Cazuza - O Tempo Não Pára

12 críticas dos espectadores

Organizar por
Mais recentes
  • Críticas mais úteis
  • Membros com mais críticas publicadas
  • Membros mais seguidos
Luiza M.

5 seguidores | Ler sua crítica |

4.5 - Ótimo

Em primeiro lugar, é impossível falar do filme sem citar a incrível semelhança e imediata associação entre ator e personagem. Não só a brilhante aproximação física, mas Daniel de Oliveira encarnou com veemência a personalidade geniosa, determinada, impulsiva e desmedida do ídolo. O filme encaixa perfeitamente os legados sonoros deixados por Cazuza, ao passo que mostra também o quanto pagou por sua "vida louca, vida", os tabus que quebrou e os limites que passou. Não o trata como Deus, mas como gênio, louco e, sobretudo, vivente. Só sinto muito a ausência de Ney, pois como sabemos, é outro gênio que muito se fez presente na trajetória contada pelo longa.

Cleiton D.

12 seguidores | Ler suas 43 críticas |

3.5 - Bom

Recebi um email de uma Psicóloga, uma tal de Karla Christine. Falando do filme do Cazuza, falando realmente muita besteira sobre o Cazuza, o chamou de Marginal e disse que por suas atitudes de delinquente ele não deveria ser um ídolo. Infelizmente não vivi a era Cazuza, mas tenho amigos que viveram e cada um tem uma concepção de cafuza, ele foi realmente um cara muito loco que viveu tudo de uma vez, mas critica-lo e destituí-lo não é permitido, ele é um verdadeiro ídolo nacional, é exagero, hoje com tantos cantores (a) fúteis e músicas medíocres, nós mantemos e precisamos manter a memória de artistas como ele para valorizar a própria musica nacional. Independente dos erros Cazuza é um grande musico e artista isso nunca vão destruir.

Kamila A.

36 seguidores | Ler suas 130 críticas |

4 - Muito bom

Os dois maiores poetas da geração dos anos 80 foram, sem dúvida alguma, Renato Russo e Cazuza. Além de serem ótimos letristas, com uma capacidade tremenda de traduzir sentimentos; Renato e Cazuza tinham muito mais coisas em comum: ambos eram extremamente intensos e meio “loucos”. Os dois, talvez prevendo o futuro que os aguardava, viviam cada dia como se fosse o último. Morreram jovens, em decorrência da mesma doença, a AIDS. Mas, por uma razão que ninguém entende, a nossa geração (a dos anos 90) só conhece a obra de um deles: Renato Russo. Com o objetivo de apresentar ao público jovem a personalidade e a música de Cazuza, de fazer com que a geração dos anos 80 relembre aquela figura e as aventuras vivenciadas naquele período e de prestar uma homenagem àquele que é um dos maiores compositores brasileiros; foi que Sandra Werneck (“Amores Possíveis”) e Walter Carvalho (o diretor de fotografia de “Central do Brasil”) se uniram para dirigir “Cazuza – O Tempo Não Pára”, um projeto inicialmente idealizado por Daniel Filho, diretor da Globo Filmes. O filme tem um roteiro levemente baseado no livro “Só as Mães São Felizes”, de Lucinha Araújo, a super mãe de Cazuza (Lucinha era superprotetora; preocupada com o filho e queria ter ele sempre por perto, pois assim achava que o salvaria de se meter em encrencas); e cobre a vida de Cazuza a partir do momento em que ele desperta para a sua vocação musical (pelas mãos de Ezequiel Neves – no filme interpretado pelo surpreendente Emílio de Mello –, ele se torna o líder do Barão Vermelho, de onde sairia para uma bem-sucedida carreira solo) até o dia de sua morte, em 1990, depois de sofrer com os efeitos do vírus HIV no seu corpo. A descoberta da infecção pelo vírus é um ponto de transformação e de divisão no filme, marcada também pela chocante e dura transformação física do ator Daniel de Oliveira, que incorpora (essa é a palavra certa) Cazuza. Entretanto, a doença em si não chega a ser um ponto de transformação na personalidade de Cazuza, uma vez que ele ganha mais força para trabalhar; continua sendo superprotegido e paparicado por Lucinha (Marieta Severo, ótima); em contraponto à figura do pai, João (Reginaldo Faria, que aparece pouco, mas é eficiente nas suas cenas), que libera, mas sabe cobrar no momento certo; e se mantém rodeado de amigos irradiando a mesma alegria e senso de humor irônico que possuía. “Cazuza – O Tempo Não Pára” tem falhas gritantes, a maioria delas no que diz respeito à linha de tempo do filme (os pulos no tempo são muitos). Entretanto, este é um longa que funciona e emociona – sem apelar para cenas de emoção barata –, ao se apoiar, justamente, naquilo que Cazuza fez de melhor: escrever (e, em outros casos, prever), cantar tudo aquilo pelo qual ele havia passado e, principalmente, viver.

Erick P.

3 seguidores | Ler suas 5 críticas |

5 - Excelente

Um dos melhores filmes biográficos sobre artistas brasileiros já criados, em minha opinião. Conta a história de maneira envolvente, demonstra abertamente tanto a genialidade quanto os defeitos de Cazuza e mistura as cenas com recortes de gravações e filmagens originais para aumentar o realismo. E, certamente, podemos dizer que a história é fiel à realidade, uma vez que a própria mãe do Cazuza acompanhou o processo e aprovou o resultado final. Spoiler:Não é atoa que ela mesma (a original) aparece rapidamente assistindo na cena do último show, algo bem comovente, inclusive.

flaps

0 seguidor | Ler sua crítica |

0.5: Horrível

Esse filme é um lixo. Não retrata os momentos e os personagens mais importantes da vida dele. Mal feito, com sequências ruins e com péssimos diálogos.

Heloisa M.

5 seguidores | Ler sua crítica |

5 - Excelente

Muito bom o filme, especialmente a atuação de Daniel de Oliveira. Melhor papel de sua carreira, com certeza.

wesleyaxe

10 seguidores | Ler suas 680 críticas |

3.5 - Bom

Realmente um filme interessante, por se tratar de um artista tão importante pra nossa música, ainda mais por uma boa atuação de Daniel de Oliveira, nos mostra toda a intimidade do cantor, nos torna acessível a sua vida, que até então era restringido apenas à reportagens... bem legal.

Fábio Torres

0 seguidor | Ler suas 58 críticas |

4 - Muito bom

Ótimo filme. Pra quem gostou de os 2 filhos de francisco e La bamba irá gostar desse filme também.

josy

0 seguidor | Ler suas 2 críticas |

2 - Fraco

Eu assisti o filme algumas vezes,o começo é meio chato com cenas de uma pessoa mimada sem limites que na verdade é uma pessoa vazia, depois o filme ficou mais humano e realmente emocionante, atenção especial nas partes que ele fotografa o próprio pé, escreve numa máquina de escrever coisas que poderia ter feito, e vai ao mar no colo de um empregado,e Daniel de Oliveira neste filme estava sensacional. É um grande filme brasileiro.

roberto mauro zebral da silva

0 seguidor | Ler suas 23 críticas |

5 - Excelente

Vou confessar uma coisa: eu sempre fui desconfiado do cinema nacional, mas aos poucos fui perdendo meu preconceito. Hoje eu afirmo que o nosso cinema tem pérolas, e que nada ficam devendo ao cinema europeu. Este filme "Cazuza" é uma das boas produções brasileiras recentes. O Daniel de Oliveira dá um show, a trilha sonora é ótima e o enredo da película não esconde nada: do uso das drogas ao homossexualismo do cantor, do seu desespero por viver que beirava um certo "histrionismo". E o filme coloca uma questão bem clara: viver refreando as suas paixões para alongar a vida, ou viver apaixonadamente, loucamente, intensivamente, ainda que a vida seja mais breve? Quem quiser responder essa pergunta, vai ter que assistir o filme. Em tempo: acho a cineasta Sandra Werneck simplesmente excelente.

anteriorPróxima

Dê sua opinião sobre esse filme

• As últimas críticas AdoroCinema

De Robert Stromberg
Com Angelina Jolie, Elle Fanning
Fantasia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Mercenários 3