Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
Girimunho
Nota média
3,9
12 publicações
  • Estado de Minas
  • Instituto Moreira Salles
  • Omelete
  • CineClick
  • Cineweb
  • Estado de São Paulo
  • Jornal do Brasil
  • O Globo
  • Zero Hora
  • Cineplayers
  • Folha de São Paulo
  • Cinética

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

12 críticas da imprensa

Estado de Minas

por Walter Sebastião

É filme contemplativo, construído caprichosamente com sons, silêncios, imagens, cantigas, palavras, gestos cotidianos, meditações. [...] Não é só um filme, mas cinema da melhor qualidade.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

"Girimunho" é um dos melhores filmes em cartaz no país. [...] Para que um filme tenha relevância cultural e mesmo social, não precisa ser visto por milhões de espectadores. Basta que chegue aos corações e mentes de um punhado de pessoas ...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Omelete

por Marcelo Hessel

... Um filme de imersão cujo público primeiro é aquele que procura sempre, no estado de suspensão que só o cinema permite, a oportunidade de espantar-se com o mundo.

A crítica completa está disponível no site Omelete

CineClick

por Rogério de Moraes

Dentro de sua proposta autoral, de busca por uma revelação de lugar e tempo, de engrenagens intangíveis que movem o cotidiano de um espaço atemporal, o filme dialoga com delicada poesia.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

E o tempo é o senhor, às vezes gentil, às vezes cruel, que se faz presente em "Girimunho". Aqui, o tempo é como o vento, às vezes lento, às vezes nem tanto. E o filme o absorve, girando num ritmo próprio.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O filme é feito de palavras, mas também sons, silêncio, sombras. Aposta, em sua dimensão poética, no caráter sensorial do cinema, produzindo a imersão na magia sertaneja ...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Jornal do Brasil

por Rubens Lima Jr.

O ritmo pode não agradar a muitos, é lento, quase parado em quadros - que podem ficar por minutos -, mas recheado de imagens que explicam e que tomam o filme como um todo, uma síntese de tudo que não precisa ser dito.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

O Globo

por Daniel Schenker

A dramaturgia de "Girimunho" não é formada "apenas" pelas falas, mas também pelas cantigas entoadas ao longo da projeção. A estrutura refinada transparece ainda na forma de registrar os espaços fechados e abertos ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Zero Hora

por Daniel Feix

"Girimunho" promove um encontro de inquietações, espécie de súmula dos propósitos de uma geração. É, assim sendo, pretensioso e de certo modo difícil, mas também virtuoso, contemporâneo e ao mesmo tempo atento ao que há de mais rico nas tradições locais.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Emilio Franco Jr.

"Girimunho" fica restrito à racionalidade, em um filme mais seco e duro, com a percepção de seus temas centrais limitada justamente por isso. Ressalva-se, entretanto, sua funcionalidade.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Alcino Leite Neto

A beleza de "Girimunho" provém do rigor da observação, do modo como os diretores conseguem captar e descrever os efeitos da instabilidade e da inquietude nos habitantes daquele lugar no fim de mundo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Cinética

por Fábio Andrade

Os problemas que fazem de "Girimunho" um filme imperfeito são, portanto, de ordem dramatúrgica, quando recorre a soluções simplórias e apressadas que destoam em um amarrado bastante complexo.

A crítica completa está disponível no site Cinética
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
Back to Top