Vidas ao Vento
    • CineClick
    • The Guardian

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Falar da qualidade técnica do chamado Walt Disney Japonês, com cenários ricamente pintados à mão prévios a se transformarem em um negativo da película, é chover no molhado. Contudo, muito mais do que isso, ele [Hayao Miyazaki] simboliza cada imagem, cada acessório de cena. Desde o título e principal coadjuvante, o vento...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

["Vidas ao Vento"] encontra nos sonhos do seu personagem principal um meio de humanizá-lo, mesmo com as devastadoras aplicações de sua arte. [...] um filme ao mesmo tempo sutil e poderoso, com talento e paixão transbordando da tela a cada quadro. Recomendado.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Critikat.com

por Vincent Avenel

A intensidade e o lirismo típicos do cinema de Miyazaki transparecem nas cenas [do terremoto], com a intensidade esperada. O que é mais surpreendente, é a maneira como eles surgem nas cenas mais realistas.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Omelete

por Érico Borgo

Ao final, "Vidas ao Vento" é uma celebração da criatividade e engenhosidade humanas, uma que lamenta nossa capacidade para a destruição da maneira mais poética possível.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Variety

por Scott Foundas

Um sóbrio, astuto retrato social do Japão entre as duas guerras, marcado por voos de incrível fantasia visual, assombrado por imagens de pobreza e destruição, e toques de um belo romance.

A crítica completa está disponível no site Variety

Chronic'art.com

por Maris Pruvost-Delaspre

A revolução que "Vidas ao Vento" pretende realizar é menos formal do que narrativa. Melhor dizendo, a própria forma torna-se matéria de narrativa, entrando em um domínio relativamente novo no campo da animação atual.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cineplayers

por Heitor Romero

Embora seja um filme mais sóbrio e contido, Miyazaki em momento algum foge da óptica onírica pela qual suas animações sempre foram concebidas. A sequência de abertura mesmo remete a um sonho do protagonista...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

Se “Vidas ao Vento” for mesmo o último filme do cineasta – e há uma grande torcida para que não o seja –, Miyazaki conclui sua filmografia com uma obra bonita e melancólica sobre a incompreensão e a desilusão...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Daniel Schenker

Hayao Miyazaki chama atenção para a delicadeza do trabalho artesanal neste filme contemplativo e refinado, que ainda seduz o espectador através da bem dosada trilha sonora de Joe Hisaishi. Em meio a um panorama repleto de animações barulhentas e destituídas de características marcantes, essa produção se afirma pela singularidade e talentosa realização. É atração obrigatória.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Cécile Mury

Este afresco histórico não seria tão emocionante, tão belo sem a sua dimensão humana e íntima. Hayao Miyazaki desenha o cotidiano com a delicadeza de um miniaturista.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O quesito técnico da animação é impressionante, aliás, como em todas as realizações desse artista [...] Embora seja muito bonito, "Vidas ao Vento" está aquém de algumas das obras mais celebradas de Miyazaki.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

CineClick

por Cristina Tavelin

"Vidas ao Vento" não é envolvente como o doce "A Viagem de Chihiro" [...]. Pelo contrário. É áspero e implica numa reflexão tanto sobre a escolha de se retratar a história desse personagem controverso quanto por deixar dúvidas morais e éticas em relação a suas atitudes.

A crítica completa está disponível no site CineClick

The Guardian

por Xan Brooks

O diretor admira tanto o homem biografado que ele nunca para para questionar a sua visão ou colocar este homem dentro de um contexto. Naturalmente, a animação é um grande prazer de observar.

A crítica completa está disponível no site The Guardian