Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio
    3,7
    Você assistiu Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio ?

Gregory A.
    Gregory A.

Enviada em 9 de dezembro de 2013
    Desde sempre, muitas pessoas me diziam que "A Morte do Demônio" era um dos filmes mais aterrorizantes de todos os tempos. Cheguei a uma conclusão e vi o filme no Youtube; ele é simplesmente uma das coisas mais feias (no bom sentido) que eu já vi. Porém não basta ter muitos sustos e maquiagem exagerada para um filme de terror ser bom, ele precisa de um bom enredo, o que maior parte do público diz que este não tem... mentira, atualmente, é uma história sem grandes surpresas, mas para a época foi deslumbrante e influenciou toda uma geração de filmes de terror. Já é até clichê você assistir a um filme na qual um grupo de pessoas vai passar as férias ou o final de semana em uma cabana ou em uma casa e coisas estranhas começam a acontecer. Pra quem já viu muitos filmes desse tipo, A Morte do Demônio é cansativo, mas lembre-se que se não fosse ele, não existiria nem metade desse tipo de filme. Particularmente, não é algo que eu gastaria meu dinheiro assistindo, pois o gênero não é um dos meus prediletos, porém quem gosta de um bom terror, ta aí um filme completo pra você ver. Mas nem tudo isso vem a ser perfeito, os sustos e a maquiagem dominam o filme durante todos os 85 minutos, o que o deixa bastante apelativo, mas mesmo assim impressionou muitas pessoas na época e impressiona até hoje, sendo assim, merece um belo reconhecimento. Parabéns Sam Raime!
    Eduardo C.
    Eduardo C.

Enviada em 25 de julho de 2013
    Um dos maiores filmes de terror ja feito! Inovador para a época (1981), e feito com pouquissimo orçamento, nao se esperava na época que com tao pouco investimento o filme tivesse o estouro de sucesso de bilheteria e projeçao, tornando-se um dos maiores classicos filmes de terror de todos os tempos. Inovador, criativo, usando efeitos com a maior criatividade possivel para época. Até hoje assistido, ate hoje traz arrepios e terror para quem o ve! Simplesmente um pérola branca do cinema de terror ou terror trash. Assisiti o novo mas sem ser nostalgico, nao consegue apagar o glamour do original que continua sendo o intocavel "a morte do demonio". Simplesmente incopiavel e insubstituivel! 10 e para sempre na historia do cinema dos filmes de terror. Inigualavel!
    Vinipassos
    Vinipassos

Enviada em 19 de abril de 2013
    Clássico dos anos 80, né! Se esse foi o Clássico, o cinema de terror da década de 80 foi lastimável. Entendo o teor cômico e trash desse filme, mas na boa, clássico? Já é mais q demais.
    O filme é tão idiota, tão estúpido, que a todo momento me perguntava como alguém briga dizendo que esse filme é marcante. Pode até ser marcante, como um novo estilo, mas o filme é de TERROR, e sendo um filme de terror ele é uma mer...da. Os demônios não dão medo, na verdade são engraçados. As cenas de "luta" são tão forçadas que a pessoa consegue ter dificuldade de sair de baixo de uma tábua, em tais cenas vc fala: "Vei, oq é isso? Nada a ver", Mais parecia q eu estava vendo um filme de zumbis.
    Se fosse classificado como uma comédia, eu daria nota 7.
    Mas como é terror a nota é 0.
    Mais sem noção q isso, impossível.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 10 de março de 2020
    Risadinha mais irritante da vida,maquiagem e história tosca,tudo bem que serviu de inspiração para O segredo da cabana mas não engoli e ainda tô me perguntando como fizeram sequência disso e o povo gostou,não sei se estou preparada para assistir os demais.
    Não recomendo
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 8 de abril de 2023
    Entendo toda a importância técnica que esse filme tenha, mas é bem mais ou menos. As atuações são muito caricatas, os demônios são muito imbecis, a erros de continuação claros e o filme não dá medo algum. O final é bem interessante mas não passa disso. Fraco.
    Lucas M.
    Lucas M.

Enviada em 1 de novembro de 2013
    Amigos que vão passar um período em algum lugar isolado não é nenhuma novidade, mas o enredo merece créditos. São cinco amigos, universitários, que fazem uma viagem até uma casa totalmente isolada que encontram no PORÃO dessa casa gravações e livros relacionados à mortos e forças malígnas. Por infortúnio eles acabam despertando o mal que há muito tempo estava adormecido e pagam por isso com uma série de possesões e mortes.
    O porém é como isso ocorre: o ''mal'' possui a garota, ela fica incrivelmente deformada e no próximo momento, que ela já está sem o ''demônio'' sua maquiagem, expressão, tudo, volta ao normal.
    O filme é legal, mas é tão apelativo que chega a ser ridículo, digno de escárnio! Os efeitos especiais (não é novidade) são péssimos, eu entendo que o filme é antigo mas é muito exagerado!
    Obviamente na época o filme deve ter sido de sucesso, o enquadramento e movimentos das câmeras é óássico? Não sei dizer.. A história é ótima e a maquiagem (para a época, é claro) é muito boa também mas até a atuação as vezes falha nesse filme.
    Sustos? Sim. Brutalidade? Com certeza. Mas ele, talvez propósitalmente, beira a comédia.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 30 de outubro de 2022
    Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (The Evil Dead)

"The Evil Dead" foi lançado em 1981, escrito e dirigido por Sam Raimi, produzido por Robert Tapert e produzido por Raimi, Tapert e Bruce Campbell. O filme se concentra em cinco estudantes universitários de férias em uma cabana isolada em uma área remota e arborizada. Ao descobrirem o "Necronomicon - O Livro dos Mortos" e depois de encontrarem uma fita de áudio que, quando tocada, libera uma legião de demônios e espíritos, quatro membros do grupo sofrem de possessão demoníaca, forçando o quinto membro, Ash Williams (Campbell), a sobreviver a um ataque de caos cada vez mais sangrento e lutar pela sobrevivência durante a noite mais alucinante de toda sua existência.

Podemos considerar que a estreia de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" trouxe os holofotes mais uma vez ao lendário diretor Sam Raimi. Também se tornou uma oportunidade perfeita para que essa "nova geração" saiba de fato quem é Sam Raimi de verdade. Raimi é um dos grandes nomes da história do cinema de terror (um verdadeiro mestre do horror), um diretor de ideias criativas, com um humor bastante peculiar e um estilo próprio de cinema tão provocador quanto incômodo. Raimi é o homem por trás de obras como "Darkman - Vingança Sem Rosto" (1990) e a gloriosa trilogia "Homem Aranha" (2002 / 2007). Aqui temos o seu filme de estreia que é considerado até hoje a obra-prima do cineasta. Foi com ela que Raimi gravou seu nome na indústria hollywoodiana e segue sendo reverenciado por isso quatro décadas depois.

"The Evil Dead" é sem dúvida um dos maiores filmes de terror independente da década de 1980 e de todos os tempos. O longa se tornou uma febre, um fenômeno, e justamente por não ter nada a perder e poder arriscar tudo, tomando decisões criativas e surpreendendo a todos. Raimi e seus amigos produziram o curta-metragem "Within the Woods" (1978) como uma prova de conceito para despertar o interesse de potenciais investidores, que conseguiram US$ 90.000 para começar a trabalhar em "The Evil Dead". Ou seja, o orçamento do longa foi conseguido praticamente através de uma "vaquinha" organizada pelo próprio Sam Raimi. Raimi uniu vários temas do terror sobrenatural em seu filme, como possessão, demônios, zumbis, casa mal-assombrada, muito gore e uma violência totalmente explícita. E se pensarmos no baixo orçamento do filme, toda essa mistura de ideias é muito bem feita e funciona perfeitamente.

Raimi não tem medo de arriscar ao entregar um trash que exagera no gore e na violência. Realmente "The Evil Dead" é caracterizado pela presença de cenas extremamente violentas, com muito sangue, vísceras e restos mortais, além de serem extremamente nojentas. Apesar de hoje em dia ficar bastante evidente o tamanho da dificuldade que tiveram para fazer às cenas de esquartejamento, onde fica nítido que hoje são cenas que não funcionam tão bem, até pelo orçamento do filme e por estarmos em uma outra época de se fazer cinema. Assim como a própria maquiagem protética (o uso da massinha moldável) e cenas que eram para serem assustadoras, mas que já não causam o mesmo efeito. Porém, tudo isso pouco importa, pois era realmente isso que queríamos, era realmente disso que precisávamos, e Raimi entregou um slasher autêntico, um verdadeiro deleite para os fãs do gore e do trash oitentista.

"The Evil Dead" é um clássico do terror e do horror justamente por mexer com o nosso psicológico, nos colocando na ameaça do perigo, do oculto, do mistério, exatamente uma aflição ao temor. Por outro lado temos aquela repulsa ao grotesco visual e nojento. E Raimi elaborou tudo isso com muitas dificuldades ao filmar em uma floresta à noite e sem muitas condições. A filmagem principal ocorreu em uma cabana remota localizada em Morristown, Tennessee, em um processo de filmagem difícil que se mostrou extremamente desconfortável para o elenco e a equipe. Porém, temos aqui uma verdadeira aula de como se filmar com baixo orçamento, pois Raimi empregou uma filmagem diferente, onde tínhamos takes de fora da cabana para dentro nos colocando diretamente na aflição do oculto e do imaginário. Por outro lado tínhamos focos nos rostos do personagens para nos evidenciar o pânico e a agonia de cada um ali presente. A fotografia também era responsável pelo clima sombrio e soturno, e muito por se destacar em um tom mais acinzentado, mais denso, mais morto. A trilha sonora é inquietante e estridente, o que já é um costume nas produções do gênero. A edição/mixagem de som é excelente, pois ouvíamos cada detalhe com muita clareza: como ao descer em uma escada de madeira velha, o som estridente de uma porta se abrindo, o som do vento batendo contra a janela, uma respiração ofegante, um coração acelerado. Ou seja, tudo muito bem feito para a época.

Raimi traz um roteiro autêntico, funcional, onde ele mistura cenas que fazem uma verdadeira ode aos clássicos como "O Massacre da Serra Elétrica", "A Profecia", "Sexta-Feira 13" e "O Exorcista". Temos várias cenas que são bastante curiosas e intrigantes: como cena que foi censurada e banida em alguns países, em que a personagem Cheryl (Ellen Sandweiss) é estuprada por árvores possuídas. O roteiro previa que todos os personagens estivessem fumando maconha ao ouvirem pela 1ª vez a fita. Os atores resolveram fumar de verdade ao rodar a cena, mas a ideia não deu certo. O comportamento deles obrigou que a cena fosse posteriormente regravada. Raimi queria que o título original fosse "Book of the Dead", mas o produtor Irvin Shapiro o modificou para "The Evil Dead". O motivo foi que o título proposto afastasse o público adolescente, pouco afeito à literatura.

O elenco do filme foi muito bem escolhido: Raimi e o ator Bruce Campbell eram amigos de colégio, tendo feito vários filmes B antes da realização de "The Evil Dead". Campbell foi eternizado e imortalizado após "The Evil Dead", o que o colocou como um dos personagens mais inesquecíveis do terror, e também é considerado um ícone cultural. O elenco ainda contou com Ellen Sandweiss, Richard DeManicor, Betsy Baker e Theresa Tilly. Todos estiveram muito bem em seus respectivos personagens.

O Longa atraiu o interesse do produtor Irvin Shapiro, que ajudou a exibir o filme no Festival de Cinema de Cannes de 1982. O mestre do terror Stephen King deu uma ótima crítica do filme, o que resultou na New Line Cinema adquirindo seus direitos de distribuição.

"The Evil Dead" gerou uma franquia de mídias, começando com duas sequências diretas escritas e dirigidas por Raimi, "Evil Dead II" (1987) e "Army of Darkness" (1992), um quarto filme, "Evil Dead", que serve como um recomeço, remake e sequela foi lançado em 2013. Fede Alvarez foi o diretor e Raimi co-produziu o filme com Campbell e Robert Tapert. Foi Adaptado como um musical da Broadway em 2006, e uma série de TV de acompanhamento, "Ash vs Evil Dead", que foi ao ar de 2015 a 2018; também criada e produzida por Raimi e pelo seu irmão Ivan Raimi com Campbell como produtor executivo. E ainda teremos o lançamento do quinto filme da franquia, "Evil Dead Rise", que será escrito e dirigido por Lee Cronin, e contará com Campbell, Tapert e Raimi como produtores. Originalmente o filme está destinado a um lançamento digital na HBO Max, e está programado para ser lançado nos cinemas em 21 de abril de 2023. A franquia "The Evil Dead" ainda inclui videogames e histórias em quadrinhos.

"The Evil Dead" arrecadou US $ 2,4 milhões nos EUA e entre US $ 2,7 e US $ 29,4 milhões em todo o mundo. A recepção crítica inicial e posterior foi universalmente positiva; nos anos desde seu lançamento, o filme desenvolveu uma reputação como um dos filmes Cult mais significativos, citado entre os maiores filmes de terror de todos os tempos e um dos filmes independentes de maior sucesso. O longa-metragem foi o responsável em lançar as carreiras de Raimi, Tapert e Campbell, que continuaram a trabalhar juntos em vários filmes, incluindo a própria trilogia "Homem-Aranha".

Sam Raimi nos entrega aqui o suprassumo, a quinta-essência do terror e do horror. "The Evil Dead" continua sendo um dos filmes mais inovadores e audaciosos do terror dos anos 80. Um verdadeiro clássico do trash e do gore oitentista. Um terror Cult. O filme responsável em lançar a carreira de um dos melhores diretores do gênero. Uma obra-prima do terror dos anos 80 e da história do cinema.
    [29/10/2022]
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 21 de abril de 2019
    Um clássico do terror, ao mesmo tempo é trash, tem comédia, tem terror, evil Dead tem que estar entre os maiores filmes de horror ja feitos na história.
    Enviada em 15 de setembro de 2015
    Ótima direção e produção de Sam Raimi."Uma Noite Alucinante" é nostálgico e nos faz delirar toda vez que é assistido.O clima tenso invade praticamente todas as cenas,e faz com que todo o elenco seja bem aproveitado.Os efeitos são excelentes para a época,a maquiagem ainda mais.Sem contar que aqui temos um terror de verdade,um certo tipo que sempre funciona,que nos causa arrepios a cada cena.Mesmo a maquiagem ser um pouco fora da realidade,nos causa medo,estranheza e principalmente nojo.Temos muito sangue,mortes realmente violentas,tudo sem nenhuma frescura.Sem contar na trilha sonora que é um clássico.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 15 de março de 2020
    Com um micro orçamento,atores amadores e um espírito de cinéfilo,Sam Raimi começava sua jornada como diretor de cinema em um clássico do cinema trás que serviu como propulsor para obras do estilo.A trama é bem simples,um grupo de jovens que se reúnem para viajar para uma cabana isolada para passar o fim de semana chegam lá e se deparam com um livro que possivelmente dá vida aos mortos e a floresta,após um dos jovens ouvirem uma fita de um pesquisador,a floresta cria vida e começa a tentar possuir cada um da cabana.Sam Raimi após conseguir orçamento para o filme,chamou seu colega e amigo de escola Bruce Campbell para protagonizar o longa e outros atores amadores,a produção é muito trash nota- se a completa falta de sutileza na obra que possui momentos muito extravagantes e sangrento,a produção é simples,porém Raimi usa de início uma movimentação na câmera pela floresta e ângulos precisos para dar vida a floresta e exemplificar a ameaça que ela representa aos jovens.Mesmo com um clima mais sério,o filme graças a seu exagero rende cenas ultra irrealistas com direito a muito sangue e momentos cômicos que com o tempo se tornaram ícones.A maquiagem é grosseira e exagerada mas funciona com o contraste trás da obra e o elenco não apresenta qualquer afinidade na atuação com um destaque para Bruce Campbell que se sai bem entregando uma clássica performance.The Evil Dead apesar de seu amadorismo,apresentava a estreia de Sam Raimi as telonas com um filme imperfeito porém feito com muito carinho que se tornou um clássico cult.