Um Homem Comum
  • Papo de Cinema

9 críticas da imprensa

Cinema com Rapadura

por Diego Souza

O longa não conta uma história simples (...) tocando fundo nas feridas do passado e mostrando as consequências que uma ordem não cumprida pode trazer.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Neusa Barbosa

É visível que a intenção de Brad Silberling é criar uma tensão entre estes dois, mantendo até certo ponto misteriosas a origem e as intenções de Tanja – de quem o general desconfia mas nunca para de provocar, criando situações inesperadas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Sérgio Rizzo

Um dos trunfos deste drama é justamente explorar, no desenho do protagonista, o contraste entre a energia que ele mantém acesa e o ocaso inevitável que se aproxima.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Fátima Gigliotti

Brad Silberling [...] se propõe a realizar o último canto de um cisne negro, sombrio e controvertido, mas o reduz a um ponto de vista unidimensional, e a ausência de conflitos consistentes compromete o resultado.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Hollywood Reporter

por Frank Scheck

Ao interpretar um criminoso de guerra, Kingsley apresenta uma performance tão fascinante que torna fácil negligenciar os aspectos menos convincentes do filme. [...] Grande parte da ação acontece em um apartamento, e reescrevendo algumas partes é fácil o imaginar como uma peça de teatro.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

Apesar das atrocidades implícitas no passado do general, o filme não é projetado como um mecanismo para violência ou tiroteios. [...] Kingsley navega na mistura complicada de humor, horror e arrependimento profundo que fazem esse homem.

A crítica completa está disponível no site Variety

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Preso a estereótipos que não se atreve a subverter, o filme ainda se ressente do gosto mórbido do diretor Silberling, que não tem por hábito acertar – "Gasparzinho, o Fantasminha Camarada" e "Cidade dos Anjos".

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

New York Times

por Ken Jaworowski

O roteiro convida à confusão, deixando muito inexplicável e oferecendo o mínimo de ação. É uma configuração lenta, com diálogos peculiares que funcionam contra o tom mais sombrio da história. Um final sem brilho fecha o filme em uma nota não resolvida.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

Centra-se demais na figura do personagem principal, querendo até forçar uma simpatia, quando a impressão que se tem é que, se fosse fora de quatro paredes e víssemos o que ele realmente fez, nossa impressão sobre sua persona seria completamente oposta.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema