Círculo de Fogo
    • The Guardian
    • Variety

Chicago Sun-Times

por Matt Zoller Seitz

A ficção científica de Guillermo del Toro utiliza alta tecnologia para transformar um assunto vergonhoso em algo do nível dos blockbusters de Hollywood [...] "Pacific Rim" sabe que tipo de filme que deseja ser; é este filme, e muito mais [...] É uma ficção científica de verdade, um jogo de ideias.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Estado de Minas

por Walter Sebastião

"Círculo de fogo" é ficção científica contemporânea. Deixa a sensação de estar na linhagem de filmes como "Alien" ou "Blade runner", obras que, mergulhando na fantasia, despreocupadas com conteúdos, acabam criando olhares poderosos sobre a paisagem e a sociedade contemporâneas.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Revista Interlúdio

por Leandro Cesar Caraça

Neste épico colossal de robôs versus monstros, nada parece forçado para convencer o espectador, e Del Toro consegue reproduzir de maneira genuína para plateias acostumadas ou não, a mesma sensação de estar assistindo a um filme ou seriado infanto-juvenil japonês.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Blogs Pop

por Marco Rigobelli

[...] "Círculo de Fogo" é a prova de que qualquer elogio ao diretor é merecido. O filme pode acabar não chamando muito a atenção das pessoas pelos temas e a impressão meio adolescente que passa, mas é – de longe – um dos melhores do ano.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Chronic'art.com

por Yal Sadat

Parece pouca coisa, mas a falta de referência geopolítica salta aos olhos em "Círculo de Fogo": ela significa a recusa de estabelecer um estado do mundo - missão pomposa que a concorrência acredita dever cumprir. Ao contrário, Del Toro cultura uma recusa infantil do real.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

CineClick

por Daniel Reininger

"Círculo de Fogo" é a melhor surpresa do ano. Depois de lutar contra o rótulo simplista de cópia de "Transformers", o filme de Guillermo Del Toro mostra personalidade e supera com facilidade a trilogia de Michael Bay em todos os aspectos.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Empolgante e divertido em sua entrega absoluta à fantasia lúdica de criaturas gigantescas se enfrentando em nosso mundo, "Círculo de Fogo" ainda traz instantes de humor inesperados e quase nonsense.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinema10

por Octavio Caruso

Del Toro não se priva de abraçar os elementos característicos, como os discursos inspiradores e o heroísmo inconsequente, mas aborda-os com revigorante frescor. As cenas de batalha são empolgantes e de uma beleza sem igual no gênero.

A crítica completa está disponível no site Cinema10

Omelete

por Marcelo Hessel

"Círculo de Fogo" defende a destruição caricata, indolor, numa época em que a estética documental tira do cinema-catástrofe seu grau de escapismo [...]  embora "Círculo de Fogo" não tenha sido o hit do verão, sem dúvida é um bem-vindo antídoto ao cinemão corrente [...]

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Mariane Morisawa

A vantagem de "Círculo de Fogo" em relação a seus competidores é ter por trás da câmera um cineasta de verdade, que sabe construir momentos memoráveis e não apenas emendar cenas de ação, por mais legais que sejam.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Em muitas formas, este épico de ficção científica, paradoxalmente derivado e ainda imaginativo, é tudo o que todos os filmes de monstro da história do cinema gostariam de ter sido.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Jérémie Couston

O mexicano Guillermo del Toro [...] traz para a tela dois sub-gêneros da ficção científica japonesa. Sua criatividade é sempre lúdica, e a fluidez dos efeitos especiais digitais [...] cumpre o nosso desejo catártico de destruição.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Veja

por Isabela Boscov

É lindo o filme. O Guillermo del Toro é um sujeito que usa toda a imaginação inesgotável dele quando está fazendo um filme pop, como "Hellboy", ou quando ele está fazendo um trabalho super autoral, como "O Labirinto do Fauno". Para ele não existe diferença [...]

A crítica completa está disponível no site Veja

Cineplayers

por Rodrigo Torres de Souza

Tamanho esclarecimento do cinema que aqui desenvolve confere a Del Toro todo o respaldo para basear sua narrativa em arquétipos e convenções. Assim, os personagens são bem acessíveis, com o trunfo de não ficarem reféns de um heroísmo de cartilha...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinepop

por Wilker Medeiros

No final, o saldo é deveras positivo, pois, mesmo sendo um tanto prolixo, em seu tempo de duração, precisamente, por ser um trabalho escapista, o deslumbrante visual e as empolgantes cenas de batalhas, diverte o espectador e nos faz viajar no tempo.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Não seria leviano dizer que, diante da quase obrigatória comparação com "Transformers", "Círculo de Fogo" ganha com sobra. Se não chega a ser surpreendente, acumula bons resultados técnicos, que asseguram um bom mergulho por sua abordagem no mundo da fantasia pop [...]

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Critikat.com

por Benoît Smith

É grande (em tamanho), é impressionante, é agitado, é generoso... e - com o risco de contradição - é apenas isso [...] Em "Círculo de Fogo", por exemplo, falta um pouco da dimensão humana.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

New York Times

por A. O. Scott

"Círculo de Fogo" é também um lembrete - apenas em tempo ou tarde demais - de que esse tipo de filme pode e deve ser divertido [...] Os prazeres de "Pacific Rim", em outras palavras, são de certa forma nostálgicos, e talvez também regressivos.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Tim Grierson

O diretor Guillermo del Toro criou um filme de ação e ficção científica entorpecido, honesto e ocasionalmente visionário, que é constantemente atrapalhado por seus personagens monótonos e performances indiferentes.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Círculo de Fogo" é uma aventura retrô, mas, de certa forma, sobre o nosso tempo, no qual monstros alienígenas surgem das profundezas do planeta para destruir o mundo [...] Divertir-se com o filme significa entrar nos devaneios de embates e vísceras criados pelo cineasta espanhol.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Fica claro que é um “monster movie”, e nesse ponto acho que ele acerta. A direção de arte/desenho de produção é interessante e criativa [...] Por outro [lado] tem que seguir uma fórmula de que não dá para se desviar muito. E acho que nem tenta.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Talvez a melhor solução para certos filmes fosse o supervisor de efeitos especiais assinar como diretor logo de uma vez. Um caso bem à mão é "Círculo de Fogo", a mais nova ameaça de apocalipse.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Mario Abbade

"Círculo de fogo" é uma previsível colcha de retalhos de produções de segundo escalão. As escolhas são tão equivocadas que corre-se o risco de torcer pela vitória das criaturas destruidoras.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Guardian

por Peter Bradshaw

O filme blockbuster montros vs. robôs, de Guillermo del Toro, experimenta algumas idéias interessantes, mas sofre com um curto-circuito de personalidade.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Justin Chang

Oferecendo um espetáculo apocalíptico em um espírito de diversão sem remorso, este é o filme mais quadrado, desajeito e, certamente, o mais expansivo da carreira de Guillermo del Toro.

A crítica completa está disponível no site Variety