O Touro Ferdinando
    • Screen International
    • The Hollywood Reporter

Chicago Sun-Times

por Bill Zwecker

Junto dos visuais charmosos, vocais talentosos e da agradável direção, "O Touro Ferdinando" também incorpora temas muito relevantes e nuançados da nossa comteporaneidade.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

talvez seja sua [Carlos Saldanha] melhor obra até então nos cinemas. [...] poderia se tornar uma grande bagunça. Porém, o roteiro bem delineado consegue dar conta de todos eles, transformando a mensagem de paz da obra original em algo ainda maior com a crescente discussão atual sobre os direitos dos animais e o veganismo.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Quarto Ato

por Hillary Maciel

aborda temas complexos, como a exploração nas touradas e o abatimento animal, sem deixar de equilibrar com humor e momentos divertidos em tela. [...] nas cenas de humor, que, apesar de ser direcionado ao público infantil, algumas se tornam demasiadamente tolas e cansativas. [...] história simples, mas com um protagonista adorável e que lhe cativa desde o primeiro momento.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Variety

por Peter Debruge

Em um ano particularmente fraco em termos de animações de grandes estúdios, esta é claramente a melhor da safra: sincera, apreciável, surpreendemente engraçada e, acima de tudo, verdadeira em relação à sua matéria-prima.

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Jane Horwitz

O filme não só incorpora o arco dramático do livro [...] Mas também acrescenta profundidade, eventos e personagens com uma pegada comtemporânea que não vulgariza (muito) a história.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Ccine10

por Kadu Silva

tinha tudo para ser uma obra-prima [...] no entanto algumas escolhas no roteiro o tornam apenas um bom filme. [...] um filme lindo, delicado e que aborda o preconceito com o diferente de forma muito sensível. [...] personagens extremamente carismáticos...

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Uma bela e digna mensagem para a garotada nesta época de diversidades, onde ser diferente precisa ser respeitado. [...] atingem a nota certa, mesclando cenas verdadeiramente engraçadas, nas quais o humor funciona também para os adultos, e momentos emotivos.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Alysson Oliveira

Se no quesito da trama o longa é um tanto irregular, seu colorido vibrante e personagens carismáticos compensam isso. [...] A mensagem de pacifismo e aceitação da identidade própria ao longo do livro transcende o tempo e o espaço...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

um dos filmes mais despretensiosos das grandes animações atuais. Esse é justamente seu ponto mais forte e sua característica mais particular. [...] o que faz o longa caminhar é seu desenvolvimento cômico de fato.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Boston Globe

por Tom Russo

A boa notícia é que apesar o filme ser suspeito de certa indulgência, isso o auxíla a trazer a tona elementos charmosos da história e os dar uma roupagem mais comtemporânea.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Rubens Ewald

por Rubens Ewald

quem viu o original nunca esqueceu e pode virar o nariz para esta aventura passada na Espanha [...] É um filme ruim? De maneira nenhuma. Só excessivamente longo e povoado, quando o que interessa mesmo é a postura e existência do herói que merecia algo mais profundo e humano...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

New York Times

por Ben Kenigsberg

"O Touro Ferdinando" [...] fala sobre seu próprio tempo de um jeito diferenciado, manipulando conscientemente os códigos do cinema infantil comtemporâneo e evitando qualquer traço de personalidade ou distinção.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Wendy Ide

Quando os roteiras acham necessário lançar mão do clichês mais cansados do gênero, a comédia perde o ritmo e o espectador se pergunta se uma abordagem mais orgânica às particularidades do roteiro não seria preferível.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Michael Rechtshaffen

Não é um "Viva - A Vida é uma Festa" mas "O Touro Ferdinando" [...] é bem sucedido em construir cenários charmosos e piadas visuais divertidas para compensar uma linha dramática nem sempre funcional.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter