Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    A Odisseia
    Nota média
    2,5
    15 publicações
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • Preview
    • Screen International
    • Télérama
    • The Guardian
    • Observatório do Cinema
    • Cineplayers
    • Cineweb
    • Critikat.com
    • New York Times
    • Papo de Cinema
    • The Hollywood Reporter
    • Variety
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    15 críticas da imprensa

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin Oricchio

    O filme expõe as tensas relações familiares do Comandante com a mulher e filhos, e, apesar do tom crítico, não deixa escapar a redenção final, sempre bem-vinda pelos produtores de obras do gênero.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por Daniel Schenker

    Apesar de toda a turbulência emocional dos personagens, “A Odisseia” segue, ao longo de pouco mais de duas horas de duração, sem maiores oscilações, distante de águas revoltas.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Preview

    por Suzana Uchôa Itiberê

    Há imagens maravilhosas em "A Odisseia", que fazem jus ao legado de Cousteau. O enredo acerta ao jogar luz sobre os bastidores e as desavenças familiares, mas o formato é convencional.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Screen International

    por Fionnuala Halligan

    Apesar de ser longo, "A Odisseia" tende a se atirar em momentos específicos do enredo, dividido entre Jacques e Pierre e a fama e ganância e ambientalismo e o que mais pudesse vir pelo seu caminho.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Télérama

    por Louis Guichard

    Jérôme Salle transforma a raiva entre o filho Philippe (Pierre Niney) e o pai em um tema central. Entre as acusações dirigidas ao homem famoso estão o egocentrismo e o narcisismo. Tudo se torna então mais interessante.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    The Guardian

    por Cath Clarke

    Ignore o título. Essa biografia convencional, sem aventuras conta a história de um explorador francês do oceano e cineasta Jacques Cousteau, [...] é um filme bonito, mas talvez a versão de Wes Anderson em "A Vida Marinha" tenha dado vida de forma mais alegre os tempos do grande aventureiro.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    Observatório do Cinema

    por Giovanni Rizzo

    "A Odisseia" assim não consegue manter-se durante seus 122 minutos de projeção. Apesar do seu ótimo aparato técnico, da sua reconstituição de época, e até mesmo do bom desempenho de seus atores, fiéis aos seus personagens e até mesmo procurando um drama que o filme não tem.

    A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

    Cineplayers

    por Francisco Carbone

    Ainda que tenha se cercado de um belo elenco, não há muito a fazer quando seu texto é pobre e tatibitati. Lambert Wilson não tem muito a fazer como o papel central, numa situação completamente bizarra em se tratando de uma biografia; não há qualquer possibilidade de um voo para o ator.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    Os intérpretes são eficientes e Wilson é capaz de transmitir todo o carisma do documentarista. Enfim, na tela é uma figura boa de se ver, mas seus dramas são sempre destituídos de nuances, de profundidade.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Critikat.com

    por Benoît Smith

    A direção se apoia num registro formal puramente ilustrativo para construir sua narrativa e demonstrar mecanicamente as ações padrão: os travellings preenchendo os espaços ao invés de expressar sentimentos, os diálogos que caem na armadilha de soarem escritos demais.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    New York Times

    por Stephen Holden

    Seu título que faz alusão ao Homero não se sustenta. [...] A melhor coisa sobre ["A Odisseia"] são as sequências espetaculares filmadas pelo Matias Boucard de baixo da água.

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    A complexidade de Jacques-Yves Cousteau é leviana, exatamente porque não supera uma oposição cartesiana entre atos bons e maus, o que desenha um percurso claramente maniqueísta.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    The Hollywood Reporter

    por Jonathan Holland

    "A Odisseia" explora a vida de Cousteau com menos profundidade e paixão do que seu protagonista explorou os oceanos. [...] mas, seu objetivo de abordar sua vida inteira deixa a desejar e o filme fica dramaticamente ralo.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Variety

    por Guy Lodge

    [O filme] parece estar dividido entre contar a história de Cousteau e a do seu filho adoecido e parceiro Philippe. Uma valiosa e bela produção e elenco famoso pouco-explorado dá uma atração comercial a "A Odisseia", mas não vai capturar a imaginação do público como os documentários do próprio Cousteau fez.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    Recriar sua longa e magnífica história em duas horas é pouco, [...] o roteiro não ajuda e apenas rascunha alguns fatos profissionais marcantes e mostra conflitos pessoais de forma rasteira. Encabeçado por Lambert Wilson, o elenco até consegue segurar as pontas diante da fragilidade narrativa.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    Back to Top