Flores Do Oriente
    • Zero Hora
    • Críticos.Com.Br

Gazeta do Povo

por Yuri Al'Hanati

Aliando fotografia impecável e uma montagem acachapante, "Flores do Oriente", com ares de clássico do cinema oriental desde já, é um daqueles filmes a que se assiste não sem dor no coração, mas com a certeza de presenciar um acontecimento cinematográfico.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

O Globo

por André Miranda

Zhang Yimou põe um homem, um garoto, algumas meninas e algumas prostitutas numa igreja, todos cercados por uma guerra sangrenta. É um enredo minimamente interessante, que fica ainda melhor quando se percebe que personagens tão distintos podem ter sentimentos em comum.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineplayers

por Heitor Romero

"Flores do Oriente" é um trabalho baseado numa história real que poderia ter rendido muito melhor se Zhang se apegasse mais ao seu próprio estilo e deixasse um pouco de lado a preocupação em americanizar cada momento.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

CineClick

por Roberto Guerra

Num filme no qual tudo contribui para uma ambientação impecável, com direção de arte e fotografia primorosas, os algozes são retratados de forma tão amadorística e óbvia que a espinha dorsal de sua narrativa perde a força de sustentação.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

... Enquanto meu lado cinéfilo aplaudia o virtuosismo [...], meu lado humanista me fazia experimentar uma inegável culpa por celebrar a estética do filme quando deveria estar chorando pela tragédia ali representada.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Omelete

por Marcelo Hessel

"Flores do Oriente" oferece um ponto de vista que não se costuma ver em filmes de guerra; a possibilidade de tirar do horror uma lição que não seja, simplesmente, a esperada negação do horror, mas algo mais complexo.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Feito com a habilidade habitual do realizador (enquadramentos precisos, belos movimentos de câmera, figurino muito elaborado, utilização estética das cores,) o roteiro acaba sendo um pouco previsível.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cinema com Rapadura

por Darlano Dídimo

Em "Flores do Oriente", o premiado diretor parece entregue a um padrão de cinema norte-americano de fácil aceitação, pouca originalidade e nenhuma profundidade ...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Alysson Oliveira

... O filme, às vezes, se estende em sua mensagem de culpa e redenção. Suas 2h30 soam redundantes, o que se agrava com os exageros estéticos de Yimou.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O visual continua tão bom quanto era [nos filmes anteriores do diretor]. Os personagens já nao são os mesmos nem tão bons. A dramaturgia sofre.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

Uma coisa é transformar uma luta de arte marcial em um lírico balé -como Yimou fez em "Herói" (2002) e "O Clã das Adagas Voadoras" (2004). Outra, bem diferente, é fazer um suposto poema visual sobre o estupro de adolescentes. Há crimes de guerra e crimes de cinema.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Jornal do Brasil

por Felipe Quintans

"Flores do Oriente" [...] universaliza a linguagem, embora não encha os olhos. É um filme capenga, algo emocionante, mas histriônico.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Rolling Stone

por Paulo Cavalcanti

Pena que falte à produção uma necessária densidade emocional. E, com quase duas horas e meia, o filme é mesmo um massacre.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Zero Hora

por Daniel Feix

Da beleza de Yu Mo [...], a líder das mulheres, à inocência das adolescentes, passando pela fanfarronice do coveiro, todos constituem estereótipos. Pela expectativa causada com a parceria entre Yimou e Bale, [...], "Flores do Oriente" é decepcionante.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Críticos.Com.Br

por Nelson Hoineff

"Flores do Oriente" é talvez o mais tipico e menos entusiasmante filme da trajetória de Yimou para o cinema que antes o via como um gênio diferente.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br