Tomboy
    Legal
    Tomboy

Conflitos Internos

por Francisco Russo

A homossexualidade já foi retratada nos cinemas de várias formas, seja estereotipada (The Birdcage – A Gaiola das Loucas) ou com uma abordagem mais séria (Minhas Mães e Meu Pai). Tomboy entra neste universo trazendo como novidade a idade da protagonista. Em plena pré-adolescência, não há ainda impulsos sexuais em Laure (Zoé Héran, de uma delicadeza impressionante). Ela simplesmente gosta de se vestir como menino e de ficar entre eles, sem intenções ocultas. É o tomboy do título, termo dado a garotas que seguem traços masculinos.

O curioso é que, apesar de revelada no próprio título, o filme mantém esta dubiedade de início. O cabelo curto e as roupas típicas de qualquer garoto servem de contraste com os traços delicados do rosto, de forma a provocar no espectador a dúvida sobre qual é o sexo da criança retratada. A resposta vem da forma mais explícita possível: uma rápida cena após o banho, onde o corpo dela é revelado. Simples e direto.

A preferência em lidar com garotos ganha tons mais sérios quando Laure diz ser um menino, Mikaël, para as crianças da vizinhança à qual acabou de se mudar. Para ela é a consagração de uma vontade interior, sem medir possíveis riscos e consequências. Levando uma vida dúbia, já que seus pais nada sabem sobre a nova identidade, ela busca meios para driblar problemas óbvios de anatomia de forma a manter o contato com os novos amigos. A situação fica ainda mais perigosa quando Lisa (Jeanne Disson), uma nova amiga, se apaixona por “ele”.

Tomboy chama a atenção por ser um filme que aborda o homossexualismo sem levantar bandeiras ou até mesmo envolver a questão sexual, algo raríssimo. De forma naturalista, pode ser apontado como os primeiros indícios de um conflito interno entre quem é e quem gostaria de ser, que ganhará proporções cada vez maiores nos anos seguintes. Ponto positivo também para a mãe de Laure, pelo discernimento sobre qual é o problema após a verdade vir à tona. Bom filme.

• elder jose
      ele falou menos merda na crítica que a galera dos comentários
    • elder jose
      desculpe mas cérebro não tem sexo, oque acontece é que se atribuem estereótipos a determinado sexo e isso gera confusão ao a criança não se enquadrar em determinados comportamentos tidos como próprios do seu sexo, mas em nenhum momento a garota se nega a sua imagem corporal no seu íntimo, ou seja ela não se enxerga como menino tanto que não usa pronomes masculinos longe dos amigos, e aceita sua imagem corporal mas não os comportamentos atribuídos a ela, por isso ela não se enquadraria no transsexualismo
    • elder jose
      a galera daqui parece ter menos do que ele, já que a menina do filme é travesti não transsexual
    • elder jose
      não amigo o termo na idade média era pederastria, faz pouco tempo que esse termo deixou de ser usado mas ainda ah dúvidas se ele de fato é incorreto
    • elder jose
      em nenhum momento ela adota o nome michael no seu íntimo só na imagem pública, oque qualifica ela como travesti não transsexual
    • elder jose
      assim como a pedofilia para se referir ao crime de abuso sexual de crianças mas advinha qual as pessoas ainda usam para enquadrar os dois?
    • elder jose
      você parece ignorar toda a luta corporal e psicológica que essas pessoas tem desde que atribuem imagem corporal e identidade própria (oque acontece bem antes que o filme mostra, mais uma prova de que ela não é trans) em nome de uma estereotipada visão do que seria a transsexualidade
    • elder jose
      amiga em nenhum momento ele manifesta rejeição corporal ou mesmo nega sua imagem corporal na sua intimidade, ela simplesmente seria o travesti não transsexual por não rejeitar o seu corpo, pelo menos não fora da esfera pública
    • elder jose
      claro claro, esqueça a fome do mundo, as guerras islâmicas e os nítidos assassinatos de pessoas lgbt em praça pública por ordem do estado nos governos islâmicos bem como seu tratamento cruel e sanguinário as mulheres que sinceramente ninguém sofre em um país de maioria protestante (como ter seu nariz descepado simplesmente por ouvir a conversa dos homens) e vamos culpar uma minoria religiosa pelo simples fato de terem uma opinião contrária a sua como sendo o mau do mundo
    • elder jose
      quanta gente equivocada, o filme não trata de transsexualidade pelo simples fato de em nenhum momento do filme a garota demonstrar rejeição a sua imagem corporal, e em nenhum momento se sente mau por ser tratada com pronomes femininos, ou seja ela não rejeita seu corpo por se identificar com outro sexo e somente adota comportamentos tidos como típicos de um sexo, mas nada que inclua sua imagem corporal, ou seja se informem melhor vocês antes de atacarem uma crítica