Cazuza - O Tempo Não Pára
    Você assistiu Cazuza - O Tempo Não Pára ?

roberto mauro zebral da silva
    roberto mauro zebral da silva

Vou confessar uma coisa: eu sempre fui desconfiado do cinema nacional, mas aos poucos fui perdendo meu preconceito. Hoje eu afirmo que o nosso cinema tem pérolas, e que nada ficam devendo ao cinema europeu. Este filme "Cazuza" é uma das boas produções brasileiras recentes. O Daniel de Oliveira dá um show, a trilha sonora é ótima e o enredo da película não esconde nada: do uso das drogas ao homossexualismo do cantor, do seu desespero por viver que beirava um certo "histrionismo". E o filme coloca uma questão bem clara: viver refreando as suas paixões para alongar a vida, ou viver apaixonadamente, loucamente, intensivamente, ainda que a vida seja mais breve? Quem quiser responder essa pergunta, vai ter que assistir o filme. Em tempo: acho a cineasta Sandra Werneck simplesmente excelente.
    Antonio  conselheiro
    Antonio conselheiro

Enviada em 25 de junho de 2019
    Grande filme o trabalho dos atores e fenomenal ( nao so o protagonista mas o elenco de apoio Reginaldo Faria ,Marieta severo... )tipo do filme que ajuda a diminuir o preconceito contra o cinema nacional.
    moreiraum
    moreiraum

Enviada em 27 de setembro de 2014
    Bem como era o Cazuza: nu e cru, direto, libertino.
    O cara foi genial, sua inspiração era vida. Mas o gatilho para que suas idéias fluísse o levou à doença cruel.
    O filme deixa registrado um cara amigo, filho mas muito próprio. As tomadas são bem legais e a sequência da história de 10 anos em uma hora e meia cobre seus principais pontos.
    Esse filme é genial, as interpretações são fantásticas e nosso poeta está bem eternizado.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 26 de dezembro de 2014
    Bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 27 de maio de 2013
    Os dois maiores poetas da geração dos anos 80 foram, sem dúvida alguma, Renato Russo e Cazuza. Além de serem ótimos letristas, com uma capacidade tremenda de traduzir sentimentos; Renato e Cazuza tinham muito mais coisas em comum: ambos eram extremamente intensos e meio “loucos”. Os dois, talvez prevendo o futuro que os aguardava, viviam cada dia como se fosse o último. Morreram jovens, em decorrência da mesma doença, a AIDS. Mas, por uma razão que ninguém entende, a nossa geração (a dos anos 90) só conhece a obra de um deles: Renato Russo.

Com o objetivo de apresentar ao público jovem a personalidade e a música de Cazuza, de fazer com que a geração dos anos 80 relembre aquela figura e as aventuras vivenciadas naquele período e de prestar uma homenagem àquele que é um dos maiores compositores brasileiros; foi que Sandra Werneck (“Amores Possíveis”) e Walter Carvalho (o diretor de fotografia de “Central do Brasil”) se uniram para dirigir “Cazuza – O Tempo Não Pára”, um projeto inicialmente idealizado por Daniel Filho, diretor da Globo Filmes.

O filme tem um roteiro levemente baseado no livro “Só as Mães São Felizes”, de Lucinha Araújo, a super mãe de Cazuza (Lucinha era superprotetora; preocupada com o filho e queria ter ele sempre por perto, pois assim achava que o salvaria de se meter em encrencas); e cobre a vida de Cazuza a partir do momento em que ele desperta para a sua vocação musical (pelas mãos de Ezequiel Neves – no filme interpretado pelo surpreendente Emílio de Mello –, ele se torna o líder do Barão Vermelho, de onde sairia para uma bem-sucedida carreira solo) até o dia de sua morte, em 1990, depois de sofrer com os efeitos do vírus HIV no seu corpo.

A descoberta da infecção pelo vírus é um ponto de transformação e de divisão no filme, marcada também pela chocante e dura transformação física do ator Daniel de Oliveira, que incorpora (essa é a palavra certa) Cazuza. Entretanto, a doença em si não chega a ser um ponto de transformação na personalidade de Cazuza, uma vez que ele ganha mais força para trabalhar; continua sendo superprotegido e paparicado por Lucinha (Marieta Severo, ótima); em contraponto à figura do pai, João (Reginaldo Faria, que aparece pouco, mas é eficiente nas suas cenas), que libera, mas sabe cobrar no momento certo; e se mantém rodeado de amigos irradiando a mesma alegria e senso de humor irônico que possuía.

“Cazuza – O Tempo Não Pára” tem falhas gritantes, a maioria delas no que diz respeito à linha de tempo do filme (os pulos no tempo são muitos). Entretanto, este é um longa que funciona e emociona – sem apelar para cenas de emoção barata –, ao se apoiar, justamente, naquilo que Cazuza fez de melhor: escrever (e, em outros casos, prever), cantar tudo aquilo pelo qual ele havia passado e, principalmente, viver.
    Cleiton D.
    Cleiton D.

Enviada em 21 de setembro de 2015
    Recebi um email de uma Psicóloga, uma tal de Karla Christine.
    Falando do filme do Cazuza, falando realmente muita besteira sobre o Cazuza, o chamou de Marginal e disse que por suas atitudes de delinquente ele não deveria ser um ídolo.

Infelizmente não vivi a era Cazuza, mas tenho amigos que viveram e cada um tem uma concepção de cazuza, ele foi realmente um cara muito loco que viveu tudo de uma vez, mas critica-lo não é sensato, ele é um verdadeiro ídolo nacional, é exagero, hoje com tantos cantores(a) fúteis e músicas medíocres, nós mantemos e precisamos manter a memória de artistas como ele para valorizar a própria musica nacional. Independente dos erros Cazuza é um grande musico e artista isso nunca vão destruir.
    Wellingta M
    Wellingta M

Daniel de oliveira calou minha boca com esse filme e me fez me tornar sua fã. Apesar de algumas resalvas à película, o filme é Daniel que não interpreta e sim torna-se Cazuza da forma mais visceral que um ator pode fazer. É emocionante, eu como fã apaixonada de Cazuza, agradeço.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 7 de abril de 2021
    Biografia baseada no livro "Cazuza,só as mães são felizes " da sua mãe Lucinha Araújo junto com a jornalista Regina Echeverria,de um cantor e compositor super problemático,mas que fazia boas músicas.
    Eu não sabia que ele era do Barão Vermelho e por causa do seu estilo eclético,ele mesmo se retirou da banda.
    O começo com ele no circo deu inveja ao Coringa com aquela maquiagem.
    O close no All Star para confirmar a homossexualidade foi bem esquisito.
    Surpresa em saber que o Daniel canta.
    Deu vontade de socar a cara dele toda vez que ele faltava com respeito com a mãe,cara mimado e insuportável.
    Era melhor eu ter ficado somente com as lembranças das músicas na minha cabeça do que ter que ver como ele era um menino mimado,filho único e playboy dando uma de incompreendido sem causa nenhuma a defender.
    O que gostei foi o fato de não apelarem para o sexo como os demais filmes brasileiros,deixarem subentendido e claro,as músicas. Principalmente "Exagerado " lançada em 1985 ,vai ver que é por isso que gosto.
    A luta dele contra a doença me mostrou o quanto ele foi ousado e determinado e o fez compor ainda mais,realmente um ícone da música brasileira.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 30 de setembro de 2021
    O filme conta de forma meteórica a vida louca vida de CAZUZA, desde sua aparição no cenário musical brasileiro dos anos 80 até sua morte prematura em consequência da Aids. O elenco é de tirar o fôlego, começando por Daniel de Oliveira que faz Cazuza impecavelmente e também Marieta Severo e Reginaldo Farias como seus pais. O filme é rápido como foi a carreira do cantor, sem ser piegas. Enfim, quem viveu deve ver e quem não viveu saberá como foi a vida desse poeta que nos deixou tão cedo. Participação afetiva da mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, lindo de viver!!! IMPERDÍVEL
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 29 de novembro de 2020
    Uma produção brasileira contando a vida desse musico parte da historia da obra brasileira, Cazuza foi o mais original dos músicos da sua geração, o filme monta o lado particular do cantor, o apoio dos pais com vida libertina, as besteiras que o cantor se metia sem tentar enxergar seus exageros junto com amigo musico Frejat do Barão Vermelho. Um filme para conhecer um pouco do lado Cazuza fora das músicas, realmente não esperem ver muita encenação e pormenores sendo repetidos como em Bohemiam Rhapasody, com detalhes dos palcos shows e etc. Pelos comentários o filme não fugiu muito das características reais desse músico, do qual não sou muito aprofundado na biografia. Daniel de Oliveira mostrou um trabalho profissional de primeira encarando esse papel desse calibre a Marieta Severo encaixou bem na mãe do Cazuza tal como Reginaldo Faria.