Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum
    • Rolling Stone
    • Gazeta do Povo

Chicago Sun-Times

por Glenn Kenny

"Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum" é uma das estruturas cinematográficas mais diabolicamente satisfatórias que os irmãos Coen já construíram, e por esta razão eu suspeito que esse seja o melhor filme que eles já fizeram.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Chronic'art.com

por Yal Sadat

Neste mundo estranho onde a descoberta de um gênio deve-se a detalhes [...] Llewyn nunca consegue se destacar. [...] Uma diferença invisível (mas de peso) o impede de ser o homem certo. O filme, impotente, nada pode fazer além de apresentar esta triste constatação.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Tudo somado, "Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum", é o mais notável filme do Oscar-2014. Não vai ganhar nada, ou no máximo algum prêmio de consolação – exatamente como seu protagonista.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

New York Times

por A. O. Scott

De qualquer maneira, este filme não é uma biografia, e sim um filme dos irmãos Coen, o que significa dizer que se trata de uma brilhante mistura de surrealismo, detalhes históricos e elementos da cultura pop. Em outras palavras, esta é uma fábula folk.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Omelete

por Natália Bridi

Com belas canções e um texto impecável - aos olhos dos cineastas, o fracasso não é apenas mais interessante, mas muito engraçado - os Coen criaram a fantástica odisseia de um homem que não tem para onde voltar.

A crítica completa está disponível no site Omelete

The Guardian

por Peter Bradshaw

Esta comédia magnificamente triste e engraçada dos irmãos Coen se passa em um mundo onde a música de certo modo combina a inocência infantil com uma aceitação madura e exausta do mundo. É um estudo encantador dos Estados Unidos nos anos 1960, com o ritmo folk em Greenwich Village.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Este é um magnífico estudo de personagem com dimensões surrealistas, tanto cômicas quanto sombrias, e um olhar sem concessões a um jovem homem que, ao contrário de seus contemporâneos, não consegue superar seus diversos defeitos para se tornar outra pessoa.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Samuel Douhaire

Um pesadelo, como em "Barton Fink". Mas um pesadelo irresistível, de tanto que os irmãos Coen possuem o dom de fazer rir com as tristezas de seus personagens, enquanto tornam-nos incrivelmente adoráveis.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cinema com Rapadura

por Darlano Didimo

Em um dos trabalhos mais melancólicos que já realizaram, os Coen nos apresentam um drama atípico, de pouca acidez, de um estudo de personagem mais intenso e de uma importância histórica inegável. [...] Com enorme responsabilidade nas mãos em seu primeiro grande papel na carreira, Oscar Isaac corresponde completamente, especialmente no quesito performance musical.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

A Tarde

por João Carlos Sampaio

O cinema gosta de heróis e grandes feitos, mas de vez em quando se interessa por derrotados. Um bom exemplo é "Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum" [...]. Os Irmãos Coen estão novamente afiados, certeiros na construção de suas caricaturas humanas.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Almanaque Virtual

por Jacqueline Farid

[...] os irmãos Coen misturam ingredientes de filmes noir, comédia e road movie. A alquimia resulta em uma obra engraçada e lírica, ancorada no protagonista construído de forma exímia no roteiro também assinado pelos Coen e apoiada pelos tipos esquisitos e irresistíveis que são a marca da dupla.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Critikat.com

por Julien Marsa

O pessimismo das segundas chances, das oportunidades perdidas e passadas, da incapacidade de aprender o que quer que seja com os seus erros, fazem de "Inside Llewyn Davis" um filme autenticamente emocionante e profundamente depressivo.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Preview

por Mariane Morisawa

É um sujeito fora do seu tempo e daquele mundo em transformação. Vai ficando cada vez mais fechado e antipático, mas os Coen deixam o cinismo de lado para mostrar um carinho raro por seu personagem - e, aí, a atuação de Oscar Isaac ajuda muito.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Tim Grierson

O protagonista é fracassado e cheio de defeitos, mas graças à excelente atuação de Oscar Isaac, os irmãos Coen mais uma vez construíram um estudo de personagem incrivelmente complexo, com muito a dizer sobre a arte, o esforço e sobre todos aqueles que tentam, mas nunca conseguem chegar lá.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Scott Foundas

Um filme que espertamente evita os problemas típicos da maioria dos filmes de época - especialmente das biografias - para criar uma realidade subjetiva e evocadora, divertida.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Daniel Feix

Os Coen são os cineastas do lado B do sonho americano. Em "Inside Llewyn Davis", entregam ao espectador um melancólico e hilariante, sensível e pungente ensaio sobre derrota e persistência...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Roberto Guerra

Nos sentimos bem próximos desse protagonista porque ele é como os milhões de Lewis Davis espalhados pelo mundo, gente que prova que o fracasso está ao alcance de todos. O sucesso, esse sim, é exceção. Os Coen fazem com habilidade insuspeita um exame sedutor da cena popular da década de 1960...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Neusa Barbosa

Os premiados realizadores parecem simplesmente estar trilhando o mesmo território já percorrido em sua filmografia antes, sem extrair desse solo fértil nenhum diamante novo. Ainda assim, é um filme muito bom de ver.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Willian Silveira

Um filme divertido, com humor negro e inteligente, recheado de personagens estereotipados. Talvez Llewyn não fique na memória dos fãs dos diretores por ter a personalidade menos marcante do que a do próprio destino.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rolling Stone

por Érico Fuks

[...] o longa tem sarcasmos mais brandos e guarda semelhanças sonoras com a trilha de "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?", um saboroso embalo musical para as perspectivas de mudança do indivíduo e de seu país.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Gazeta do Povo

por Cristiano Castilho

"Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum" [...] é o tipo de filme em que o desapontamento se mistura com a frustração. Não porque seja uma obra integralmente ruim, mas porque não cumpre sua missão de realizar algo realmente singular com os ótimos ingredientes que oferece de antemão.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo