Críticas AdoroCinema do filme Histórias que Só Existem Quando Lembradas
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Histórias que Só Existem Quando Lembradas

4,0

Espaços vazios
De Lucas Salgado

Histórias que Só Existem Quando Lembradas marca a estreia na direção de longas de Julia Murat, filha da cineasta Lucia Murat (Uma Longa Viagem), e é inegável que já no primeiro trabalho a diretora coloca seu nome dentre os jovens realizadores que merecem ser observados no Brasil. Exibido no Festival de Veneza e no Festival do Rio em 2011, o filme trata de assuntos sérios como solidão e abandono a partir de uma perspectiva inusitada e sensível. 

Rita (Lisa E. Favero) é uma jovem fotógrafa que chega à Jotuomba, no interior do estado do Rio de Janeiro. Ela encontra uma cidade praticamente devastada pelo tempo e ignorada pela tecnologia. Lá, conhece Madalena (Sonia Guedes), uma velha padeira que continua vivendo no local com um pequeno grupo de pessoas. As duas desenvolvem uma estranha e afetuosa relação.

Favero é uma grande revelação do filme. Além de uma beleza genuína, ela demonstra uma delicadeza impressionante. Também merece aplausos por sua capacidade de se inserir em meio a um elenco de pessoas idosas e não destoar totalmente. É claro que há um choque de culturas e personalidades - isso, inclusive, é objeto da obra - mas nada que transforme sua personagem em um ser alienígena.

O longa possui um ritmo lento, privilegiando as tomadas estáticas e, algumas vezes, escuras. É curioso notar como a câmera insiste em retratar os personagens, quase sempre, no canto do quadro, dando ao espectador a sensação de que há muito espaço vazio na tela. Justamente a mesma impressão que Rita tem da cidade-fantasma.

Merece destaque a montagem de Marina Meliande (A Alegria), que retrata a rotina do local através da repetição de eventos e situações, como fica claro nos momentos em que mostra Madalena chegando na loja em que vende seus pães. O uso das fotografias de Rita também colabora com o desenvolvimento da obra, fazendo com que a personagem interaja com o ambiente e mostre o resultado para o espectador.

Trata-se de um projeto extremamente ambicioso, que valoriza a narrativa tanto quando o exercício estético, algo que muitas vezes não acontece com realizadores de primeira viagem.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

Nossas últimas críticas
Tirando o Atraso
  0,5

Deadpool
  4,5

Brooklin
  4,0

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Creed: Nascido Para Lutar
  4,5

De Ryan Coogler
Com Michael B. Jordan, Sylvester Stallone
Drama
Trailer

O Regresso
  4,5

De Alejandro González Iñárritu
Com Leonardo DiCaprio, Tom Hardy
Faroeste
Trailer

O Bom Dinossauro
  4,5

De Peter Sohn
Com Raymond Ochoa, Frances McDormand
Animação
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Deadpool
1. Deadpool

De Tim Miller

Com Ryan Reynolds, Morena Baccarin

Filme - Ação

Trailer  |  Sessões (4)

2. Capitão América: Guerra Civil
3. O Quarto de Jack
4. A Garota Dinamarquesa
5. Como Eu Era Antes de Você
6. A Série Divergente: Convergente
7. Batman Vs Superman - A Origem da Justiça
8. Um Suburbano Sortudo
9. X-Men: Apocalipse
10. Boneco do Mal

 Mais filmes