013
    Chegamos a terra do tédio... Um filme de drama se não for um bom roteiro com certeza não é muito chato o filme, cansativo. E esse é um caso. Muito chato. E quase 2 horas enrolando.

Enviada em 31 de março de 2014
    Ótimo Filme! Roteiro muito bem elaborado e atuação brilhante de Amy Adams, destacando-se o monstro do cinema mundial Clint Eastwood dando um show! Imperdível!!!!
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 1 de fevereiro de 2013
    Gosto muito de Amy Adams e me surpreendo cada vez mais com Justin Timberlake, esse garoto vai longe. Um drama bom, uma história envolvente, mas que peca um pouco na direção. Muitas cenas podiam ser mais bem feitas. Mas gostei do desenrolar da história e do filme. Trilha sonora muito boa.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 11 de dezembro de 2012
    É impressionante como Clin Eastwood atua bem no papel de velho rabugento. Foi assim em Menina de Ouro (2004), Gran Torino (2008), e esse agora Curvas da Vida (2012). Até parece que o papel é feito para ele. Não é um grande filme. Sem muitas novidades. Muitos clichês. Muito linear. Um drama na vida de alguém que quer continuar a trabalhar mas é considerado ultrapassado, porque não usa as novas tecnologias de informática. Clin Eastwood e Amir Adans salvam o filme, Vale a pena.