A Espuma dos Dias
    • Télérama
    • Variety

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Elogio surrealista à plenitude do amor, com todas as suas propriedades afetivas analgésicas, "A espuma dos dias" ("L'écume des jours") viaja às raias da alegoria para se estabelecer como um tratado sobre preservação.

A crítica completa está disponível no site O Globo

A Tarde

por José Carlos Sampaio

É daí que surge a beleza da melancolia final. Entre tantas piadas, "A Espuma dos Dias" encontra espaço para destilar poesia, ternura e encanto.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Blogs Pop

por Rodrigo Ortiz

"A Espuma dos Dias" é uma ótima produção, mas que vai agradar poucos. É inegável que, dentro do que se propõe, o filme cumpre muito bem. Mas as supresas da trama e a tristeza existencial que parece carregar a platéia para o mesmo buraco dos personagens não é para qualquer um.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Cineweb

por Neusa Barbosa

Amparado num roteiro ágil, [...] e em atores que investem seus personagens de uma humanidade às vezes pungente, às vezes divertida, "A Espuma dos Dias" entra na boa linhagem de alguns filmes ternos e fantásticos franceses – caso de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Télérama

por Jacques Morice

Michel Gondry não recorre aos efeitos especiais digitais. O filme pode ser muitas coisas, menos espetacular, porque a direção, muito artesanal (quase arcaica), aborda os aspectos concretos do cotidiano.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

O espectador pode se sentir perdido dentro de uma máquina maluca, uma espécie de instalação de arte contemporânea, feita de lã e de metal. Aliás, nos filmes de Gondry, estamos sempre dentro de alguma coisa: um cérebreo, um sonho, uma memória, um ônibus, um órgão...

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cineplayers

por Heitor Romero

Gondry poderia encontrar muito mais do que situações engraçadinhas e charmosinhas para narrar seu novo filme. Muito apegado aos apetrechos fabulosos, [...] o diretor parece ter se perdido em meio a tanta fantasia e por conta disso seu filme carece de uma narrativa sólida.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Julien Marsa

Problemático e exagerado, não tanto no que diz respeito à adaptação, e sim nos excessos permanentes, vindos da vontade de estar à altura da poesia surrealista e onírica do romance.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Screen International

por Lisa Nesselson

Esta adaptação agressiva e exaustivamente criativa de Boris Vian é uma fantasia exagerada e explícita. Não leia nenhuma poesia ou ouça nenhum trocadilho antes da sessão, ou você pode morrer de overdose.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

A dramédia surreal de Michel Gondry é menos um banquete para os olhos do que um rodízio onde você pode comer o quanto puder, mas que será difícil digerir.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

A assinatura de Gondry vampiriza tudo. Sua arte dos pequenos mecanismos maravilhosos transforma-se em um esquema que mata a poesia ao produzi-la em cadeia. [...] O resultado não é atraente, e não produz nenhuma magia.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Boyd Von Heij

O filme frequentemente privilegia a direção de arte à emoção, e a impressão de deslumbramento baseada apenas no aspecto visual é impossível de ser mantida ao longo de excessivos 130 minutos.

A crítica completa está disponível no site Variety