Críticas AdoroCinema do filme O Ditador
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Ditador

1,5

Fera domada
De Bruno Carmelo

O comediante Sacha Baron Cohen ficou famoso por seu humor corrosivo, politicamente incorreto, voluntariamente grosseiro e vulgar. Em Borat e Brüno, ele colocava suas piadas à prova do real, confrontando-se com pessoas que às vezes sequer sabiam que faziam parte de um filme, explorando o mecanismo das pegadinhas e das câmeras escondidas. Além do incômodo da temática, a forma também era eticamente contestável, porque nunca explicava ao espectador onde terminava a realidade e onde começava a encenação.


Se o conceito era questionável, ao menos ele era coerente, e tinha o mérito de explorar até o fim o propósito da paródia pelo distanciamento, pela recusa da identificação – afinal, qual americano gostaria de se reconhecer nos personagens ignorantes e patéticos mostrados em tela? Mais do que engraçados, Borat e Brüno eram perturbadores, e finalmente reflexivos no que diz respeito à cultura americana.


Foto - FILM - Dictator : 188021Em O Ditador, no entanto, o comediante muda radicalmente sua técnica. Sumiu a suposição do real: esta história é claramente roteirizada do início ao fim; não houve improvisação, todos os participantes estão conscientes de estarem em um filme. Mesmo algumas estrelas como Ben Kingsley e John C. Reilly aparecem em pequenas cenas, torturando o protagonista ou lambendo suas axilas.


Assim, o diretor Larry Charles confronta-se pela primeira vez à linearidade, à obrigação de contar (e desenvolver) uma história do começo ao fim. Nasce então um grande problema, ao percebermos que nem o roteiro, nem a montagem conseguem trabalhar nos moldes da comédia tradicional. Todas as piadas são lentas, longas, retornam em cenas paralelas e perdem grande parte da comicidade pela falta de ritmo.


O tema de um ditador confrontado à cultura americana poderia significar que teríamos mais uma vez uma crítica da cultura estadunidense pela metáfora do estrangeiro, como era o caso de Borat e Brüno. Mas os cidadãos americanos são curiosamente poupados nesta produção inofensiva, domesticada, preferindo piadas escatológicas às crônicas sociais. Sendo um filme sobre a política, é imperdoável que O Ditador seja tão pouco politizado, tão inocente.


FotoEm um (raro) bom momento, quando o general Aladeen faz um discurso para as Nações Unidas, ele passa a comparar os Estados Unidos com uma ditadura, encontrando um número deliciosamente perverso de semelhanças entre ambos os regimes. Nesta hora, pode-se pensar que finalmente a produção encontrou sua ambiguidade, sua veia crítica, mas alguns minutos depois o personagem atenua suas palavras, corrige o que disse e acaba fazendo uma defesa à louvável democracia americana.


Talvez pela dificuldade de financiar uma produção sobre ditadores islâmicos, ou talvez para atingir um público maior, O Ditador trocou o duplo sentido por um filme explícito e repleto de boas intenções. Baron Cohen não incomoda mais, também não faz mais rir. Seu ditador parece mais um Debi & Lóide norte-africano, um general Trapalhão. Em busca de público, o filme perdeu sua mensagem.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

  • Ricardo J.

    Discordo da crítica, o filme é fantástico.

  • Plauton M.

    Esta crítica é incoerente. O filme é muito bem feito.

  • Ricardo S.

    Comédia é para fazer rir, não tem necessidade nenhuma de trazer a reflexão, porém este filme além de fazer o espectador dar boas gargalhadas ainda traz uma boa reflexão sobre nossa democracia. A Única parte boa da critica acima foi esta. Qto ao filme mto bom mesmo! Assista e tire suas próprias conclusões!

Nossas últimas críticas
Meu Passado Me Condena 2
  4,0

Woody Allen - Um Documentário
  4,0

O Exterminador do Futuro: Gênesis
  3,0

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Minions
  4,5

De Pierre Coffin, Kyle Balda
Com Sandra Bullock, Jon Hamm
Animação
Trailer

Enquanto Somos Jovens
  2,9

De Noah Baumbach
Com Ben Stiller, Naomi Watts
Comédia dramática
Trailer

O Exterminador do Futuro: Gênesis

De Alan Taylor
Com Arnold Schwarzenegger, Jason Clarke
Ação
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Cidades de Papel
1. Cidades de Papel

De Jake Schreier

Com Nat Wolff, Cara Delevingne

Filme - Aventura

Trailer  |  Sessões (231)

2. Carrossel - O Filme
3. Homem-Formiga
4. Batman Vs Superman - A Origem da Justiça
5. Magic Mike XXL
6. Sobrenatural: A Origem
7. Ted 2
8. Esquadrão Suicida
9. Exorcistas do Vaticano
10. Creed

 Mais filmes