Críticas AdoroCinema do filme O Moinho e a Cruz
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Moinho e a Cruz

Como nasce um quadro?
De Bruno Carmelo

É uma boa surpresa que uma produção como O Moinho e a Cruz chegue nos cinemas brasileiros. Que o filme seja apreciado ou não, ele tem uma proposta inovadora e conceitual, rara de se encontrar no mercado cinematográfico atual. Por "conceitual", entenda um filme que não tem uma mensagem a passar, nem uma história a contar. Pelo contrário, ele quer levantar questões, misturar nossos pontos de referência e nossas certezas. O filme quer instigar, não explicar.

Esta proposta singular de hibridismo entre cinema e artes plásticas explora algumas das maiores questões inerentes à criação artística: da origem do talento às etapas da realização, da apropriação da História às questões de representação do real. Tudo isso surge através de uma premissa simples: decompor em um filme as centenas de elementos do quadro de Pieter Bruegel sobre a Paixão de Cristo, "A Procissão para o Calvário", de 1564. Não se deseja contar toda a história do pintor belga, nem fazer um panorama de sua obra. O Moinho e a Cruz deseja experimentar a partir de uma única obra, de uma única imagem.

Sem uma trajetória linear a seguir, o filme encadeia blocos de imagens: no início vemos pessoas reconstituindo o quadro, imóveis nas posições exatas da pintura original, enquanto suas roupas tremem ao vento e indicam que aquilo, de fato, é apenas uma representação (e o cinema, em sua natureza de "fotografia animada", espelha-se nesta experiência). Em outros momentos imagina-se a vida daquelas pessoas, comendo, dormindo, brincando no campo, lutam contra a selvagem invasão espanhola. Por fim, ocasionalmente o próprio Bruegel (Rutger Hauer) explica a um amigo suas intenções com esta obra, sua construção passo a passo da pintura.

Esta descrição de intenções artísticas irritou diversos críticos de cinema, que taxaram a obra de pedagógica, mas talvez O Moinho e a Cruz proponha apenas uma versão imaginada – e assumidamente subjetiva – das motivações de Bruegel. O filme busca, com uma curiosidade obsessiva, imaginar cada passo, cada pincelada, cada escolha e cada símbolo. É irrelevante saber se as vontades do pintor eram realmente estas, já que o filme assume sua postura de "ficção sobre fatos reais". Ao mesmo tempo, diante de centenas de figurantes imóveis em um espaço aberto, é louvável que a câmera se recuse a penetrar este espaço, a "mergulhar no quadro", respeitando o ponto de vista frontal e externo, típico do espectador comum diante da obra de arte.

Enquanto isso, o público do filme é recompensado com um apuro visual incrível, coroado de efeitos especiais discretos, destinados justamente a alimentar a atmosfera de realismo fantástico. Os cenários sempre têm profundidade de campo infinita; as paisagens reais fundem-se, na linha do horizonte, com os quadros do pintor; a iluminação natural cria volume nos tecidos das roupas e dos cobertores sobre as camas. A câmera ora desliza em longos movimentos panorâmicos, ora sobe aos céus e mostra a cidade em posições anguladas. Esta incursão cerebral pela metafísica e pela arte ganha uma narração ocasional e belíssima de Charlotte Rampling (no papel de Maria, mãe de Jesus), dando grande profundidade a um texto simples.

Nesta obra fascinada pela representação de todos os elementos presentes na "Processão para o Calvário", chega a ser curioso o respeito tão grande com a figura de Jesus, que nunca tem seu rosto mostrado. No final, em sua grande simplicidade narrativa e duração enxuta – apenas 90 minutos – este filme fascina não apenas pela criatividade e pelo preciosismo estético, mas também por seu interesse profundo e questionador a partir de uma única obra de arte.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Matt Reeves
Com Andy Serkis, Jason Clarke
Ficção científica
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Mercenários 3