Divertida Mente
    Você assistiu Divertida Mente ?

Malhena F.
    Malhena F.

Enviada em 21 de junho de 2015
    Já aguardando a continuação, com a Riley na adolescência :)
    Hnriq
    Hnriq

Enviada em 24 de junho de 2015
    Nas manchetes de sites que falavam sobre Inside Out, dizia-se, muitas vezes: “Pixar vence a crise”. Que crise? Carros 2 pode ter sido fraco, mas Valente, apesar de diferente de tudo que o estúdio havia feito até então, é um belo filme, assim como Universidade Monstros, que a despeito de ser um prequel, algo tão usado por estúdios para fazer dinheiro fácil em suas franquias, é um filme leve, divertido e com a alma da Pixar. Eu diria que essa crise foi uma rotulação criada pela insaciável mídia, sempre em busca de frases de efeito para sensacionalizar. Rotular, aliás, é um tema debatido de forma não expositiva em Divertidamente. Por que a alegria/euforia é vendida como sendo obrigatória para todos? Seria este o único estado em que uma pessoa conseguiria viver? Claro que é preferível viver “feliz” do que “triste”. Porém, o filme, corretamente descrito como o mais ousado e maduro da Pixar em anos, se não do estúdio como um todo, foca sua narrativa na complexidade de emoções que uma pessoa possui, e como todas elas(tristeza, felicidade, raiva...) são necessárias para o desenvolvimento da personalidade e caráter de um ser consciente. A personagem Riley é retratada na época mais áurea de sua vida, uma idade de inocência e ingenuidade, predominada pela alegria, devido a incapacidade e inexperiencia para reconhecer e encarar os problemas da vida. A menina é, quase todo o tempo, alguém alegre e extrovertida, com uma relação carinhosa com os pais, amigos e enfim, o mundo ao seu redor. Em contraponto a isso, inteligentemente, é mostrado como a emoção “chefe” de sua mãe é uma tímida tristeza, enquanto do pai é a raiva. E como podemos ver em todo decorrer da obra, nenhum dos dois está todo o tempo neste estado, é a mutualidade dos sentimentos que os compõem, assim como a todos nós. E a partir daí, a Pixar mostra o toque de gênio que tanto acostumamos a ver em seus filmes, e baseado numa premissa instigante, constrói uma narrativa muitas vezes metafórica, que apesar de divertida para o público infantil, transmite mensagens muito mais complexas para a platéia, conteúdos inacessíveis para as inocentes crianças, assim como sua protagonista. Ao se deparar com uma mudança radical em sua vida, a menina perde o chão, toda aquela euforia e fugor que sempre transmitia, é trocada por uma melancolia ímpar, ao paço que suas “emoções base” vão desmoronando. Porém, ao contrário do que se propaga mundialmente, a tristeza pode nos fortalecer, sendo necessária para nosso amadurecimento, e também gerar sentimentos bons, como a nostalgia, e até a saudade, que posteiormente, proporciona a alegria de encontrar o que tanto esperamos. A forma como a película nos leva por este “road movie” psicológico sobre o crescimento mental de uma pessoa, é um deleite, um primor. A antropomorfização das personalidades é hilária, não sei sobre a dublagem original, mas a nacional foi deveras eficiente em retratar as caras e bocas que viamos em tela. A trilha sonora de Michael Giacchino, um parceiro fiel do estúdio, é linda, principalmente nas cenas melancólicas, emocionando sem soar apelativo. Já o desing de produção merecia ser indicado a prêmios(pena esse preconceito da indústria para indicar animações para categorias mais técnicas, como a primorosa fotografia de Wall-E), e usando as palavras do crítico Thiago Siqueira, a urbanização da mente da criança é um das sacadas mais criativas que já vi, assim como a retratação dos sonhos e pesadelos. Ao final da sessão, eu, com meus 19 anos, saí com aquele sorriso meio bobo, com uma mescla de sentimenos proporcionados a mim nos últimos 94 minutos, mais uma vez maravilhado com o que um simples estúdio me proporcionou, não apenas um belo filme de animação, mas uma bela metáfora sobre nossa vida.
    Camila S.
    Camila S.

Enviada em 28 de junho de 2015
    OMG. Melhor animação que ja foi criada!!! Ri muuuito, chorei, me emocionei, e depois fiquei lembrando... tomara que façam uma continuação, porque ficou gostinho de quero mais!!!
    Michel B.
    Michel B.

Enviada em 23 de junho de 2015
    De longe é a maior animação da pixar que capricha tanto na criatividade quanto na animação!
    Bruno C.
    Bruno C.

Enviada em 24 de junho de 2015
    ótimo filme que marca a volta da pixar que vinha somente fazendo continuações de seus sucessos anteriores para um adolescente ou um adulto é interessante assistir o filme mas para uma criança principalmente as mais pequenas pode ficar cansativo pois ela pode acabar não entendendo muito a mensagem que o filme quer passar
    Amanda A.
    Amanda A.

Enviada em 12 de julho de 2015
    excelente filme!!! faz tempo que os filmes para as crianças chamam tanto a atenção dos adultos, acho que os produtores fazem histórias cada vez mais interessantes para nós. eu adoro filmes infantis 😁
    Diego Espeschit
    Diego Espeschit

Enviada em 28 de junho de 2015
    A melhor animação desde... Espera esse filme é melhor que O Rei Leão! É melhor que Shrek, melhor que Up, melhor que Frozen, melhor que Nemo, melhor que Toy Story, melhor que do que Toy Story 2 e Toy Story 3... Divertidamente é a melhor animação que já vi!
    José Fernandes S
    José Fernandes S

Enviada em 23 de julho de 2015
    Há muito tempo eu não via um filme tão bacana, divertido e inteligente como esse; eu tenho um filho de seis anos e estou me tornando um expert em filmes para crianças e já assisti a todas as animações que vocês possam imaginar. Do meu ponto de vista, mesmo que a criança não compreenda totalmente o funcionamento dos "trabalhos" realizados no interior da mente da Riley, mesmo assim ela vai gostar do filme. Gostei dos Meu malvado favorito 1 e 2, mas esse é melhor do que Os Minions. Nota 10!
    Tassiana
    Tassiana

Enviada em 22 de agosto de 2015
    Ao saber que Pete Docter está envolvido num projeto de animação, é certo que tenhamos um encontro com muita sensibilidade, inovação e diversão. Sua inspiração, dentre outras coisas, na mudança de personalidade de sua filha fizeram do filme algo inusitado. Os personagens são lindos e é encantador perceber que, dependendo da situação, suas partículas brilham mais; um detalhe que faz uma diferença absurda no resultado final. Há muita técnica em jogo e a competência absurda da "Pixar", capaz de nos proporcionar prazeres como esse. "Divertida Mente" faz bem aos olhos e ao coração! Uma graça!
    Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 29 de junho de 2015
    Primeiramente, o título desse filme em português é ultraje. O trocadilho é ridículo e o filme é pouco divertido. Na verdade, uma amiga que viu o filme comigo traduziu o título de maneira muito mais adequada: Depressivamente. Em inglês, o nome é Inside Out (algo como, De Dentro Pra Fora), o que também soa bem mais adequado que a forma que foi chamada em português. Esta nova animação da Pixar/Disney traz consigo uma montanha russa de emoções, oscilando do alegre para o triste em um estalar de dedos. Bipolaridade reinante. O filme narra a história da menina Riley, de 11 anos, que vivia uma vida super feliz e interessante em Minnesota, até que seus pais decidem se mudar para São Francisco. Nova escola, longe dos amigos, Riley sofre uma avalanche de sentimentos contraditórios dentro de si. E o filme praticamente inteiro se passa dentro de sua mente. Seus sentimentos de Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho controlam as emoções da menina desde o momento de seu nascimento. As memórias, os circuitos que regem áreas importantes de sua vida como Família, Amizade, Honestidade, Bobeira e Hockey, são controladas de maneira relativamente harmoniosa, até que a mudança de cidades faz com que uma verdadeira confusão reine em seu interior. Bem, daí em diante, o filme conta as tentativas frustradas de retornar à paz de outrora. E aí o filme parecer ficar mais louco que os sentimentos da protagonista. Boas ideias, como as áreas abstratas, da realização de sonhos e subconsciência se mesclam com a dureza e a aspereza de situações limites que geram situações forçadamente angustiantes. A Alegria, que lidera o grupo de sentimentos controladores, precisa enfrentar dilemas extremamente tiranos até compreender o propósito de sua existência, enfrentando situações de risco, e até mesmo de sacrifício (que levam lágrimas aos olhos da Alegria), para superar as adversidades. O filme conta com personagens carismáticos e bem definidos, mas as circunstâncias de certa forma cruéis são de uma falta de tato aterradora. O filme me pareceu extremamente complexo para as crianças, que muito provavelmente não entenderão todas as nuances narrativas, além de poder causar alguns pequenos traumas com o destino de um simpaticíssimo personagem. Enfim, um filme que é de gente grande para entreter crianças somente visualmente devido ao visual apurado, como outros exemplares da Pixar, só que sem grande magnetismo e com alta dose de melancolia e desesperança até que o final feliz seja alcançado. Com tantos sentimentos à flor da pele, o filme leva emoções diversas à tona, e nesse meio fica um sentimento de não sabermos ao certo se o filme mais agrada do que deprime. Por fim, a sensação que reinou em mim foi de indiferença por um filme com grande potencial desperdiçado em prol de uma forjada boniteza, que no fundo, em meio a tantas emoções, me pareceu um frio retrato de amadurecimento entre risos e lágrimas. Ah, e o fraquíssimo curta que antecede o longa, intitulado Lava, é de longe o pior curta que já vi da Pixar.