O Que Eu Mais Desejo
    • Folha de São Paulo
    • Revista Interlúdio

Cinema com Rapadura

por Léo Freitas

"O Que Eu Mais Desejo" prima pela delicadeza de seus personagens cativantes, onde a distância e a frieza dos orientais ganham contornos de uma nação alegre e calorosa ...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

[Os filmes de Hirokazu Kore-Eda] e este, em particular, parecem despojados até o limite. São expurgados de qualquer firula cinematográfica, filtrados de efeitos, levados a uma singeleza zen.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Talvez nem seja um grande filme. Mas é, no mínimo, encantador. Seu segredo, a meu ver, reside no fato de partir de um realismo banal para ingressar pouco a pouco no terreno da fantasia, da fábula, quase do conto de fadas ...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Susana Schild

Com uma câmera calma — a lentidão das ações talvez seja ressentida pelos mais impacientes — e com trilha adequada, Kore-eda faz um elogio à espontaneidade, aos momentos de alegria e, sobretudo, à crença na força do desejo infantil.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Nem é preciso dizer que o elenco infantil é maravilhoso, que o filme chega mesmo a lembrar os trabalhos do Grande Ozu com sua simplicidade e encanto. [...] Basta dizer que é muito japonês, muito universal, um filme singelo que é uma delícia de se assistir.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Zero Hora

por Marcelo Perrone

"O Que Eu Mais Desejo" renova aquele tipo de encantamento e lirismo provocado pelo cinema japonês, em especial pela maneira como retrata as relações familiares

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por A redação

Uma ode à simplicidade e ingenuidade do universo infantil, o longa estabelece um diálogo com um dos trabalhos mais famosos do diretor, Ninguém pode saber (2004) ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Walter Sebastião

É filme simpático, delicado, e especialmente carinhoso. Mas é também obra desigual. Bons momentos convivem com igual número de trechos em que o filme se perde.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A vocação documental onipresente na obra de Kore-eda capta as nuances dos dois universos afetivos por meio das projeções e insatisfações vividas pelas crianças, sem negar as qualidades poéticas.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Tudo é tão calculado para estar no tom certo, tão equilibrado dentro de uma lógica flanante da vida e das coisas, que dá vontade de dar uns petelecos nessas crianças para ver se elas sentem dor, raiva, vontade de reagir ou algo assim.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio