O Substituto
    Você assistiu O Substituto ?

ymara R.
    ymara R.

Enviada em 4 de março de 2014
    Eu li em alguma crítica que esta filme era sobre a falência do ensino...é mais que isso.. é sobre a falência dos valores...e sobre o nada para repor esta perda.
    Israel F.
    Israel F.

Enviada em 12 de janeiro de 2014
    Sabe quando você pega a mais pura poesia e mistura com um toque de crueldade humana, dificuldades familiares, traumas familiares/escolares entre outros e acaba fazendo algo que realmente consegue expor isso em todo o contexto real do filme ? Então...esse filme realmente me emocionou, eu assistia e via quanto tempo faltava, para não acabar logo, um tipo de filme que precisa ser grande, ou se ele é grande, você não vê a hora passar, pois ele prende sua atenção e foco de tal maneira....ENFIM UM FILME EXCELENTE.
    Dorival B.
    Dorival B.

Enviada em 15 de outubro de 2014
    O professor buscando trazer uma realidade diferente a jovens tão sem horizontes e perspectivas, uma realidade complexa nas escolas num mundo conturbado,onde a educação pode transforma e regenerar muitas vidas. spoiler:
    Yan Y
    Yan Y

Enviada em 20 de fevereiro de 2014
    Fantástico! O filme nos presentei com uma bela história, porquanto, melancólica. Explicita parte da realidade social e educacional norte-americana, mas que se amolda perfeitamente em nossa realidade tupiniquim. Além do conteúdo pedagógico, trata da séria questão do bullying e da prostituição na adolescência. O que se espera é exatamente a indignação e inquietude do telespectador. A violência é mental, paira o sentimento de impotência. Sem eloquência, a fotografia é boa, mas seu forte de fato é o que tenta contar. Adrien Brody encarna o professor substituto Henry Barthes, um presente à vida. Apesar de viver um drama pessoal, não abandona seus ideais e simplesmente acontece. A palavra é essa; acontecer. Nos mostra a gentileza e a bondade. Apesar das questões de peso tratados no filme, me pegava sorrindo ante aos atos do professor. É o equilibro, a esperança. Confesso que não esperava muito do filme, mas ao vê-lo, relego a uns do melhores que vi.
    Leonardo B.
    Leonardo B.

Enviada em 5 de novembro de 2014
    A tradução aqui pro Brasil pode dar a impressão de ser apenas mais um filme que trata da relação de um professor bacana com a sua turma. Mas os diálogos, os conflitos e as atuações fazem desse um dos melhores filmes que já vi. Bom, sem Spoiler. Veja.
    Bianca V.
    Bianca V.

Enviada em 5 de novembro de 2014
    A intensidade desse filme surpreende!! tudo nele é extremamente bem planejado para nos envolver na história, desde a fotografia, até a expressão das personagens, a sequência de cenas e a trilha sonora! Genial e com atores de muita força, consegui sentir as emoções intensamente o tempo inteiro, e me identificar com o enredo, que não busca ser o clichê que filmes de escolas trazem, mas sim fazer o espectador sentir-se realmente tocado e em contato com as emoções transmitidas!! Recomendo e me impactou muito, ótimo filme!!
    Erika
    Erika

Enviada em 30 de dezembro de 2015
    Filme que retrata conflitos familiares, a realidade da educação pública, a forma como os professores são tratados, o comportamento do ser humano em todas as esferas, da passividade à fúria, da paciência ao extravasamento. Retrata o bullying e também o sentimento de incapacidade que o ser humano encontra ao se defrontar com problemas que estão fora do seu alcance, isso é algo bem notável durante todo o filme.Eu diria que esse filme mostrou também a realidade dos problemas sociais de uma maneira geral, tentou abordar esse tema com os cotidianos de professores e alunos, de jovens e idosos, assim como deixar boas reflexões sobre valores humanos esquecidos.
    Evelyn C.
    Evelyn C.

Enviada em 30 de outubro de 2014
    Esse filme é um dos melhores que já vi, simplesmente maravilhoso! Te faz ter outra visão das pessoas, do mundo, desta sociedade... Já assisti mil vezes e assistirei mais mil se depender de mim, nota 10!
    Julio Antunes A.
    Julio Antunes A.

Enviada em 18 de janeiro de 2013
    um excelente filme, um melhores dramas que assisti, realmente chocante!!!!
    Denilson Ravenous Mendes
    Denilson Ravenous Mendes

Enviada em 25 de agosto de 2015
    Excelente. São poucos os filmes que tratam do tema do ensino e da transmissão de valores para as novas gerações. O que ocorre no atual momento histórico é uma deterioração da sociedade que passou a assimilar os valores ditados pela indústria. A busca por alternativas para mudarmos nossa sociedade e termos melhorias na convivência e nas relações é uma tarefa que parece impossível, mas que não deve ser abandonada nunca. Este filme merece ser visto e permanecerá um marco juntamente com Entre Os Muros da Escola, Numa Escola em Havana, Escritores da Liberdade, A Corrente do Bem, Nem Um a Menos e Como Estrelas na Terra.