Críticas AdoroCinema do filme Um Divã para Dois
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Um Divã para Dois

Melancolia
De Bruno Carmelo

O material promocional deste filme sugere uma comédia maliciosa, focada no erotismo e nas perversões sexuais. Um Divã Para Dois não tem nada destes elementos, mas dá para perdoar a propaganda enganosa pela imensa dificuldade de se vender este projeto ao grande público. Trata-se de um romance dramático sobre a terceira idade, dotado um ritmo particularmente lento, arrastado, linear. O humor é discreto, nada apelativo.

Foto - FILM - Hope Springs : 185999Logicamente, a presença de Meryl Streep e Tommy Lee Jones no elenco ajuda a vender o produto, sem falar no talento cômico de Steve Carell, que contribui a supor que esta aqui é mais uma comédia comum. O currículo do diretor termina de apresentar a obra: ele é o mesmo de O Diabo Veste Prada, a comédia divertida, mas nada sutil, sobre as ferocidades do mundo da moda. Se a comparação ajuda, este aqui seria um Diabo Veste Prada depressivo, sob efeito de tranquilizantes. Um triste final de desfile.

Um Divã Para Dois é um filme surpreendente em diversos sentidos. O tom terno, gentil e inofensivo é uma surpresa em uma história que aborda tão francamente o sexo. Meryl Streep minimiza sua "atuação de diva", afetada, e compõe uma personagem mais discreta (exceto nos closes, quando ela não consegue se conter), enquanto Tommy Lee Jones fica encarregado de todo o humor irônico e explícito. Steve Carell decide aceitar um papel secundário, superficial, sem nenhum humor, e o faz com a dignidade e seriedade típicas de um ator estreante, contente de ter conseguido uma ponta ao lado de Meryl Streep.

Mas o fator inesperado é mesmo o ritmo. A história é lentíssima, voluntariamente repetitiva (o casal briga, vai à terapia, depois briga, vai à terapia...), adotando um estilo "indie" nas músicas onipresentes, na luz bege e sem contraste, nos cenários de interiores felpudos e acolhedores, quase se esquecendo de que a produção dispõe de grandes estrelas e de um orçamento de 30 milhões de dólares. Um Divã Para Dois lembra uma adaptação das séries Dawson's Creek ou Gilmore Girls para espectadores com mais de 40 anos de idade.

Foto - FILM - Hope Springs : 185999Não há nada de errado com isso, até porque tanto os personagens quanto o amor e o sexo são tratados com um carinho e uma sinceridade mais do que respeitáveis. O diretor David Frankel não quer chocar nem apaziguar, ele pretende simplesmente acompanhar este casal desgastado, dia após dia, esperando para ver aonde eles chegam. O filme existe apenas para seus personagens, e faz da monotonia da vida dos dois a sua própria. Se Streep e Jones não fossem atores tão talentosos, se Carell não fosse tão generoso na construção de seu personagem, não haveria filme.

Por isso, perdoamos a trilha sonora excessiva, a direção segura e escolar, a placidez quase entediante do conjunto. Um filme capaz de passar em única cena do ápice da alegria ao ápice da tristeza (que belo momento da lareira) é um presente aos seus atores, e uma pequena pérola em um mercado de filmes acelerados, apelativos e multicoloridos. Um Divã Para Dois traz uma melancolia duramente realista.

Dê sua opinião sobre esse filme

• Lenice L.

Muito bom o filme, fala claramente e sem rodeios do que acontece com muitos casais quando já criaram os seus filhos, ainda tem uma vida amorosa para ser vivida. Muito bom.

Nossas últimas críticas
A Bela e a Fera