Divertida Mente
    Você assistiu Divertida Mente ?

Malhena F.
    Malhena F.

Enviada em 21 de junho de 2015
    Já aguardando a continuação, com a Riley na adolescência :)
    Hnriq
    Hnriq

Enviada em 24 de junho de 2015
    Nas manchetes de sites que falavam sobre Inside Out, dizia-se, muitas vezes: “Pixar vence a crise”. Que crise? Carros 2 pode ter sido fraco, mas Valente, apesar de diferente de tudo que o estúdio havia feito até então, é um belo filme, assim como Universidade Monstros, que a despeito de ser um prequel, algo tão usado por estúdios para fazer dinheiro fácil em suas franquias, é um filme leve, divertido e com a alma da Pixar. Eu diria que essa crise foi uma rotulação criada pela insaciável mídia, sempre em busca de frases de efeito para sensacionalizar. Rotular, aliás, é um tema debatido de forma não expositiva em Divertidamente. Por que a alegria/euforia é vendida como sendo obrigatória para todos? Seria este o único estado em que uma pessoa conseguiria viver? Claro que é preferível viver “feliz” do que “triste”. Porém, o filme, corretamente descrito como o mais ousado e maduro da Pixar em anos, se não do estúdio como um todo, foca sua narrativa na complexidade de emoções que uma pessoa possui, e como todas elas(tristeza, felicidade, raiva...) são necessárias para o desenvolvimento da personalidade e caráter de um ser consciente. A personagem Riley é retratada na época mais áurea de sua vida, uma idade de inocência e ingenuidade, predominada pela alegria, devido a incapacidade e inexperiencia para reconhecer e encarar os problemas da vida. A menina é, quase todo o tempo, alguém alegre e extrovertida, com uma relação carinhosa com os pais, amigos e enfim, o mundo ao seu redor. Em contraponto a isso, inteligentemente, é mostrado como a emoção “chefe” de sua mãe é uma tímida tristeza, enquanto do pai é a raiva. E como podemos ver em todo decorrer da obra, nenhum dos dois está todo o tempo neste estado, é a mutualidade dos sentimentos que os compõem, assim como a todos nós. E a partir daí, a Pixar mostra o toque de gênio que tanto acostumamos a ver em seus filmes, e baseado numa premissa instigante, constrói uma narrativa muitas vezes metafórica, que apesar de divertida para o público infantil, transmite mensagens muito mais complexas para a platéia, conteúdos inacessíveis para as inocentes crianças, assim como sua protagonista. Ao se deparar com uma mudança radical em sua vida, a menina perde o chão, toda aquela euforia e fugor que sempre transmitia, é trocada por uma melancolia ímpar, ao paço que suas “emoções base” vão desmoronando. Porém, ao contrário do que se propaga mundialmente, a tristeza pode nos fortalecer, sendo necessária para nosso amadurecimento, e também gerar sentimentos bons, como a nostalgia, e até a saudade, que posteiormente, proporciona a alegria de encontrar o que tanto esperamos. A forma como a película nos leva por este “road movie” psicológico sobre o crescimento mental de uma pessoa, é um deleite, um primor. A antropomorfização das personalidades é hilária, não sei sobre a dublagem original, mas a nacional foi deveras eficiente em retratar as caras e bocas que viamos em tela. A trilha sonora de Michael Giacchino, um parceiro fiel do estúdio, é linda, principalmente nas cenas melancólicas, emocionando sem soar apelativo. Já o desing de produção merecia ser indicado a prêmios(pena esse preconceito da indústria para indicar animações para categorias mais técnicas, como a primorosa fotografia de Wall-E), e usando as palavras do crítico Thiago Siqueira, a urbanização da mente da criança é um das sacadas mais criativas que já vi, assim como a retratação dos sonhos e pesadelos. Ao final da sessão, eu, com meus 19 anos, saí com aquele sorriso meio bobo, com uma mescla de sentimenos proporcionados a mim nos últimos 94 minutos, mais uma vez maravilhado com o que um simples estúdio me proporcionou, não apenas um belo filme de animação, mas uma bela metáfora sobre nossa vida.
    Michel B.
    Michel B.

Enviada em 23 de junho de 2015
    De longe é a maior animação da pixar que capricha tanto na criatividade quanto na animação!
    José Fernandes S
    José Fernandes S

Enviada em 23 de julho de 2015
    Há muito tempo eu não via um filme tão bacana, divertido e inteligente como esse; eu tenho um filho de seis anos e estou me tornando um expert em filmes para crianças e já assisti a todas as animações que vocês possam imaginar. Do meu ponto de vista, mesmo que a criança não compreenda totalmente o funcionamento dos "trabalhos" realizados no interior da mente da Riley, mesmo assim ela vai gostar do filme. Gostei dos Meu malvado favorito 1 e 2, mas esse é melhor do que Os Minions. Nota 10!
    Camila S.
    Camila S.

Enviada em 28 de junho de 2015
    OMG. Melhor animação que ja foi criada!!! Ri muuuito, chorei, me emocionei, e depois fiquei lembrando... tomara que façam uma continuação, porque ficou gostinho de quero mais!!!
    Diego Espeschit
    Diego Espeschit

Enviada em 28 de junho de 2015
    A melhor animação desde... Espera esse filme é melhor que O Rei Leão! É melhor que Shrek, melhor que Up, melhor que Frozen, melhor que Nemo, melhor que Toy Story, melhor que do que Toy Story 2 e Toy Story 3... Divertidamente é a melhor animação que já vi!
    Bruno C.
    Bruno C.

Enviada em 24 de junho de 2015
    ótimo filme que marca a volta da pixar que vinha somente fazendo continuações de seus sucessos anteriores para um adolescente ou um adulto é interessante assistir o filme mas para uma criança principalmente as mais pequenas pode ficar cansativo pois ela pode acabar não entendendo muito a mensagem que o filme quer passar
    Amanda A.
    Amanda A.

Enviada em 12 de julho de 2015
    excelente filme!!! faz tempo que os filmes para as crianças chamam tanto a atenção dos adultos, acho que os produtores fazem histórias cada vez mais interessantes para nós. eu adoro filmes infantis 😁
    Fernanda A.
    Fernanda A.

Enviada em 27 de junho de 2015
    Muito bom! Eu e minha família choramos muito kkkk
    Consuelo B.
    Consuelo B.

Enviada em 24 de junho de 2015
    Eu recomendo. Te mostra que todas as nossas emoções são importantes em nossa formação humana.