Adeus, Minha Rainha
    • Variety
    • Chronic'art.com

Télérama

por Aurélien Ferenczi

O talento de Benoît Jacquot é de dar a este itinerário martirizante uma saborosa lógica de pesadelo [...] Uma elegante análise dos aspectos psicológicos de uma jovem garota. Sem anestesia, com humor.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Roger Lerina

A adaptação [...] costura com inteligência e sensibilidade os dramas individuais dos personagens com o pano de fundo histórico, apontando no cotidiano comezinho palaciano o intransponível fosso que separava nobres de plebeus.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Neusa Barbosa

Optando por um mergulho na intimidade do núcleo central da monarquia nos seus últimos dias, o veterano diretor Jacquot sacode a poeira habitual dos filmes de época, focalizando os sentimentos de Sidonie, da rainha, da nobreza e dos serviçais à sua volta.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Théo Ribeton

Não se trata de fazer um julgamento [sobre a Revolução Francesa], mas reconstituir a escala de um filme histórico. O retrato de época é bastante inspirado, embora ele acompanhe uma intriga da Corte meio fraca.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Tudo é visto (ou quase visto) por uma aia real (Léa Seydoux), designada para ler cartas para a rainha. O gesto da leitura dá ao cineasta a chance de valorizar a palavra, o diálogo, mas o roteiro fragiliza sua radiografia de época ao estereotipar personagens e ações.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O ritmo discreto e a narrativa indireta não me incomodaram porque o elenco é interessante [...] Toda a parte técnica também é muito competente inclusive a trilha musical climática de Bruno Coulais.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Jonathan Romney

O filme é mais eficaz quando nos leva aos bastidores da situação pública [...] Mas o drama tende a empobrecer quanto ele se transforma em algo mais parecido com um filme de época convencional.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

Um filme frio, mas com uma atmosfera extraordinária passada nos últimos dias de Versalhes [...], "Adeus, Minha Rainha" é um deleite visual, embora o seu conto sobre uma garota de classe social baixa não tenha nada relevante a dizer.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Justin Chang

Um drama de época bem observado, mas emocionalmente brando, que poderia muito bem ter sido intitulado "Sete Dias com Maria Antonieta".

A crítica completa está disponível no site Variety

Chronic'art.com

por Sidy Sakho

O filme não oferece muito mais do que isso - imagens belas, clareza extrema (mesmo excessiva) dos personagens [...] Um produto de luxo honesto, que se pode ver sem tédio, mas que nunca surpreende.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com