Críticas AdoroCinema do filme Histórias que Só Existem Quando Lembradas
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Histórias que Só Existem Quando Lembradas

Espaços vazios
De Lucas Salgado

Histórias que Só Existem Quando Lembradas marca a estreia na direção de longas de Julia Murat, filha da cineasta Lucia Murat (Uma Longa Viagem), e é inegável que já no primeiro trabalho a diretora coloca seu nome dentre os jovens realizadores que merecem ser observados no Brasil. Exibido no Festival de Veneza e no Festival do Rio em 2011, o filme trata de assuntos sérios como solidão e abandono a partir de uma perspectiva inusitada e sensível.

Rita (Lisa E. Favero) é uma jovem fotógrafa que chega à Jotuomba, no interior do estado do Rio de Janeiro. Ela encontra uma cidade praticamente devastada pelo tempo e ignorada pela tecnologia. Lá, conhece Madalena (Sonia Guedes), uma velha padeira que continua vivendo no local com um pequeno grupo de pessoas. As duas desenvolvem uma estranha e afetuosa relação.

Favero é uma grande revelação do filme. Além de uma beleza genuína, ela demonstra uma delicadeza impressionante. Também merece aplausos por sua capacidade de se inserir em meio a um elenco de pessoas idosas e não destoar totalmente. É claro que há um choque de culturas e personalidades - isso, inclusive, é objeto da obra - mas nada que transforme sua personagem em um ser alienígena.

O longa possui um ritmo lento, privilegiando as tomadas estáticas e, algumas vezes, escuras. É curioso notar como a câmera insiste em retratar os personagens, quase sempre, no canto do quadro, dando ao espectador a sensação de que há muito espaço vazio na tela. Justamente a mesma impressão que Rita tem da cidade-fantasma.

Merece destaque a montagem de Marina Meliande (A Alegria), que retrata a rotina do local através da repetição de eventos e situações, como fica claro nos momentos em que mostra Madalena chegando na loja em que vende seus pães. O uso das fotografias de Rita também colabora com o desenvolvimento da obra, fazendo com que a personagem interaja com o ambiente e mostre o resultado para o espectador.

Trata-se de um projeto extremamente ambicioso, que valoriza a narrativa tanto quando o exercício estético, algo que muitas vezes não acontece com realizadores de primeira viagem.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Bobby Farrelly, Peter Farrelly
Com Jim Carrey, Jeff Daniels
Comédia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Êxodo: Deuses e Reis
1. Êxodo: Deuses e Reis

De Ridley Scott

Com Christian Bale, Joel Edgerton

Filme - Épico

Trailer  |  Sessões (246)

2. Operação Big Hero
3. Cinquenta Tons de Cinza