A Primeira Coisa Bela
    • Télérama
    • Variety

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Steffania [Sandrelli] é maravilhosa no papel e traz, principalmente para quem, como eu, acompanhou sua trajetória, uma persona que extrapola aquilo que nos é dado ver. Fiquei muito tocado assistindo a 'Cosa Bella' ...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Consuelo Lins

Melancólico, comovente e bem-humorado, "A primeira coisa bela" tem, entre suas qualidades, não resolver os conflitos para o espectador ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Alysson Oliveira

Se [...] não há grande novidade, por outro lado, o diretor atinge o equilíbrio entre o emotivo e o cômico, sem nunca pender para extremos.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Infelizmente, porém, o roteiro de Virzi [...] se mostra incapaz de criar personagens com características suficientemente interessantes para merecer nossa atenção.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

O interesse do filme vem da simpatia que transmite. E quem a encarna é Anna. Sobretudo quando, na pele da Sandrelli, vende vitalidade, mesmo em estado terminal.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Neil Genzlinger

Comédia e força caminham de mãos dadas com a direção de Virzi, e o sentimentalismo só aparece raramente.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Enfim, é um filme de emoções, sentimentos que tem grande chance de dialogar com o público brasileiro, em particular o paulistano.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Cineplayers

por Régis Trigo

"A Primeira Coisa Bela" está longe de ser um fracasso completo. Há alguns momentos de bom cinema [...] Estes achados, no entanto, são insuficientes para salvar o filme como um todo.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Jornal do Brasil

por Alice Turnbull

Repleto de julgamentos e sem nenhuma desconstrução de estereótipos, Virzì apresenta seus personagens de maneira preconceituosa e moralista.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Télérama

por Anne Dessuant

[O diretor] Paolo Virzi não consegue escolher seu personagem principal: Anna, a irresponsável, ou Bruno, a criança traumatizada? Problema: os dois atores já foram muito melhor utilizados no cinema italiano recente.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

Afetuosos de vez em quanto, mas pouco memoráveis, os momentos emotivos do filme são sentimentais demais, antecipando a volta ao ninho familiar.

A crítica completa está disponível no site Variety